Questões de Concurso
Sobre linguagem visual em educação artística
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‘A Negra’ retrata o mito da negra na formação do povo brasileiro, elaborada a partir das estórias contadas pelas empregadas negras da fazenda. As “pretalhonas” com redondezas afrodisíacas de corpo eram as escolhidas para pajens, mucamas e molecas, e trocavam aspectos íntimos de influência com as famílias brasileiras. O mito da negra é (e era) o de possuir um grande apetite sexual enquanto o homem civilizado teria um apetite sexual ordinário. A domesticação das mães de criação, amas de leite, mãe preta, através da tradição do aleitamento também é notório no mito. A condição social de estar à serviço do branco introduziu um sistema de submissão e passividade. A negra sempre apresentava o sorriso contagiante, sensual e extrovertido, camuflando sua história de sobrevivente como afrodescendente, no lar doméstico brasileiro, no final do séc. XIX.
(Silvia Meira, MAC USP/ CBHA)
‘A Negra’ é obra seminal muito característica da obra de
Em uma composição visual, a ____________ cria a sensação de movimento e direção, enquanto a ____________ pode adicionar contraste e destacar áreas específicas. Já a ____________ é essencial para definir a estrutura dos objetos. Para criar sensação de profundidade e tridimensionalidade o artista pode usar a ____________. Por fim, a ____________ é aplicada para adicionar detalhes à superfície da obra.
Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
Sobre o registro fotográfico na documentação e avaliação do desenvolvimento dos estudantes, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O registro fotográfico permite documentar visualmente o progresso das obras de arte em diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O registro fotográfico é útil para refletir sobre mudanças e melhorias realizadas durante o processo criativo.
( ) Fotografias de obras de arte podem ser compartilhadas com os estudantes para análise crítica e discussão em grupo.
( ) O registro fotográfico pode ajudar a criar um arquivo histórico das produções artísticas ao longo do tempo.
As afirmativas são, respectivamente,
A leitura de imagem é elemento essencial para o exercício da arte-educação (BUORO,
Anamelia Bueno. Olhos que pintam: A leitura da
imagem e o ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Educ;
Fapesp; Cortez, 2003). Observe atentamente as 2
imagens a seguir, com respectivos créditos, e assinale a alternativa correta:
IMAGEM 1 - Fonte: FARTHING, Stephen.
Tudo sobre Arte. Tradução de Paulo Polzonoff Jr. et alii.
Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p.22.
IMAGEM 2 – Os Gêmeos (Otavio
e Gustavo Pandolfo ).
Observe os cinco itens a seguir.
I- Folhetos com textos escritos, geralmente rimados e, em sua origem, pendurados em cordas ou cordões.
II-
III- É a arte ou a técnica de produção de artefatos e objetos tendo a argila como matéria-prima.
IV- Arte de demonstrar, através dos gestos e/ou expressões faciais, os sentimentos, pensamentos, ideias, sem utilizar palavras.
V -
Assinale, entre as alternativas abaixo, a única que corresponde, respectivamente, de forma CORRETA, aos itens acima.
A cultura arquitetônica mundial foi revolucionada por uma nova forma de enxergar os espaços baseada nas necessidades humanas. Isso ocorreu principalmente graças aos estudos do arquiteto modernista Le Corbusier e pela atuação da escola Bauhaus alemã. A Arquitetura Moderna Brasileira, que teve nomes como Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Milton Roberto, foi totalmente influenciada pelas características funcionalistas propostas no modernismo. Nesse sentido de recompor espaços, agregando valor estético e dando funcionalidade, no intuito de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sejam eles públicos ou privados, urbanos ou não-urbanos, procurando, ainda, fazer a integração entre a natureza e os seres humanos está uma ramificação da Arquitetura que tem, entre outros, dois brasileiros como exemplos de grandes expoentes: o primeiro estudou na Escola Nacional de Belas Artes e conviveu com os três nomes da arquitetura moderna brasileira citados acima e tem muitos projetos artísticos como a Praça dos Cristais, em Brasília, a Praça do Entroncamento, em Recife, a Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia, entre outros; a segunda é considerada a primeira mulher arquiteta brasileira especializada nesse ramo. Os traçados que dão formas, cores, matizam jardins urbanos e mudam imagens degradadas como o Complexo do Carandiru, em São Paulo, e o Parque do Abaeté, são dela.
As imagens abaixo são exemplos de obras deles:
Após ler o texto atentamente e observar as imagens acima, marque a alternativa, abaixo, que possui o nome CORRETO para esses dois artistas e para o ramo da Arquitetura descrito acima e pelo qual eles são famosos.
Loie Fuller (1862-1928) foi uma dançarina norte-americana.
No intuito de ensinar seus alunos sobre a dança, uma professora de Arte iniciou uma aula apresentando a imagem acima e pediu que os alunos refletissem sobre ela, associando-a a coisas da natureza. Em seguida, apresentou uma cena do filme Frozen (2013), na qual a personagem Elsa usa poderes mágicos para objetos de gelo, os quais vão aumentando à medida que seus passos de dança e a música que canta também vão ficando mais intensos. Da mesma forma, a interação da personagem com o ambiente também aumenta, seguindo a música e a dança presentes na cena, pois a personagem vai criando inicialmente partículas de neve, depois cria uma escada de neve e a transforma magicamente em gelo, e, finalmente, amplia seu poder, criando um imenso castelo de gelo. Além de apresentar essa leitura, aqui exposta, sobre a cena do filme, a professora finalizou a discussão voltando para a imagem inicial, e mostrando que a dançarina da imagem fazia uso de extensões em seus braços e vestes bem longas para simular objetos ou movimentos.
Com base no texto e na imagem acima, é possível que se perceba que, nessa aula, a professora tratou de alguns aspectos relacionados com a Arte, como a representação do mundo e algumas leituras que fazemos dela a partir do estudo de obras artísticas.
De acordo com o exposto, julgue as assertivas abaixo.
I- A professora deu um exemplo que demonstra a importância da Música e da Dança para o Cinema.
II- A professora mostrou a importância que o figurino tem para a Dança.
III- A professora fez uma releitura das obras apresentadas em sala, mostrando o valor da Arte para a vida.
É CORRETO o que se afirma em:
Observe as imagens abaixo.
Levando em consideração as obras acima e os seus conhecimentos em arte, analise as assertivas abaixo.
I- A IMAGEM “1” encaixa-se na expressão artística chamada de “gótico flamengo”, pois respeita as características desse período, bem como o autor era belga, e as obras produzidas na região de Flandres (hoje, aproximadamente, Bélgica e Luxemburgo), naquela época, foram assim designadas.
II- A IMAGEM “1” pertence ao período gótico flamengo; a IMAGEM “2” é um exemplo da arte budista; e o afresco (IMAGEM “3”) é uma das obras mais importantes do renascimento nórdico, pois os artistas dessa região se inspiraram na Reforma Protestante, apesar de não retratarem o mundo de forma realista.
III- Michelangelo Buonarroti se considerava mais escultor que pintor, mas, mesmo assim, aceitou o pedido do papa Júlio II para decorar o teto da Capela Sistina, IMAGEM “3”. A obra tornou-se um dos maiores marcos do período conhecido como “alta renascença”.
IV- Nota-se que os pinheiros em primeiro plano da IMAGEM “2” sugerem o uso de tinta mais escura, com pinceladas vigorosas. As árvores ao fundo possuem tons mais amenos, fornecendo a ideia de profundidade espacial. Os espaços vazios são comuns na pintura com nanquim da arte japonesa do século XVI.
É CORRETO o que se afirma em:
A imagem abaixo é da artista Tarsila do Amaral e foi nomeada de:
http://bethccruz.blogspot.com/2008/11/os-grandes-pintores-do-modernismo.html
Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a se posicionar criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão. Assim, nas aulas de artes visuais, espera-se que os alunos sejam capazes de
I. expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação poética pessoal, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais.
II. construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.
III. compreender, analisar e observar as relações entre as artes visuais, sem a necessidade de dialogar e compreender outras modalidades artísticas.
IV. identificar unicamente a diversidade da linguagem visual que se encontra em uma realidade estática, porém tentar perceber e analisá-la criticamente.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
No transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Neste sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de
I. identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no seu entorno.
II. compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude apenas de busca coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
III. experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte, de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.
IV. identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A apreciação de uma obra de arte no cinema é menos afetada por construções culturais e aspectos individuais do espectador em comparação à pintura.
O ensino de técnicas de desenho mangá pode ser uma prática mediadora eficaz para conteúdos de artes visuais, auxiliando na expressão pessoal e social dos alunos quilombolas.
O cinema pode intensificar a experiência estética na apreciação artística, proporcionando uma fruição mais imersiva e sensorial que a apreciação de pinturas e suas reproduções impressas.
O cinema, ao contrário da pintura, não possui a capacidade de conservar a experiência estética ao longo do tempo.