Questões de Concurso
Sobre níveis de organização da vida em biologia
Foram encontradas 227 questões
(Fauna da Floresta Nacional de Carajás - estudos sobre vertebrados terrestres, 2012. Adaptado.)
De acordo com o texto, na Floresta Nacional de Carajás, o número de espécies de morcegos que ocupam exclusivamente o segundo nível trófico é igual a
Sobre a organização dos seres vivos, assinale a alternativa CORRETA.
As principais comunidades que habitam o ambiente aquático são:
I - Plâncton: é a comunidade de organismos que apresenta movimentação própria, sendo representada principalmente pelos peixes. Além do seu significado ecológico, situando-se no topo da cadeia alimentar, os peixes servem como fonte de proteínas para a população e podem atuar como indicadores da qualidade da água.
II – Nécton: organismos sem movimentação própria, que vivem em suspensão na água, podendo ser agrupados em fitoplâncton (algas, bactérias) e zooplâncton (protozoários, rotíferos, crustáceos). A comunidade planctônica exerce papel fundamental na ecologia aquática, tanto na construção da cadeia alimentar quanto na condução de processos essenciais, como a produção de oxigênio e a decomposição da matéria orgânica
I. Espécies invasoras podem competir com espécies nativas por recursos, levando à redução da biodiversidade local.
II. A introdução intencional de espécies exóticas gera impactos positivos ao ecossistema, sendo mais prejudicial apenas a introdução acidental.
III. O controle de espécies invasoras frequentemente requer investimentos financeiros significativos e nem sempre apresenta eficiência suficiente para permitir que os ecossistemas recuperem seu equilíbrio natural.
IV. Exemplos de espécies invasoras incluem tanto animais quanto plantas que se espalham rapidamente em um ambiente novo.
Assinale a alternativa correta:
Analise o esquema seguir sobre o ciclo de vida de Apis melífera.
(DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de vida – Biologia 11; PORTO EDITORA. Adaptado)
O processo responsável pela formação
I - Os impactos ambientais são ações de modificação dos elementos da natureza provocadas principalmente pelas atividades humanas.
II - A agropecuária e a mineração são exemplos de atividades econômicas que geram diferentes tipos de impactos ambientais.
III - A expansão da urbanização e a da industrialização são exemplos que causam pequenos impactos ambientais registrados nas cidades.
IV - A alteração dos padrões climáticos globais e regionais é uma das consequências dos impactos ambientais verificadas na atualidade.
V - A mudança do consumo e da produção de bens diversos é uma alternativa para diminuir os impactos ambientais.
Indique a alternativa correta:
Atualmente, tem-se muita noção de que os seres vivos mudam ao longo dos anos, através de um processo chamado transformismo. Entretanto, durante muitos anos, acreditou-se que as espécies eram fixas e imutáveis, crença chamada de fixismo.
César; Sezar e Caldini. Biologia. Volume 3. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
“O processo de branqueamento de corais no mar de Pernambuco vai se agravar em 2024, segundo pesquisadores da ONG Projeto Conservação Recifal, que monitora a costa do estado há 10 anos. Levantamentos recentes da ONG projetam uma perda de mais de 30% dos corais por branqueamento em 2024, superando o índice registrado no ano passado. De acordo com os cientistas, esse é o maior processo de morte dessas espécies já registrado no litoral brasileiro.”
FERREIRA, Gustavo. Branqueamento de corais: Pernambuco vai perder cerca de um terço das espécies em 2024, dizem pesquisadores. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/05/01/branqueamento-decorais-pernambuco-vai-perder-cerca-de-um-terco-das-especies-em-2024-dizempesquisadores.ghtml. Acesso em 28 jul. 2024.
Confrontados com essa realidade, os estudantes propuseram diferentes medidas para minimizar tal problema. Entre as práticas listadas a seguir, qual seria a mais adequada para alcançar esse objetivo?
Algumas acácias abrigam formigas picadoras do gênero Pseudomyrmex em seus espinhos ocos. As formigas se alimentam do néctar da árvore e de intumescências ricas em proteínas localizadas nas bases das folhas. Elas costumam ser agressivas e atacar organismos que entrem em contato com a árvore, além de remover esporos de fungos e detritos.
A relação entre as acácias e as formigas picadoras é um exemplo de
I. A competição de interferência é uma interação antagonista direta entre competidores, podendo ocorrer por meios comportamentais ou químicos. II. Na competição de exploração, os indivíduos competem diretamente através de efeitos mútuos sobre os recursos compartilhados. III. No caso de competição assimétrica, uma espécie explora determinado recurso de forma mais eficiente do que outra, a qual poderá persistir no ambiente se substituir o recurso disputado por outro.
Todos os negócios operam em um ambiente geral, conhecido como macroambiente, que é composto de uma multiplicidade de variáveis que interagem dinamicamente entre si, como variáveis econômicas, sociais, tecnológicas, culturais, legais, demográficas e ecológicas. Todas essas variáveis causam impactos profundos em todas as empresas, sem qualquer discriminação.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008. [Adaptado].
As variáveis ecológicas são relacionadas com