Questões de Concurso
Sobre normas estaduais e municipais em biblioteconomia
Foram encontradas 12 questões
Com base na NBR 6023/2018, qual a alternativa correta para a referência da Lei Estadual n.º 5.810, que trata sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará?
I. Sophia é o software para a automação dos serviços nas bibliotecas da UFJ. II. O recurso para compra de materiais bibliográficos é destinado pela Capes, de modo que a divisão entre os cursos de graduação é realizada considerando os déficits de bibliografias básicas e complementares. III. Os acervos do SIBI/UFJ são compostos por materiais diversos, nos suportes livros, periódicos, gibis, CDs, DVDs, audiolivros e livros em Braille e chromebooks.
Assinale
Considerando os objetivos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas coordenado pela Biblioteca Pública Menezes Pimentel, analise os seguintes itens:
I. incentivar a criação, implantação e o desenvolvimento de bibliotecas públicas no Ceará;
II. prestar assessoria técnica quanto à política de formação de acervos;
III. realizar seleção de recursos humanos com vistas à dinamização cultural das bibliotecas públicas;
IV. instalar um sistema de comunicação em rede entre as Bibliotecas Polo a fim de possibilitar a implantação de uma política voltada para o atendimento eficiente às comunidades.
Faz parte dos objetivos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas coordenado pela Biblioteca Pública Menezes Pimentel o que consta em
Selma Dias é pós-graduanda do programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No dia 14 de março, essa pós-graduanda esteve na Biblioteca Universitária, a fim de concluir os trâmites pós-defesa de sua tese. A pós-graduanda estava de posse de 3 (três) livros emprestados em seu nome e de outros 2 (dois) livros, os quais ela gostaria de doar para a biblioteca. Selma devolveu os livros emprestados em seu nome e dirigiu-se ao Setor de Referência para solicitar orientações sobre onde e como deveria efetuar a doação de livros e elaborar a ficha catalográfica. O atendente encaminhou-a ao Setor de Intercâmbio e Doação. No trajeto, Selma esteve no Setor de Ficha Catalográfica, e indagou como obteria a ficha para sua tese. Ela foi informada que, para esse tipo de documento, a ficha é elaborada por meio do Sistema de Geração Automática de Ficha, com dados de identificação da obra fornecidos pelo próprio autor. Continuando, Selma efetivou a doação dos livros, esteve no Espaço de Pesquisa Virtual (EPV) para a leitura de um artigo científico no Portal de Periódicos Capes e, por fim, encaminhou-se para o setor responsável pelos trâmites pósdefesa, ao qual entregou a documentação necessária.
De acordo com o Regimento Interno da Biblioteca Universitária (aprovado pela Resolução CUNI nº 048, de 29 de junho de 2016) e a movimentação da pós-graduanda até a entrega da documentação para conclusão dos trâmites pós-defesa de sua tese, a sequência CORRETA das coordenadorias visitadas por Selma é:
As diretrizes e procedimentos das políticas de indexação do SINJ/DF são elaborados pelo subcomitê de padronização.
O SINJ/DF permite ao público em geral a consulta aos principais atos referentes à legislação federal e do DF