Questões de Concurso
Sobre fungos em biologia
Foram encontradas 194 questões
A identificação dos tipos de fungos encontrados em um cadáver pode auxiliar na determinação do intervalo post mortem. Um estudo realizado no Ceará, analisou amostras retiradas de cadáveres em diferentes estágios de decomposição e os resultados mostraram, de modo geral: prevalência dos gêneros Aspergillus e Candida, no período gasoso; Candida, no período coliquativo; e Aspergillus, Penicillium e Mucor, no período de esqueletização.
D.A.D. WEÇOSKI & P. DALZOTO. Revista Brasileira de Criminologia. 12(2), p. 112-121, 2023. (Adaptado).
Com relação aos fungos de interesse forense, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Para diferenciar fungos unicelulares de células bacterianas crescendo sobre cadáveres, pode-se avaliar a composição da parede celular. Nos fungos, ela contém predominantemente celulose, enquanto nas bactérias, a composição é de peptidoglicana.
( ) Alguns fungos são dimórficos, apresentando duas formas de crescimento – filamentosa ou levedura – e podem passar de uma forma para outra quando mudam as condições ambientais.
( ) A dosagem de etanol em amostras biológicas post mortem pode sofrer interferência devido à presença de leveduras que realizam a fermentação.
As afirmativas são, respectivamente,
Os corpos de fungos multicelulares formam uma rede de filamentos finos, chamados de _______. _______ consistem em estruturas com paredes celulares tubulares envolvendo a membrana plasmática e o citoplasma das células. As paredes celulares são reforçadas por ________, um polissacarídeo resistente, porém flexível.
Um exemplo de biorremediação é o uso
I. Apresentam corpos frutíferos, comumente chamados de cogumelos. São exemplos: champignon e orelhas-de-pau.
II. Alguns são comestíveis e reúnem o maior número de espécies. São exemplos: leveduras Saccharomyces cerevisiae, Penicillium sp. e trufas.
III. Embora produzam esporos sexuados, não desenvolvem corpos de frutificação. São conhecidos popularmente por bolor (mofo) preto do pão (Rhizopus stolonifer).
As características descritas são, respectivamente, dos grupos:
Uma característica do fungo S. cerevisiae que também pode ser observada em vegetais é a(o)
A enzima tanase (Tannin acyl hydrolase) foi produzida por meio de processo de fermentação sólida
por três linhagens de microrganismos: Paecilomyces variotii, Aspergillus niger e Aspergillus niger cnpat
001. De acordo aos dados da Figura abaixo, assinale a informação correta:
Fonte: BATTESTIN, V.; PINTO, G. A, S.; MACEDO, G. A. Biochemical characterization of tannases from Paecilomyces
variotii and Aspergillus niger. Food Sci. Biotechnol, vol. 16, n. 2, p. 243-248, 2007.
Os seres vivos podem ser agrupados de acordo com suas semelhanças morfológicas, formas de alimentação, de locomoção de produção e de ciclo de vida. Os maiores grupos resultantes do processo de evolução são os reinos. Acerca da classificação dos seres vivos quanto ao reino a que pertencem, assinale a opção correta.
Os fungos são organismos que desempenham, entre outras funções, a decomposição de matéria orgânica, disponibilizando os componentes de volta à natureza. Dentre as alternativas a seguir, assinale a única incorreta sobre esse grupo.
Assinale a opção em que é caracter izada a paracoccidioidomicose, ou blastomicose sul-americana, também denominada doença de Lutz-Splendore-Almeida.
Cryptococcoses ou doenças cryptococcais são enfermidades fúngicas potencialmente letais para o homem. Assinale a opção em que são apresentados os principais problemas de saúde causados pelo Cryptococcus neoformans ao homem.
As estruturas reprodutivas a que se faz referência no texto são os:
Certos tipos de fungos terrestres produzem uma estrutura conhecida como corpo de frutificação, que:
Várias espécies de fungos já foram isoladas de cadáveres, contribuindo para as análises forenses. Sobre esses organismos, é possível dizer que:
Orientação:
Em fevereiro de 2011, a FAPESP noticiou que, nos próximos quatro anos, um projeto de pesquisa que envolve cientistas de São Paulo e do Pará concentrará esforços para produzir, a partir de fungos e bactérias da selva, coquetéis enzimáticos capazes de degradar a celulose, viabilizando o chamado etanol de segunda geração.
Acerca de fungos e bactérias, assinale a alternativa correta.
Para uma aula de ciências, Natália leva à Escola um organismo (figura abaixo) que ela mesma coletou no jardim da casa da sua avó. Não sabendo que tipo de organismo era aquele a aluna logo chega à conclusão, junto aos colegas, de que não se tratava de um animal (pois “não se mexia”) e nem de planta, pois não era verde e não apresentava estruturas como raízes ou folhas. Com o auxílio do Professor, Natália faz algumas anotações que a levam ao desfecho da sua dúvida:
I – Faz parte de um grupo de organismos que apresentam digestão extracelular.
II – Alguns podem ser comestíveis e outros tóxicos, se ingeridos ou submetidos à ebulição (preparação de chás).
III – Apresentam estruturas típicas como micélio e hifas.
Sabendo agora se tratar de um fungo e recebendo do Professor a missão de ilustrar (desenhar) e descrever a estrutura morfológica do organismo, a aluna agora se depara com uma nova questão: Em qual grupo dos fungos está enquadrado este meu organismo?
Como base na morfologia do organismo descrito pela aluna, assinale a alternativa que melhor se adequa como resposta ao questionamento:
Foi analisada em laboratório a quantidade de amido presente em duas amostras de pão do mesmo tipo e de igual peso. A primeira amostra continha pão fresco e a outra, pão de uma semana, coberto por mofo. O resultado dessa análise mostrará que a quantidade de amido será