Questões de Concurso Sobre cadeias e teias alimentares em biologia

Foram encontradas 273 questões

Q3231693 Biologia
Pesquisadores encontraram peixe-leão na costa do Rio Grande do Norte, um animal conhecido por causar sérios danos à biodiversidade marinha devido à ausência de predadores naturais. Ele tem 18 espinhos venenosos no corpo, cujo veneno provoca inflamação, dor local, náuseas e convulsões, o que dificulta a sua captura. Além disso, o peixe-leão se reproduz rapidamente e gera prejuízos ao meio ambiente e às comunidades de pescadores, já que se alimenta de espécies de valor econômico, podendo consumir até 20 peixes em menos de meia hora. O peixe leão é considerado um
Alternativas
Q3214804 Biologia

Julgue o item a seguir com base nos conceitos de cadeia alimentar e pirâmide ecológica.  


Os decompositores são responsáveis por iniciar o fluxo de energia em um ecossistema.

Alternativas
Q3214803 Biologia

Julgue o item a seguir com base nos conceitos de cadeia alimentar e pirâmide ecológica.  


Em uma pirâmide de energia, os níveis tróficos superiores possuem maior quantidade de energia acumulada que os níveis tróficos inferiores.

Alternativas
Q3214802 Biologia

Julgue o item a seguir com base nos conceitos de cadeia alimentar e pirâmide ecológica.  


Na cadeia alimentar, a transferência de energia entre os níveis tróficos é incompleta.

Alternativas
Q3211110 Biologia

Dentre os consumidores de um ecossistema encontram-se os animais detritívoros. Alguns desses animais alimentam-se dos detritos orgânicos provenientes das camadas superiores dos ambientes aquáticos; enquanto outros detritívoros no ambiente terrestre alimentam-se ingerindo microrganismos que colonizam as partículas de detritos no solo.


São exemplos de animais detritívoros que apresentam os hábitos citados no texto, respectivamente,

Alternativas
Q3202249 Biologia
Os seres vivos dependem uns dos outros para obter alimento. As relações alimentares entre os seres produtores, consumidores e decompositores estabelecem uma cadeia alimentar. A energia do alimento passa de um ser a outro por meio da cadeia alimentar.

Q6.png (345×80)

No desenho acima, a lagarta é considerada: 
Alternativas
Q3196087 Biologia
Num ecossistema, um fungo, um gavião a e uma lebre podem desempenhar os papéis, respectivamente, de:
Alternativas
Q3176940 Biologia
No equilíbrio ecológico dos ecossistemas, diferentes grupos de organismos desempenham papéis essenciais na ciclagem de nutrientes e na manutenção das cadeias alimentares. Com base nos diferentes modos de obtenção de energia e nutrientes pelos organismos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3175500 Biologia
Nos ecossistemas, o fluxo de energia ocorre de forma unidirecional, partindo dos organismos produtores para os consumidores e decompositores. Esse fluxo é descrito pelos conceitos de produtividade primária e produtividade secundária. Além disso, a transferência de energia entre os níveis tróficos é limitada por diferentes processos, sendo expressa por medidas de eficiência. Em relação ao fluxo de energia nos ecossistemas, analise as assertivas abaixo:

I. A produtividade primária é a taxa na qual a energia química ou solar é capturada e convertida em ligações químicas pela quimiossíntese ou fotossíntese, respectivamente. Ela mostra quanta energia está disponível em um ecossistema.
II. A taxa de acúmulo de biomassa dos consumidores em determinada área é chamada de produtividade secundária líquida. Como ela depende da produtividade primária como fonte de energia, espera-se que um aumento na produtividade primária líquida cause um aumento da produtividade secundária líquida.
III. A quantidade de energia que se move de um nível trófico para o seguinte determina quanta energia ou biomassa pode existir em cada nível. A quantidade de energia transferida de um nível trófico para o superior depende de vários passos que ocorrem dentro de cada nível trófico e incluem consumo, assimilação e produção. A transferência de energia de um nível trófico para outro pode ser quantificada como o percentual de energia disponível que é transferido, uma medida de eficiência.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área II |
Q3172993 Biologia
A Polícia Civil cumpriu, em 2023, mandado de busca e apreensão em um curtume em São Sebastião do Paraíso (MG). Na ocasião, foram coletadas amostras de resíduos de efluentes descartados, de forma irregular, em um córrego. A análise do material constatou que o nível do metal pesado cromo estava acima do permitido pelas normas.
Com relação à situação descrita, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Suponha a cadeia alimentar junto ao córrego, formada por plantas aquáticas → caramujos → peixes. Se realizada a análise da concentração de cromo nos tecidos dos organismos, espera-se que o maior teor do metal seja encontrado em plantas aquáticas, já que elas ocupam o primeiro nível trófico.
( ) O uso de bactérias capazes de metabolizar o cromo, diminuindo sua toxicidade no ambiente, é um exemplo de biorremediação.
( ) O descarte irregular de cromo irá favorecer a proliferação de organismos produtores, o que poderá ocasionar a eutrofização do córrego.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3165745 Biologia
Por que os peixes e os anuros são considerados bons indicadores de impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos?
Alternativas
Q3152271 Biologia
A Daphnia magna é um microcrustáceo planctônico de água doce, apresentando tamanho médio de 5 a 6 mm. Na cadeia alimentar, atua como consumidor primário, alimentando-se por filtração de material orgânico particulado, principalmente de algas unicelulares. É conhecida mundialmente como organismo-teste e utilizada em laboratórios ecotoxicológicos. A respeito da cultura desses organismos, julgue os itens a seguir:

I.A temperatura da água de cultivo deve estar entre 25°C e 28°C.
II.Ao menos uma vez por semana, as daphnias precisam ser transferidas para outro recipiente, contendo água de cultivo fresca e que não tenha diferença de mais de 3°C daquela em que estavam.
III.Pode ser iniciada apenas com uma fêmea (matriz).

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3116629 Biologia
Os organismos que fazem fotossíntese, são o primeiro elo na transferência de alimento para os demais componentes da cadeia, com o alimento também está sendo transferida energia química. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3110075 Biologia
Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar.
A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é: 
Alternativas
Q3089512 Biologia
No contexto do fluxo de energia em ecossistemas, é correto afirmar que uma das principais diferenças entre o fluxo de energia e os ciclos biogeoquímicos é que:
Alternativas
Q3076281 Biologia
Em uma teia alimentar aquática, os fitoplânctons ocupam o seguinte nível trófico: 
Alternativas
Q3070268 Biologia

Observe a teia alimentar representada a seguir.



Q41.png (378×297)



Considerando as diversas cadeias alimentares que compõem essa teia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Embora participe de diversas cadeias alimentares, o krill ocupa sempre o segundo nível trófico.

( ) Nesse teia, a cadeia alimentar mais longa apresenta cinco níveis tróficos.

( ) Por ser onívora, a orca pode atuar como consumidor de 2ª, 3ª ou 4ª ordem, dependendo da cadeia alimentar da qual participa.



As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3068541 Biologia
As transferências de matéria e de energia nos ecossistemas são frequentemente representadas de modo gráfico, mostrando as relações entre os diferentes níveis tróficos em termos de quantidade. Como ocorre redução de matéria e de energia em cada nível trófico, as representações adquirem o formato de pirâmides.
Fonte: Lopes, Sônia. Bio: volume único. São Paulo: Saraiva, 2004.

Sobre essa temática, assinale a alternativa que apesenta corretamente o nome da pirâmide que não pode ser invertida:
Alternativas
Q3066698 Biologia
A girafa é um animal que obtém energia para suas células, se alimentando de plantas. Já a foca a obtém se alimentando de peixes e esses, por sua vez, se alimentando de zooplanctons. Do mesmo jeito que a girafa, outros animais, como o gafanhoto, também se alimentam de plantas e fazem parte da dieta de muitos sapos. Sobre esse contexto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3051933 Biologia

O esquema a seguir representa uma teia alimentar, onde os organismos que a compõem estão representados por números aleatórios.


                                                                       Imagem associada para resolução da questão


Nessa teia,

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: C
5: A
6: D
7: D
8: A
9: D
10: A
11: B
12: A
13: D
14: A
15: A
16: C
17: D
18: D
19: B
20: D