Questões de Concurso
Sobre controle bibliográfico em biblioteconomia
Foram encontradas 119 questões
O controle bibliográfico foi institucionalizado como iniciativa global da área de biblioteconomia nos anos 70, com a parceria Unesco/IFLA no lançamento do Controle Bibliográfico Universal (CBU).
Neste contexto, são basicamente três os mecanismos e as ferramentas utilizadas para o controle bibliográfico.
Assine uma alternativa que você indique corretamente.
Conceito proposto para reforçar as ações de controle bibliográfico nacional foi disseminado no Congresso de 1977, quando a Unesco recomendou que, para garantir a sustentação das atividades de controle bibliográfico, cada pais tivesse:
I. O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES. II. O acervo da bibliografia básica é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC. III. O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e assinaturas de acesso mais demandadas, mas a IES não apresenta plano de contingência para a garantia do acesso.
Assinale
São exemplos de sistemas de identificação numérica de documentos, EXCETO:
Assinale abaixo a opção que contempla sistemas cujas funcionalidades os tornam ferramentas úteis para o controle bibliográfico:
( ) Idealizado pela Unesco e adotado pela IFLA, é um programa de longo alcance e de forma universalmente compatível. ( ) Objetiva tornar os dados bibliográficos básicos de todas as publicações editadas no mundo prontamente disponíveis. ( ) Suas atividades levam à formação de uma rede universal de controle e intercâmbio de informação bibliográficas.
As afirmativas são, respectivamente,
Entre os serviços oferecidos pelas bibliotecas, a instrução bibliográfica tornou-se um elemento extremamente importante. Ela pode ser formal ou informal. Exemplo de instrução bibliográfica formal é a tentativa dos bibliotecários de referência de ensinar os usuários da biblioteca a encontrar as informações que necessitam.
Existem grandes diferenças de conteúdo e de forma entre os códigos de catalogação e a International Standard Bibliographic Description (ISBD).
Em uma biblioteca, o manual de serviços é um instrumento em que são registrados todos os detalhes estruturais da biblioteca; suas partes fundamentais são: o regulamento e as determinações de como agir.