Questões de Concurso
Sobre conceitos fundamentais em biblioteconomia
Foram encontradas 2.275 questões
O dicionário, em certos meios, é tão desconsiderado como os palavrões obscenos que a crítica puribunda repele. Contudo, não poderíamos trabalhar sem ele, como não poderíamos trabalhar sem couro ou tijolos se fossemos sapateiros ou pedreiros.
(RAMOS, Graciliano. Linhas tortas: dois mundos. 8. ed. Rio de Janeiro; Record, 1980.)
Como se chama o dicionário em que os termos de entrada, na língua-fonte ou língua de origem, são traduzidos para apenas uma outra língua, chamada de língua-alvo ou língua de chegada?
No que se refere à gestão do atendimento, aos recursos informacionais e à catalogação, julgue o item seguinte.
As fontes de informações são registros que permitem criar, recriar e ter acesso ao conhecimento sobre um assunto, ou sobre uma área de nosso interesse, ou sobre pesquisas e que se classificam em primárias, secundárias e terciárias.
No que diz respeito a Biblioteconomia, Gestão da Informação, Organização do Conhecimento, Big Data, Leis de Ranganathan e Legislação do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), julgue o item a seguir.
Ranganathan, ao formular as Cinco Leis da Biblioteconomia, que representam os princípios básicos de funcionamento das bibliotecas, considerou as dificuldades que permeiam o cotidiano do trabalho no serviço de referência.
Em relação a metadados e a tesauros, julgue o item que se segue.
O tesauro da justiça eleitoral é uma ferramenta que permite padronizar a terminologia técnica e otimizar a recuperação da informação.
Em relação a metadados e a tesauros, julgue o item que se segue.
O uso de metadados no contexto da Web permite agenciar computadores e programas especiais, robôs e agentes de software para que eles compreendam as informações associadas aos documentos e possam, então, recuperá-los, avaliar sua relevância e manipulá-los com mais eficiência.
Em relação a metadados e a tesauros, julgue o item que se segue.
A estrutura dos tesauros segue uma ordenação dos termos que os compõem, organizada em hierarquias e relações semânticas e sintáticas, sinalizadas por meio de convenções como TG (termo geral), TE (termo específico), TR (termo relacionado) e NE (nota de escopo).
Em relação a metadados e a tesauros, julgue o item que se segue.
Para melhor interoperabilidade e reúso, os tesauros devem ser disponibilizados para download como um conjunto de dados em formato .pdf.
Tendo em vista os conceitos e as finalidades da ciência da informação, da biblioteconomia e das suas cinco leis, julgue o item que se segue.
A terceira lei da biblioteconomia — a cada livro seu leitor — leva a práticas tais como acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência.
Considerar a indexação das publicações periódicas é uma importante estratégia para consolidar a primeira lei da biblioteconomia — poupe o tempo do leitor.
VIAF é um consórcio de cooperação internacional entre agências e bibliotecas nacionais em diversas localidades do mundo e tem foco na agregação de vocabulários de valor e na disponibilização de arquivos de autoridade publicados em linked open data.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item a seguir, relativos às cinco leis da biblioteconomia e ao atendimento ao usuário.
Segundo Ranganathan, o bibliotecário que acredita na lei de que os livros existem para serem usados vive um dilema entre a preservação dos livros para a posteridade e a necessidade de liberá-los para a leitura de usuários interessados.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item a seguir, relativos às cinco leis da biblioteconomia e ao atendimento ao usuário.
De acordo com a segunda lei da biblioteconomia de Ranganathan, deve-se tratar todos os usuários como iguais e oferecer a cada um o seu livro, obedecendo-se ao princípio da igualdade de oportunidades em relação aos livros, ao ensino e ao entretenimento.
No século XIX, com as leis propostas por Ranganathan, as bibliotecas começaram a ser reconhecidas como um local que disponibiliza e incentiva a leitura e o acesso à informação, ao mesmo tempo em que preserva a memória.