Questões de Educação Artística - Linguagem Visual para Concurso
Foram encontradas 237 questões
‘A Negra’ retrata o mito da negra na formação do povo brasileiro, elaborada a partir das estórias contadas pelas empregadas negras da fazenda. As “pretalhonas” com redondezas afrodisíacas de corpo eram as escolhidas para pajens, mucamas e molecas, e trocavam aspectos íntimos de influência com as famílias brasileiras. O mito da negra é (e era) o de possuir um grande apetite sexual enquanto o homem civilizado teria um apetite sexual ordinário. A domesticação das mães de criação, amas de leite, mãe preta, através da tradição do aleitamento também é notório no mito. A condição social de estar à serviço do branco introduziu um sistema de submissão e passividade. A negra sempre apresentava o sorriso contagiante, sensual e extrovertido, camuflando sua história de sobrevivente como afrodescendente, no lar doméstico brasileiro, no final do séc. XIX.
(Silvia Meira, MAC USP/ CBHA)
‘A Negra’ é obra seminal muito característica da obra de
A leitura de imagem é elemento essencial para o exercício da arte-educação (BUORO,
Anamelia Bueno. Olhos que pintam: A leitura da
imagem e o ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Educ;
Fapesp; Cortez, 2003). Observe atentamente as 2
imagens a seguir, com respectivos créditos, e assinale a alternativa correta:
IMAGEM 1 - Fonte: FARTHING, Stephen.
Tudo sobre Arte. Tradução de Paulo Polzonoff Jr. et alii.
Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p.22.
IMAGEM 2 – Os Gêmeos (Otavio
e Gustavo Pandolfo ).
Observe os cinco itens a seguir.
I- Folhetos com textos escritos, geralmente rimados e, em sua origem, pendurados em cordas ou cordões.
II-
III- É a arte ou a técnica de produção de artefatos e objetos tendo a argila como matéria-prima.
IV- Arte de demonstrar, através dos gestos e/ou expressões faciais, os sentimentos, pensamentos, ideias, sem utilizar palavras.
V -
Assinale, entre as alternativas abaixo, a única que corresponde, respectivamente, de forma CORRETA, aos itens acima.
A cultura arquitetônica mundial foi revolucionada por uma nova forma de enxergar os espaços baseada nas necessidades humanas. Isso ocorreu principalmente graças aos estudos do arquiteto modernista Le Corbusier e pela atuação da escola Bauhaus alemã. A Arquitetura Moderna Brasileira, que teve nomes como Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Milton Roberto, foi totalmente influenciada pelas características funcionalistas propostas no modernismo. Nesse sentido de recompor espaços, agregando valor estético e dando funcionalidade, no intuito de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sejam eles públicos ou privados, urbanos ou não-urbanos, procurando, ainda, fazer a integração entre a natureza e os seres humanos está uma ramificação da Arquitetura que tem, entre outros, dois brasileiros como exemplos de grandes expoentes: o primeiro estudou na Escola Nacional de Belas Artes e conviveu com os três nomes da arquitetura moderna brasileira citados acima e tem muitos projetos artísticos como a Praça dos Cristais, em Brasília, a Praça do Entroncamento, em Recife, a Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia, entre outros; a segunda é considerada a primeira mulher arquiteta brasileira especializada nesse ramo. Os traçados que dão formas, cores, matizam jardins urbanos e mudam imagens degradadas como o Complexo do Carandiru, em São Paulo, e o Parque do Abaeté, são dela.
As imagens abaixo são exemplos de obras deles:
Após ler o texto atentamente e observar as imagens acima, marque a alternativa, abaixo, que possui o nome CORRETO para esses dois artistas e para o ramo da Arquitetura descrito acima e pelo qual eles são famosos.