Questões de Concurso Sobre hereditariedade e diversidade da vida em biologia

Foram encontradas 957 questões

Q3296810 Biologia
Leia as afirmativas abaixo:

I – Fungos, protistas, moneras e vírus são reinos e/ou grupos variados, abrangendo organismos unicelulares e pluricelulares com especificidades distintas.
II – Nos protistas, existem espécies fotossintetizantes (algas) e heterotróficas (protozoários), evidenciando diversidade funcional.
III – Os fungos são exclusivamente autótrofos, fabricando o próprio alimento.
IV – As bactérias podem agir como decompositoras, enquanto os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3231697 Biologia
A Lipodistrofia Congênita Generalizada do tipo Berardinelli-Seip – LCG, com casos registrado no Rio Grande do Norte, é uma síndrome rara autossômica recessiva, caracterizada pela quase completa ausência de tecido adiposo corporal, resultando em alterações no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Com base no cruzamento entre dois pais heterozigóticos (Rr), a probabilidade de terem, respectivamente, filhos normais e afetados pela doença será
Alternativas
Q3225406 Biologia

A respeito do papel da genética de populações na conservação da biodiversidade, julgue o item a seguir.


A heterozigose média — também conhecida como heterozigosidade média — observada em uma população para dado locus é diretamente proporcional à quantidade de loci polimórficos na espécie.

Alternativas
Q3225405 Biologia

A respeito do papel da genética de populações na conservação da biodiversidade, julgue o item a seguir.


O endocruzamento aumenta os homozigotos na população, o que, potencialmente, leva à redução da reprodução e da sobrevivência, devido ao desmascaramento de alelos deletérios.

Alternativas
Q3225385 Biologia

Julgue o item seguinte, relacionado a filogeografia. 


Existem duas fontes possíveis de DNA: o nuclear (mitocondrial em animais) e o organelar (mitocondrial e plastidial em plantas); sendo que em organismos de reprodução sexuada, o DNA nuclear é herdado de forma biparental, ao passo que o DNA organelar é geralmente herdado de modo uniparental.

Alternativas
Q3211118 Biologia

Sabe-se, atualmente, que existem dois genes envolvidos na determinação da cor dos olhos, denominados genes GEY e BEY. O gene GEY tem dois alelos, um dominante (GV), que condiciona a cor verde, e outro recessivo (GA), que condiciona a cor azul. Igualmente, o gene BEY tem dois alelos, um dominante (BM) que condiciona olhos castanhos, e outro recessivo, que condiciona a cor azul (BA). Sabe-se, também, que o gene BAY (BM), que condiciona olhos castanhos é epistático dominante sobre o gene GEY (GV e GA).


Assim, uma pessoa com olhos verdes e outra pessoa com olhos azuis apresentam, respectivamente, os seguintes genótipos

Alternativas
Q3211117 Biologia

A cegueira para as cores vermelho e verde é uma característica ligada ao sexo nos seres humanos. O alelo mutante da cegueira para as cores vermelho e verde é expresso como uma característica recessiva ligada ao cromossomo X.


O heredograma a seguir representa essa herança genética em uma família, na qual os indivíduos diferenciados com a cor preta apresentam a anomalia citada.



Imagem associada para resolução da questão


A probabilidade do casal 1 x 2 ter um menino com a anomalia é:


Alternativas
Q3209171 Biologia
Suponha que em uma determinada população, a probabilidade de uma pessoa ser do tipo sanguíneo O seja de 0,6, do tipo A seja 0,3, e do tipo B seja de 0,1. Suponha ainda que a probabilidade de o fator Rh ser positivo seja de 0,8, independentemente do sistema ABO.

Qual será então a probabilidade, nessa população, de termos doadores universais (O Rh negativo)?
Alternativas
Q3208827 Biologia
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero, causado pelo HPV, é o terceiro tipo de tumor mais incidente entre mulheres no Brasil. Além disso, estima-se que 10% dos casos de câncer sejam causados por vírus, incluindo Epstein-Barr, Hepatite B e alguns representantes de Retroviridae.
Sobre esse fato, analise as afirmativas a seguir:

I. A capacidade dos vírus de induzirem tumores está associada à interferência no RNA da célula hospedeira.
II. Vírus oncogênicos integram o seu material genético ao DNA do hospedeiro e causam transformação da célula do hospedeiro.
III. O papilomavirus humano é um exemplo de vírus de DNA oncogênico.
IV. Somente vírus de DNA possuem capacidade de induzir tumores.
V. Somente vírus de RNA possuem capacidade de induzir tumores.

Estão corretas apenas as afirmativas 
Alternativas
Q3208826 Biologia
A variabilidade genética é essencial para a viabilidade de uma determinada espécie, permitindo a sua sobrevivência em diferentes condições. Na natureza, um dos principais mecanismos para aquisição de variabilidade genética é a reprodução sexuada, pois, a cada geração, novas combinações são originadas pela união de diferentes alelos oriundos dos gametas. No entanto, as bactérias se reproduzem por fissão binária, um mecanismo assexuado em que uma célula produz cópias idênticas de si mesma.
Apesar da reprodução assexuada, bactérias podem apresentar mecanismos de recombinação genética que são caracterizados por  
Alternativas
Q3208804 Biologia
Inversões genéticas são rearranjos cromossômicos que ocorrem quando um segmento de um cromossomo sofre uma quebra e é soldado de forma invertida.
A relação entre inversão cromossômica e evolução de novas características é aquela em que as inversões cromossômicas
Alternativas
Q3208803 Biologia
A alteração na frequência gênica das populações ao longo do tempo é uma das características do processo de evolução. Essas alterações podem determinar mudanças na frequência de genótipos e/ou fenótipos. Após a morte de Charles Darwin, as discussões sobre mecanismos evolutivos foram acirradas; entre os pontos discutidos, destaca-se o papel da seleção natural e da deriva genética.
A descrição correta do efeito da seleção natural e da deriva genética sobre a frequência gênica é aquela em que a 
Alternativas
Q3208802 Biologia
O fenômeno no qual a expressão de um gene é influenciada pela expressão de um outro gene é denominado de interação gênica. Diferente do que ocorre na Segunda Lei de Mendel, dois lócus independentes influenciam a expressão de um único fenótipo. Numa espécie hipotética de plantas, a coloração das folhas é influenciada pelo lócus A e B. O lócus A é responsável pela produção dos pigmentos: o alelo dominante determina a cor roxa e o recessivo, a cor amarela. Já a fixação dos pigmentos é influenciada pelo lócus B, com o alelo dominante impedindo a fixação.
No cruzamento de plantas duplo heterozigotas, qual a proporção esperada de indivíduos com fenótipo roxo homozigoto para os dois lócus?
Alternativas
Q3183020 Biologia
Para responder à questão, analise o heredograma abaixo: 

Captura_de tela 2025-02-04 100842.png (423×287)
O padrão de herança da condição em questão é:
Alternativas
Q3183019 Biologia
Para responder à questão, analise o heredograma abaixo: 

Captura_de tela 2025-02-04 100842.png (423×287)
Se o casal, representado pelos números 1 e 2, vier a ter outra criança, a chance de ela nascer afetada pela condição em questão é de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área II |
Q3172995 Biologia
Uma mulher do grupo A, heterozigota para essa característica, e Rh negativo, tem um filho do grupo B, heterozigoto para essa característica, e que nasceu com eritoblastose fetal.
Essa mulher quer que um certo homem assuma a paternidade da criança. O homem em questão pertence ao grupo B e é Rh negativo, sendo que seus pais têm o mesmo fenótipo dele e são homozigotos para as duas características.
Baseado na herança dessas características, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172004 Biologia
Estava escuro. Mesmo assim, a vítima não teve dúvidas em identificar um homem, então com 32 anos, como aquele que a estuprou e agrediu. Apesar de jurar a sua inocência, ele foi julgado e condenado a cinquenta anos de prisão apenas com base no testemunho da vítima. Depois de vinte e cinco anos na cadeia, sua inocência foi finalmente reconhecida por um tribunal, graças a um teste de DNA que provou, sem margem para dúvidas, que não fora ele.
(Adaptado de CHEMELLO, E. Ciência Forense. Química Virtual, março de 2007).

Com relação ao material genético e à sua utilização na investigação criminal, avalie os itens a seguir.


I. No DNA, as ligações entre os pares de bases são mais fortes do que as ligações açúcar-fosfato. Isso permite que as duas fitas de DNA sejam separadas sem danificar suas cadeias principais, facilitando a duplicação do DNA.


II. Na eletroforese em gel, os fragmentos maiores de DNA migram mais lentamente do que os menores. Após algum tempo, os fragmentos de DNA se espalham pelo gel de acordo com seu tamanho, formando bandas individuais, cada uma composta por um conjunto de moléculas de DNA de mesmo comprimento.

III. Utilizando pares iniciadores que têm como alvo sequências genômicas que são conhecidas por não sofrerem variações na população humana, a reação em cadeia da polimerase (PCR) torna possível gerar uma impressão digital de DNA (DNA fingerprint) distinta para cada pessoa. Tais análises forenses podem ser usadas para identificar indivíduos que cometeram crimes, mas também para exonerar indivíduos que foram acusados injustamente.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172002 Biologia
Em um roubo de obras de arte, foram encontradas amostras biológicas deixadas pelo(a) criminoso(a) que permitiram construir o seguinte idiograma:

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://edif.blogs.sapo.pt). Acesso em: 10/1/2025. Adaptado.


Pela análise da imagem, entre os suspeitos a seguir, o único que pode ser o(a) criminoso(a) é o indivíduo com
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172001 Biologia
Leia o trecho a seguir:
Nosso organismo sem enzimas não funcionaria. Um exemplo que podemos utilizar para evidenciar a importância dessas proteínas é o da doença conhecida como fenilcetonúria. Essa é uma patologia de origem genética, com padrão de herança autossômico recessivo, na qual o organismo não é capaz de produzir a enzima que catalisa o metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo de fenilalanina no organismo causa diversos problemas e, em casos extremos, pode levar à morte. Por isso, o portador da doença deve ter uma alimentação altamente regrada.
(Adaptado de CHEMELLO, E. Ciência Forense. Química Virtual, março de 2007).

Um homem que não apresenta a fenilcetonúria diz ser o pai de uma criança com fenilcetonúria.
Sabendo que a frequência do alelo para a fenilcetonúria nessa população corresponde a 0,006 e, na falta de outras informações, a chance de o homem ter o genótipo necessário para ser pai da criança é, aproximadamente,
Alternativas
Q3171359 Biologia
Assinale a alternativa que completa a frase corretamente:

No processo de determinação do sexo biológico humano, o óvulo sempre contribui com o cromossomo ___ , enquanto o espermatozoide pode fornecer um cromossomo ___ ou ___ . A combinação desses cromossomos determinará o sexo do indivíduo, sendo que a probabilidade de gerar meninos ou meninas é ___ .
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: C
6: E
7: C
8: A
9: C
10: A
11: A
12: B
13: A
14: D
15: C
16: A
17: B
18: D
19: B
20: A