Questões de Concurso
Sobre classificação decimal universal em biblioteconomia
Foram encontradas 796 questões
A CDU, em sua atual estrutura interna, é uma classificação facetada e hierárquica, e não mais simplesmente enumerativa.
Na notação da CDU, há números decimais além de indicadores de facetas especiais, sendo os dois pontos (:) um sinal de relação versátil.
A posição na notação do auxiliar comum de materiais é muito diversificada e é acrescentada diretamente ao número básico da CDU, sem espaço em branco ou qualquer outro símbolo.
Os FRBR influenciaram a revisão dos princípios internacionais de catalogação e embasaram a criação do novo padrão RDA, em que são priorizadas as tarefas realizadas pelos usuários.
São entidades dos FRBR a obra, a expressão, a manifestação, o recurso, a pessoa física, a entidade coletiva, o conceito, o objeto, o evento e o lugar.
Os FRBR são um modelo conceitual do tipo entidade-relacionamento que fornece uma visão geral do universo bibliográfico, sendo independentes de qualquer código de catalogação e implementação.
Apesar da adesão da Fundação Biblioteca Nacional ao VIAF, os dados de autoridade do Brasil ainda não estão disponíveis para consulta na Internet.
O VIAF pode ser utilizado como uma fonte confiável de arquivos de autoridade para as instituições bibliotecárias e também para as comunidades da Web.
I. O livro “Estatística Fácil” está disposto antes do livro “Temas em avaliação psicológica”. II. O livro “Temas em avaliação psicológica” está disposto antes do livro “Iniciação à economia”. III. O livro “Iniciação à economia” está disposto antes do livro “Anatomia e fisiologia humana”. IV. O livro “Anatomia e fisiologia humana” está disposto após o livro “Estatística fácil”
Quais estão corretas?
Assinale, nas alternativas abaixo, qual o número de classificação extraído da CDU está correto em sua combinação de números e sinais:
Assinale a ordem correta de arquivamento de alguns símbolos utilizados na CDU:
Em relação à CDU é correto afirmar:
A CDU, Classificação Decimal Universal:
I- É uma linguagem de indexação e recuperação da informação II- É uma tabela de Classificação derivada da CDD (Classificação Decimal de Dewey) III- É composta exclusivamente por uma tabela principal, com uma classificação meramente enumerativa IV- Estabelece um código sistemático indicativo do assunto como principal recurso para a organização e localização dos livros em bibliotecas, agrupando obras que tratam de assuntos semelhantes Assinale a alternativa correta:De acordo com as regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação, uma obra sobre a
I. influência da região Nordeste na história de Sergipe deve ser classificada em Sergipe, e não na região Nordeste.
II. história de Sergipe, de Alagoas e da Bahia deve ser classificada no número de Sergipe.
III. história de Sergipe, que inclua informações sobre as cidades de fronteira com a Bahia, deve ser classificada em Sergipe.
Pode-se afirmar que
A respeito de CDU, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Classificação Decimal Universal é um sistema de ___________ desenvolvido pelos bibliógrafos belgas ___________ e __________no final do século XIX. Ela é baseada na _____________, mas usa _________ auxiliares para indicar vários aspectos especiais de um assunto ou relações entre assuntos. Assim, o sistema contém um elemento ____________ ou _____________ significativo e é usado especialmente em bibliotecas especializadas. A CDU tem sido modificada e expandida ao longo dos anos para abranger a produção cada vez maior em todas as áreas do conhecimento humano e continua sofrendo um processo de revisão contínua para dar conta de todos os novos desenvolvimentos.
A Classificação Decimal Universal (CDU) possui cinco tipos de edição. São elas: