Questões de Concurso Sobre drogas em biologia

Foram encontradas 26 questões

Q3299138 Biologia
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Descoberta no sistema imunológico viabiliza novos antibióticos


Uma nova parte do sistema imunológico foi descoberta, e é uma mina de ouro para potenciais antibióticos, de acordo com cientistas.

Pesquisadores em Israel mostraram que uma parte do corpo conhecida por reciclar proteínas possui um modo secreto que libera um arsenal de substâncias químicas, eliminando bactérias.

Eles afirmam que isso transforma nossa compreensão de como estamos protegidos contra infecções e oferece uma nova fonte para a busca de antibióticos, no esforço para combater o problema crescente das superbactérias resistentes às drogas atuais.

A descoberta gira em torno do proteassoma, uma estrutura minúscula encontrada em todas as células do corpo.

Sua principal função é decompor as proteínas antigas em pedaços menores para que possam ser recicladas e utilizadas na produção de novas proteínas.

No entanto, uma série de experimentos, detalhados na revista científica Nature, revelou que o proteassoma detecta quando uma célula foi infectada por bactérias.

A partir desse momento, ele muda de estrutura e função, passando a transformar as proteínas antigas em armas capazes de romper a camada externa das bactérias para eliminá-las.

"Isso é realmente emocionante, porque nunca soubemos que esse processo ocorria", afirmou Yifat Merbl, do Instituto de Ciência, em Israel.

"Descobrimos um novo mecanismo de imunidade que nos permite ter uma defesa contra infecções bacterianas."

"Esse processo acontece em todo o nosso corpo, em todas as células, e gera uma classe totalmente nova de potenciais antibióticos naturais." 

A equipe de pesquisa adotou um processo que eles chamam de "revirar o lixo" para encontrar esses antibióticos naturais.

Eles testaram essas substâncias em bactérias cultivadas em laboratório e em camundongos com pneumonia e sepse. Os pesquisadores relataram que os resultados foram comparáveis aos de alguns antibióticos já estabelecidos.

Além disso, ao pegarem células em laboratório e desativarem o proteassoma, perceberam que a infecção por bactérias como a Salmonella tornou-se significativamente mais fácil.

"O mais empolgante é que se trata de um processo totalmente desconhecido, pelo qual as moléculas antigermes são produzidas dentro de nossas células, o que é profundamente importante e surpreendente", diz Daniel Davis, professor de Imunologia da Universidade no Reino Unido.

No entanto, ele advertiu que transformar essa descoberta em uma nova fonte de antibióticos é uma hipótese que "ainda precisa ser testada" e que esse processo levará tempo.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas morram por ano devido a infecções resistentes a medicamentos, como os antibióticos.

Diante desse cenário sombrio, a possibilidade de uma nova fonte de antibióticos traz otimismo para alguns cientistas.

"Em anos anteriores, foi necessário escavar o solo para encontrar novos antibióticos. É incrível pensar que possuímos essas substâncias dentro de nós, e que a questão principal é ter a tecnologia necessária para detectá-las", relata Davis.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2nvk7ypymo.adaptado. 
Uma nova parte do sistema imunológico — escondida dentro do nosso corpo — pode ser usada para produzir novos antibióticos.

De acordo com o texto base, assinale a alternativa correta sobre a relevância da descoberta do novo mecanismo de imunidade e suas implicações científicas.
Alternativas
Q3049442 Biologia
Sobre as vacinas com micro-organismos atenuados/inativados, analise as afirmativas a seguir.

I.    Em geral produzem uma boa resposta imunológica, pois induzem tanto a resposta imune inata quanto a adaptativa.
II.  Apresentam uma grande eficácia e muitas delas são utilizadas rotineiramente nos dias atuais, como a vacina contra o sarampo.
III. Os estudos dessas vacinas envolvem analises genômicas dos micro-organismos, para identificar seu código genético que será utilizado para a produção em grande quantidade dos antígenos desses micro-organismos através da técnica de DNA recombinante.

É correto o que se afirmar apenas em 
Alternativas
Q2366823 Biologia
No que se refere a bioimpedância, biocompatibilidade e bioatividade, julgue o item subsequente.
Em estudos de drogas, a biocompatibilidade assegura que os materiais utilizados como veículos de administração não causem reações indesejadas ou toxicidade ao organismo, sendo essencial para entender como as drogas interagem com sistemas biológicos, permitindo prever e mitigar potenciais efeitos prejudiciais. 

Alternativas
Q2635646 Biologia

Com relação aos efeitos da cocaína, julgue os itens abaixo.


I. O provável mecanismo de ação da cocaína no SNC é o bloqueio da recaptação de dopamina nas fendas sinápticas.

II. Quando aspirada, a cocaína provoca uma sensação extrema de alerta, de euforia e de grande poder. Esses sentimentos são menos intensos quando a cocaína é injetada por via intravenosa.

III. As reações de abstinência (síndrome de dependência de cocaína) incluem fadiga extrema, sonolência e depressão, o oposto aos efeitos da droga. O apetite aumenta e a pessoa tem problemas para se concentrar.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q2304305 Biologia
Sobre as drogas, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA. 
Alternativas
Q2225020 Biologia
A creatina é um composto produzido pelo corpo humano a partir de aminoácidos. Apesar de ser produzida de maneira endógena, a suplementação com esse composto é um recurso utilizado por atletas que buscam maiores níveis de desempenho e recuperação muscular. A fosfocreatina, presente nos músculos, atua na reposição dos níveis de trifosfato de adenosina (ATP) no interior da célula. Sobre o metabolismo energético e o processo de contração muscular, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2057782 Biologia

A vacina de segunda geração contra a hepatite B é preparada pela técnica do DNA recombinante. Ela é produzida a partir de leveduras, nas quais se introduziu um plasmídeo contendo o gene para o antígeno viral HBsAg.

A vacina contra a hepatite B, quando injetada no organismo humano, irá estimular a resposta imune. A vacina contém 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Biólogo |
Q2190473 Biologia
O botulismo é uma doença rara e potencialmente fatal causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O avançar da doença pode provocar fraqueza muscular e como consequência mais grave a paralisia muscular seguido de parada cardio-respiratória.
( ) O botulismo pode ser transmitido de várias maneiras diferentes. Entretanto, a forma mais comum de transmissão é através de alimentos contaminados, principalmente alimentos enlatados.
( ) Os esporos do Clostridium botulinum são comuns no solo e na água em todo o mundo.
( ) O botulismo de origem alimentar acontece quando o alimento está contaminado com os esporos do Clostridium botulinum.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2081929 Biologia
No que se refere à origem das drogas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Naturais: extraídas da natureza, como a maconha e o ecstasy. II – Sintéticas: produzidas em laboratórios, mas contém substâncias naturais. III – Semissintéticas: produzidas em laboratórios, com presença de substâncias naturais. 
Alternativas
Q2081928 Biologia
Afetam o funcionamento do sistema nervoso central e têm efeitos diversos, como, por exemplo, a perda dos sentidos, alucinações, entre outros. Maconha e LSD são exemplos desse tipo de droga que se denomina: 
Alternativas
Q1904750 Biologia
Os efeitos danosos causados pela cocaína podem ou não ocorrer após uma dose baixa. No entanto o mais provável é que o uso contínuo associado a altas doses cause danos citológicos detectáveis em exame laboratorial, como
Alternativas
Q1807142 Biologia
Na Química medicinal ou nas Ciências Farmacêuticas, toda substância bioativa, natural ou sintética, é classificada como droga, independente se os efeitos são benéficos ou não. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é considerado uma epidemia, responsável pela morte evitável de mais de 8 milhões de pessoas no mundo a cada ano, dos quais cerca de 1,2 milhões de pessoas são fumantes passivos.
De acordo com os seus conhecimentos sobre esse assunto, marque a alternativa está INCORRETA.
Alternativas
Q1671885 Biologia
Ainda no que tange às drogas, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma droga sintética:
Alternativas
Q1671884 Biologia

No tocante às drogas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Drogas são substâncias exclusivamente naturais que modificam as funções normais de um organismo.

II – As drogas são comumente chamadas de narcóticos ou entorpecentes.

III – Anfetaminas e maconhas são exemplos de drogas naturais.

Alternativas
Q2062508 Biologia
26.png (346×256)  Disponível em <http://blogdoaftm.web2419.uni5.net/charge-movimento-contra-vacinas/>. Acesso em: 10/04/2019
Sobre as vacinas, é correto afirmar: 
Alternativas
Q1373506 Biologia

Segundo dados do III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira de 2017, um milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos relatou que, nos últimos 30 dias, consumiram bebidas alcoólicas em binge, que representa a ingestão de 5 doses de álcool para os homens e 4 doses para as mulheres em um espaço de duas horas.

(https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34614- pag.83 - adaptado)


Os efeitos desse tipo de consumo de álcool são

Alternativas
Q1180830 Biologia
Como se sabe, as drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras. Das substâncias abaixo, assinale aquela que apresenta um efeito depressor:
Alternativas
Q1052386 Biologia
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de droga lícita.
Alternativas
Q1287483 Biologia
São exemplos de drogas lícitas:
Alternativas
Q1252745 Biologia
Substâncias psicotrópicas como a maconha e o ecstasy são classificadas como perturbadoras do sistema nervoso central porque ambas agem alterando a atividade das células nervosas, fazendo com que o usuário perceba a realidade de uma maneira distorcida. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
I. Substâncias psicotrópicas como a maconha e o ecstasy são classificadas como perturbadoras do sistema nervoso central; II. Substâncias perturbadoras do sistema nervoso central agem alterando a atividade das células nervosas, fazendo com que o usuário perceba a realidade de uma maneira distorcida.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: A
6: D
7: A
8: E
9: C
10: D
11: E
12: C
13: A
14: B
15: A
16: C
17: C
18: C
19: D
20: D