Questões de Concurso
Sobre catalogação em biblioteconomia
Foram encontradas 1.767 questões

De acordo com o livro “Catalogação: dos princípios e teorias ao RDA e IFLA LRM”, de Raildo de Sousa Machado e Zaira Regina Zafalon, assinale a afirmativa que identifica corretamente a origem da figura anterior

Diante do exposto, assinale a alternativa que descreve corretamente o item anterior, considerando as regras prescritas para o terceiro nível de catalogação do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), utilizando o Formato Marc21:

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), a entrada principal deve ser estabelecida sob o cabeçalho para:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Acerca da catalogação descritiva, julgue o item subsequente.
Para a elaboração de um catálogo, é necessário o uso de códigos e padrões, sendo a catalogação descritiva uma etapa fundamental, na qual ocorre a escolha de termos descritores que representem o conteúdo de um documento.
Acerca da catalogação descritiva, julgue o item subsequente.
Para catálogos automatizados, todos os pontos de acesso têm a mesma relevância na localização e identificação de um documento, não sendo aplicada, nesse caso, a ideia de cânone da preponderância.
Acerca da catalogação descritiva, julgue o item subsequente.
A catalogação descritiva tem por finalidade a elaboração de sistemas de representação de catálogos por meio da descrição meticulosa e padronizada de recursos informacionais, com o propósito de limitar os pontos de acesso que viabilizam a recuperação da informação.
Diante desta afirmativa, analise as proposições abaixo.
I- O surgimento do Catálogo de Panizzi, elaborado entre 1839 e 1841, desenvolvido com base em 91 regras criadas pelo bibliotecárioAnthony Panizzi, foi uma das primeiras iniciativas para a construção de catálogos para bibliotecas.
II- A 2ª edição das Instruções Prussianas, publicadas em Portugal, substituíram o Código da ALA, diante das inúmeras críticas recebidas durante a Conferência de Paris.
III- A Conferência de Paris reuniu representantes de diversos países e organizações internacionais, com diferentes filosofias e códigos de catalogação, buscando estabelecer uma normalização internacional na catalogação.
IV- Com o estabelecimento da sociedade do conhecimento, o uso de catálogos para busca da informação foi extinto e já não faz parte das atividades de uma biblioteca.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em relação aos tipos e às funções dos catálogos, julgue o próximo item.
O catálogo automatizado em linha tem todas as qualidades e vantagens em relação ao catálogo em fichas, que apresenta pouca flexibilidade e é de difícil manuseio.
Em relação aos tipos e às funções dos catálogos, julgue o próximo item.
Os catálogos externos, destinados ao público, são um produto dos catálogos internos, destinados aos serviços bibliotecários.
Acerca de catalogação e controle bibliográfico, julgue o item a seguir.
MARC21 é um conjunto de códigos e designações de conteúdos definido para codificar registros que serão interpretados por máquinas, e a sua principal finalidade é possibilitar o intercâmbio de dados.
Acerca de catalogação e controle bibliográfico, julgue o item a seguir.
Os princípios internacionais de catalogação declarados pela IFLA (International Federation of Library Association and Institutions) incluem o interesse do usuário, configurando-se como usuário, nesse caso, qualquer indivíduo que faça buscas no catálogo e utilize os dados bibliográficos e(ou) de autoridades.