Questões de Concurso
Sobre metadados em biblioteconomia
Foram encontradas 220 questões
( ) A capacidade de bases de dados trocarem e compartilharem documentos, consultas e serviços, usando diferentes plataformas de hardware e software, estrutura de dados e interfaces, é chamada de interoperabilidade.
( ) O Dublin Core é um padrão de metadados, composto por 5 elementos, planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos, e destaca-se por sua complexidade na descrição dos recursos, entendimento semântico universal (dos elementos), escopo internacional e extensibilidade, o que permite a adaptação às necessidades adicionais de descrição.
( ) MARC é um acrônimo de MAchine-Readable Cataloging, um conjunto de padrões para identificar, armazenar, e comunicar informações bibliográficas em formato legível por máquina, de forma que diferentes computadores e programas possam reconhecer, processar e estabelecer pontos de acesso dos elementos que compõem a descrição bibliográfica.
( ) Diversos países adotaram parte deste formato, no entanto, no início de 1999, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress) e a Biblioteca Nacional do Canadá (National Library of Canada) resolveram eliminar as diferenças existentes entre seus dois formatos, USMARC e CAN/MARC, respectivamente, e publicam sob um novo nome, em edição única: o MARC 21.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito do desenvolvimento de coleções, da organização, da administração e da automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.
Segundo Merraim‑Webter metadados são conhecidos como dados sobre dados. Existem diversos padrões de metadados para os documentos bibliográficos, sendo o mais utilizado o AACR2.
O Dublin Core é um padrão de metadados que pode ser implementado na biblioteca digital.
O uso de padrões de interoperabilidade é um requisito desejável para um software de biblioteca digital.
Relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os termos às suas definições.
COLUNA I
1. Tesauro
2. Taxonomia
3. Open Archives / aquivos abertos
4. Metadados
COLUNA II
( ) São elementos de descrição / definição / avaliação de recursos informacionais armazenados em sistemas computadorizados e organizados por padrões específicos, de forma estruturada.
( ) Ferramenta que possui a função de organização sistemática de conteúdos informacionais, apresentando as relações hierárquicas entre os conteúdos, classificando-os em grupos ou categorias.
( ) Vocabulário controlado, compreendido como estruturas terminológicas, que visa a padronizar a linguagem, em serviços de informação, cobrindo um domínio específico do conhecimento, traduzido de uma linguagem natural para uma linguagem de máquina.
( ) Geralmente é de acesso livre, dotado de dispositivos de autopublicação e intercâmbio de informações.
Constitui um marco histórico do desenvolvimento da comunicação científica da publicação eletrônica e das bibliotecas digitais.
Assinale a sequência CORRETA.
Em relação aos padrões e aos metadados utilizados na representação descritiva, é correto afirmar que
"___________ são elementos de descrição/definição/avaliação de recursos informacionais armazenados em ____________ e organizados por padrões". (MARCONDES, et al. 2006)
Os metabuscadores propiciam aos usuários realizarem pesquisas simultâneas em distintas fontes e visualizarem os resultados em uma única interface. Além disso, removem os resultados duplicados e apresentam‑nos em ordem de relevância, relacionando‑os a diretórios, a bancos e a bases de dados em que estão alocados.
I. Tratamento descritivo: os códigos de catalogação e os formatos de metadados.
II. Tratamento temático: as linguagens de indexação.
III. Tratamento descritivo: os metadados não cumprem funções semelhantes às desempenhadas pelos códigos de catalogação.
Quais estão corretos?