Questões de Biblioteconomia - Indexação nos Processos Técnicos em Biblioteconomia para Concurso
Foram encontradas 957 questões
O acervo predominante de uma biblioteca escolar, muito provavelmente, será composto por obras de ficção. Conforme Lancaster (2004), “a indexação de qualquer tipo de obra de ficção apresenta problemas que são, realmente, um tanto diferentes dos problemas que envolvem a indexação de obras não-literárias”. Sobre a indexação de obras de ficção, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um desafio para o indexador, principalmente para a leitura técnica, uma vez que a obra não conta com o auxílio dos títulos e entretítulos temáticos, que se encontram em outras obras não ficcionais.
II. Pode-se atribuir um termo de indexação a uma obra de ficção principalmente para representar: seu tema central ou temas; o que ela pode exemplificar, talvez causalmente; e, o ambiente em que ela se situa.
III. O conteúdo de obras de ficção é limitado por sua temática; desse modo, um bom indexador precisa necessariamente ser um especialista em um assunto.
IV. Como o campo de ação de obras de ficção é essencialmente aberto, o vocabulário usado na indexação deve também ser aberto, pois não há limites para aquilo que podem representar.
Está correto o que se afirma apenas em
Entre tais assuntos não se inclui:
Considerando o “thesaurus”, é incorreto afirmar.
Para Lancaster (2004), a indexação e o resumo de um item têm como objetivo:
Com relação à indexação, a metodologia Lilacs recomenda:
Dentre diversos tipos de indexação podemos destacar: coordenada, pós-coordenada, temática, automática, derivada, em cadeia, etc. O método de indexação que se utiliza da seleção de palavras-chave por métodos mecânicos, com finalidade de identificar entradas para índices é:
Os usuários da Internet promovem, livremente, a indexação de documentos e artefatos digitais na web. Essa indexação, também conhecida como indexação social, é a definição de:
Relacione os índices ao seu significado, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) KWICK ( ) Palavra-chave e contexto
(2) KWOC ( ) Palavra-chave fora do contexto
(3) KWAC ( ) Palavra-chave no título
(4) KWIT ( ) Palavra-chave no contexto
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A indexação é um processo subjetivo e não objetivo. Duas ou mais pessoas possivelmente divergirão a respeito do que trata uma publicação, quais de seus aspectos merecem ser indexados, ou quais os termos que melhor descrevem os tópicos selecionados.
Identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiros ou falsos, os fatores que possuem maior efeito na determinação da coerência no processo de indexação.
• ( ) Quantidade de termos atribuídos
• ( ) Vocabulário controlado versus indexação com termos livres
• ( ) Tamanho e especificidade do vocabulário
• ( ) Características do conteúdo temático e sua terminologia • ( ) Fatores dependentes do indexador
• ( ) Instrumentos de auxílio com que conta o indexador
• ( ) Extensão do item a se indexado
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo Lancaster, um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos autorizados. Em geral, o indexador somente pode atribuir a um documento termos que constem da lista adotada pela instituição para a qual trabalha.
NÃO corresponde aos objetivos de uma estrutura semântica:
Uma série de falhas pode ocorrer no processo de indexação e influir nos resultados de uma busca. Quando um indexador deixa de atribuir um termo que deveria ser atribuído a um documento, ocorrerão falhas na
Um usuário interessado no assunto "o lugar das mulheres no direito de família" faz uma pesquisa usando os termos "mulheres" e "direito de família" em uma base de dados. O resultado inclui tanto documentos sobre o direito de família que se ocupa das mulheres, como também itens sobre mulheres que atuam no direito de família. É possível concluir que a base de dados usa uma indexação
Na recuperação da informação, considerando os termos usados por usuários ao especificar a sua necessidade de busca, as linguagem de indexação podem ser de três tipos diferentes. Quais são estas linguagens?