Questões de Concurso
Comentadas sobre automação em bibliotecas em biblioteconomia
Foram encontradas 1.632 questões
Acerca de bibliotecas digitais, julgue o item subsequente.
Na aquisição de materiais para bibliotecas digitais, os contratos deixam de estar vinculados a um objeto físico, transformando-se em um serviço associado à licença de uso.
A infraestrutura tecnológica básica de uma biblioteca digital envolve servidor, software de aplicação e compilador JavaScript.
Empréstimo entre bibliotecas é a colaboração entre duas ou mais bibliotecas que planejam ações formais ou informais com o objetivo de otimizar tanto recursos quanto produtos e serviços informacionais, como ocorre na RVBI.
Julgue o próximo item, relativos à automação de bibliotecas e bases de dados jurídicas.
Na automação de uma biblioteca, o requisito técnico sobre controlar tipos de usuários faz parte do processo de busca e recuperação da informação na concepção do sistema.
I. Formato Machine-ReadableCataloging (MARC): surgiu na década de 1960, desenvolvido pela Library of Congress (LC), nos Estados Unidos, com intuito de criar registros catalográficos legíveis por máquina.
II. Formato MARC 21: Em 1969, foi desenvolvido o MARC II, que deu origem a diferentes versões até chegar em sua última. As diretrizes e padrões que estruturaram o formato são apenas adequações da prática profissional antes realizada pelos bibliotecários, baseada nos códigos de catalogação (International Standard Bibliographic Description – ISBD e Anglo-American Cataloguing Rules – AACR) e em normas reguladoras para a descrição (esquemas de codificação) dos campos de valor.
III. Resource Descriptionand Access (RDA): com o desenvolvimento das novas tecnologias, são exigidas atualizações para adequação à nova estrutura proposta para catalogação como as diretrizes desenvolvidas para substituir o AACR, com base nos modelos conceituais Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e Functional Requirements for Authority Data (FRAD).
Quais estão corretas?
De acordo com Zafalon (2012) e com o Formato MARC 21, analise as afirmações a seguir a respeito do Campo 245 – Título Principal.
I - O subcampo usado para indicar a transcrição do título não é repetitivo.
II - Contém subcampo previsto para indicar a transcrição do subtítulo.
III - A indicação de responsabilidade é prevista no subcampo “c”.
IV - É um campo Não Repetitivo.
V - É um campo Não Repetitivo e pode apresentar Subcampos Não Repetitivos e Repetitivos.
Está correto apenas o que se afirma em
Para efeito de catalogação no formato MARC21, avalie os itens indicados a seguir.
I. Campo 110 – usado para registro de evento como entrada principal.
II. Campo 300 – usado para registro da descrição física de uma obra.
III. Campo 505 – registra-se a nota de idioma de um item.
Assinale a alternativa correta.
Os elementos básicos da arquitetura da informação aplicados às bibliotecas digitais visam à criação de estruturas digitais que priorizem a organização descritiva, temática, representacional, visual e navegacional de informações, em consonância com a(o)
O Portal .periodicos.CAPES - Portal Brasileiro de Informação Científica oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 12.365 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, além de uma seleção de fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é