Questões de Concurso Comentadas sobre iso em áudio e vídeo

Foram encontradas 31 questões

Q2456573 Áudio e Vídeo
Sobre as diferenças entre o ruído e a granulação, analise as afirmativas a seguir.

I. A granulação ocorre na fotografia analógica feita com filmes de baixa sensibilidade, enquanto o ruído ocorre no uso de filmes de alta sensibilidade.
II. A granulação depende do filme fotográfico e não da câmera analógica, enquanto o ruído da fotografia digital depende da câmera utilizada.
III. O fator determinante do ruído na fotografia analógica é o ISO, enquanto na digital ele é determinado exclusivamente pelo tamanho do sensor da câmera.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2456569 Áudio e Vídeo
A velocidade do obturador é um dos três pilares do triângulo de exposição da fotografia.
A ele, se somam
Alternativas
Q2343876 Áudio e Vídeo
Qual é a relação entre ISO e ASA em fotografia? 
Alternativas
Q1986191 Áudio e Vídeo
Uma câmera digital normalmente possui três dispositivos para controlar a sensibilidade do sensor e a quantidade de luz que chega até ele. Os três trabalham relacionados entre si, determinando algumas características da imagem produzida formando o chamado Triangulo de exposição.
Esses controles são
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Técnico em Audiovisual - BH |
Q1766472 Áudio e Vídeo
A qualidade final da fotografia analógica (em termos de saturação, nitidez e contraste) é diretamente relacionada à sensibilidade do filme utilizado.
Com base nessa afirmativa, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1107081 Áudio e Vídeo
Para fotografar uma apresentação de teatro à noite, sem flash, desejando-se ter detalhes nas sombras, pessoas bem nítidas no primeiro plano e fundo bem desfocado, é preciso é preciso regular a câmera com uma abertura de diafragma
Alternativas
Q1104074 Áudio e Vídeo
Analise as frases abaixo e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076875 Áudio e Vídeo
O efeito de dia virar noite, chamado de Noite americana, possibilita ao fotógrafo captar imagens com luz solar em exteriores e transmitir que as imagens foram feitas à noite. Geralmente, ele fecha o diafragma ao máximo, escurecendo a cena, a fim de trabalhar com a mesma na pós-produção. Porém, quando há a necessidade de levar as imagens para a ilha no tom azulado da noite, ele pode:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076872 Áudio e Vídeo
Pela profundidade de campo se percebe que na área onde os objetos estão focados não ocorrem grandes desajustes de nitidez. Se diz que algo tem grande profundidade de campo quando há um largo espaço de nitidez entre objetos separados espacialmente. Os dois fatores que mais afetam a profundidade de campo são:
Alternativas
Q1058412 Áudio e Vídeo

Nas câmeras fotográficas digitais, as imagens são registradas em CCD e codificadas. Ao utilizar uma câmera digital, obtêm-se diversos efeitos alterando a velocidade, filtros, temperatura de cor e ISO, por exemplo.


O que o indicador “EV” sinaliza?

Alternativas
Q1056456 Áudio e Vídeo

Sobre configurações gerais de câmera fotográfica, analise as afirmações a seguir.

I. Para definir ajustes para fotografar cenas em movimento, a principal configuração da câmera será a velocidade do obturador. Para congelar o movimento, a velocidade de captura deverá ser alta; já para criar borrões, a velocidade deverá ser baixa.

II. É preciso encontrar um equilíbrio entre o ISO, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma para exposição adequada.

III. Para ambientes com pouca luz, normalmente se recomenda um ISO menor, ao passo que, em ambientes com abundância em luz, recomenda-se um ISO maior.

IV. Mudanças na abertura do diafragma provocam alterações na profundidade de campo. Para conseguir fundo desfocado em um retrato, por exemplo, uma estratégia adotada é configurar uma maior abertura.

V. Velocidades de até 1/50 são as ideais para congelar movimentos rápidos com nitidez.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Q1044009 Áudio e Vídeo
As câmeras digitais são equipadas com fotômetros, que medem a intensidade da luz que entra pela objetiva. Trabalhando juntamente com ISO, velocidade do obturador e a abertura do diafragma, o fotômetro automaticamente altera o valor de uma escala assim que qualquer um desses fatores seja alterado. Os modos de medição determinam em qual área o fotômetro irá atuar, sendo importante recurso para a obtenção de boas imagens. É corretor afirmar que o modo de medição
Alternativas
Q1029082 Áudio e Vídeo

Nos sistemas fotográficos, o ajuste de exposição se faz por meio da combinação de um tempo de abertura do obturador, com uma determinada abertura de diafragma, para compatibilizar a sensibilidade do sensor com o nível de iluminação da cena. Assim, pelo balanceamento entre os valores de tempo de exposição, aberturas de diafragma e ajuste de sensibilidade do equipamento (ISO), é possível, a partir de um princípio conhecido como Lei de Reciprocidade, obter níveis equivalentes de exposição usando diferentes valores de tempo, abertura e sensibilidade, que determinam possíveis diferenças nas características da imagem registrada.


Para registrar uma determinada cena, uma câmera fotográfica foi ajustada com os parâmetros: ISO 400, Tempo de exposição 1/250” e abertura F/5,6. Considerando o princípio da Lei de Reciprocidade, o ajuste que apresenta exposição equivalente, mas que permite se obter maior profundidade de campo, é:

Alternativas
Q934679 Áudio e Vídeo
Em uma cena externa, com determinada condição de luz, com a câmera regulada no ISO 200, a exposição correta, de acordo com a fotometria, foi a combinação do obturador em 1/125 e diafragma f 8. De acordo com a lei de reciprocidade, a melhor regulagem para se obter uma velocidade que crie um arrasto nos carros em movimento é o obturador e o diafragma, respectivamente, em:
Alternativas
Q934664 Áudio e Vídeo
Durante o período em que a fotografia foi produzida em base fílmica, ou seja, no formato analógico, os fotógrafos escolhiam os tipos de filme decorrente de sua paleta de cores e granulação. Após a passagem da fotografia para o formato digital, estas escolhas passaram a ser definidas diretamente nas câmeras fotográficas. Os recursos a serem acessados pelo fotógrafo na câmera fotográfica digital que permitem o ajuste da paleta de cores e da granulação são:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Fotógrafo |
Q850543 Áudio e Vídeo
Com uma velocidade de obturador 1/60, um diafragma f2.8 e ISO 100 a imagem resultante ficou superexposta em dois pontos de diafragma. Que combinação velocidade do obturador X diafragma devo usar para obter a imagem com a exposição correta?
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Fotógrafo |
Q850540 Áudio e Vídeo
A luz tem variações de intensidade e direção. Para medir a luz incidente, usamos um aparelho que nos indicará qual velocidade do obturador e qual diafragma, com base no ISO (sensibilidade), devemos usar para capturar a imagem com a luminosidade correta. Qual o nome desse aparelho?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2017 - UFES - Técnico em Audiovisual |
Q850002 Áudio e Vídeo
A abertura do diafragma, em lentes fotográficas objetivas, que permite a maior quantidade de incidência de luz na câmera e a menor profundidade de campo é:
Alternativas
Q827825 Áudio e Vídeo
Utilizando uma objetiva de 50 mm 1:1.4, um fotógrafo fez uma imagem com sua câmera regulada com um tempo de exposição de 1/30 e f5.6. Contudo, ele quer diminuir ao máximo sua profundidade de campo, mantendo o mesmo índice de exposição. Assinale a alternativa que corresponde à melhor opção que ele tem de regulagem da câmera.
Alternativas
Q827823 Áudio e Vídeo

“Da mesma forma que para um filme ou qualquer emulsão fotográfica se associa uma sensibilidade ISO, o mesmo acontece com um CCD”. (Trigo, 2010)


Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 400.

2. Com o ISO 800, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 1250.

3. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 200.

4. Com o ISO 3200, temos o dobro da sensibilidade à luz do ISO 1000.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: C
5: D
6: B
7: A
8: E
9: B
10: E
11: D
12: E
13: A
14: A
15: B
16: B
17: D
18: A
19: E
20: D