Questões de Concurso
Sobre fungos em biologia
Foram encontradas 220 questões
Adaptado de: https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-diferenca-entre-germe microbio-bacteria-bacilo-e-virus.
Atualmente, modernos microscópios auxiliam na identificação de tais organismos.
Assim, por exemplo, uma célula bacteriana se diferencia da célula de um fungo pela
I. A reprodução sexuada em fungos frequentemente inicia com a liberação de feromônios por hifas de micélios de tipos sexuais diferentes, que se atraem e se unem.
II. A plasmogamia é o estágio em que os núcleos haploides de dois micélios parentais se fundem imediatamente após a fusão das hifas.
III. O micélio dicariótico é caracterizado pela presença de dois núcleos haploides geneticamente diferentes em cada célula, que se dividem sem se fundir.
IV. A cariogamia ocorre imediatamente após a plasmogamia.
V. A reprodução assexuada em fungos pode ocorrer por brotamento ou pela produção de esporos assexuados por mitose.
Quais estão corretas?
Coluna 1 1. Ascomicetos. 2. Basidiomicetos.
Coluna 2 ( ) Produzem seus esporos sexuados em células especializadas presentes na face inferior dos corpos de frutificação.
( ) Podem apresentar um estágio dicariótico longo no ciclo de vida.
( ) Algumas espécies possuem reprodução assexuada predominante, sendo amplamente estudadas e utilizadas na indústria biotecnológica e na produção de antibióticos.
( ) Seus esporos sexuados são formados dentro de estruturas microscópicas em formato de saco, sendo liberados após maturação.
( ) Incluem fungos subterrâneos comestíveis altamente valorizados na gastronomia, como algumas espécies de trufas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os fungos são organismos muitos conhecidos. Alguns são muito úteis ao homem enquanto outros causam doenças. Há, ainda os venenosos como o basidiomiceto Amanita phalloides, que produz uma toxina poderosa, capaz de inibir a síntese de RNAm, o que pode provocar a morte.
Ao inibir a síntese de RNAm, essa toxina impede a

Sobre as ilustrações, é correto afirmar que
A identificação dos tipos de fungos encontrados em um cadáver pode auxiliar na determinação do intervalo post mortem. Um estudo realizado no Ceará, analisou amostras retiradas de cadáveres em diferentes estágios de decomposição e os resultados mostraram, de modo geral: prevalência dos gêneros Aspergillus e Candida, no período gasoso; Candida, no período coliquativo; e Aspergillus, Penicillium e Mucor, no período de esqueletização.
D.A.D. WEÇOSKI & P. DALZOTO. Revista Brasileira de Criminologia. 12(2), p. 112-121, 2023. (Adaptado).
Com relação aos fungos de interesse forense, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Para diferenciar fungos unicelulares de células bacterianas crescendo sobre cadáveres, pode-se avaliar a composição da parede celular. Nos fungos, ela contém predominantemente celulose, enquanto nas bactérias, a composição é de peptidoglicana.
( ) Alguns fungos são dimórficos, apresentando duas formas de crescimento – filamentosa ou levedura – e podem passar de uma forma para outra quando mudam as condições ambientais.
( ) A dosagem de etanol em amostras biológicas post mortem pode sofrer interferência devido à presença de leveduras que realizam a fermentação.
As afirmativas são, respectivamente,