Questões de Concurso Sobre órgãos dos sentidos em biologia

Foram encontradas 39 questões

Q3110081 Biologia
São estruturas que fazem parte do órgão de visão: 
Alternativas
Q3070275 Biologia
Um tipo comum de surdez é causado por fibrose, no ouvido médio, após infecção repetida ou por fibrose que ocorre na doença hereditária, chamada otosclerose estapediana. Em ambos os casos, as ondas sonoras não podem ser transmitidas até o local onde é gerado o impulso nervoso que seria levado pelo nervo vestibulococlear ao centro da audição, no lobo temporal do cérebro, onde o som é percebido.
De acordo com o texto, a fibrose ocorre na região onde se localiza(m)
Alternativas
Q3070263 Biologia
Em uma aula para o estudo da visão, uma professora utilizou um esquema para mostrar as partes componentes do olho humano e suas respectivas funções. Ela aproveitou o esquema para explicar os principais problemas de visão, decorrentes de alterações ou doenças nesses componentes. O esquema utilizado encontra-se a seguir. 

Q36.png (297×180)

A catarata e o daltonismo são condições associadas, respectivamente, aos componentes indicados pelos números:
Alternativas
Q2403521 Biologia

A discromatopsia é um termo usado para designar qualquer tipo de defeito de visão de cores. A expressão “daltonismo” é popularmente usada como sinônimo de discromatopsia, em referência ao químico John Dalton (1766-1844), que tinha protanopia (um tipo de discromatopsia) e foi o primeiro cientista a estudar o assunto. As discromatopsias podem ser congênitas. Na retina humana, existem aproximadamente cinco milhões de cones, e cada um contém um tipo específico de fotopsina: vermelha, verde ou azul. A fotopsina é a proteína responsável por converter o sinal luminoso em sinal elétrico, que é conduzido pelo nervo óptico até o córtex cerebral, onde a visão cromática é interpretada. Cada fotopsina é sensível à luz, com um comprimento de onda distinto. Em humanos, o mecanismo de visão de cores é fundamentalmente tricromático, pois as diferentes proporções de estimulação dos três tipos específicos de cones explicam todas as outras cores.


Disponível em: <https://9h.fit/a1JYbW>.

Acesso em: 5 ago. 2022, com adaptações.


Com relação à visão, ao daltonismo e as respectivas consequências, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2381045 Biologia
Na urina testada com ácido sulfossalicilico, os teores aproximados de proteinúria com grau de precipitação turvação média, temos a quantidade aproximada de:
Alternativas
Q2381044 Biologia
No método de Newburger para determinação do índice ictérico, qual o índice ictérico no caso de 1ml de soro diluído para 4 ml (3ml de acetona), com padrão em 10 no colorímetro e o soro em 9?
Alternativas
Q2199219 Biologia
A percepção das características ambientais, assim como suas eventuais mudanças, depende, entre outros fatores, dos chamados órgãos dos sentidos e suas estruturas especializadas. A Fóvea e o Humor aquoso, por exemplo, são estruturas fundamentais para o sentido: 
Alternativas
Q2126023 Biologia
Os olhos são órgãos fotossensíveis complexos que são capazes de captar minuciosamente a forma, a cor e a intensidade de luz refletida nos corpos. Para que tenhamos essa percepção, é preciso que nosso cérebro transforme os estímulos nervosos em sensação de visão.
Sobre este processo, analise as afirmações abaixo:

I- Os receptores (olhos) enviam através dos nervos os impulsos nervosos para o cérebro que, no encéfalo, em áreas específicas do córtex cerebral, os neurônios interpretam estes impulsos como percepção de sentidos.
II- O daltonismo se caracteriza por um distúrbio visual decorrente da falha na decodificação do estímulo no encéfalo, fazendo com que a pessoa confunda ou tenha dificuldade de distinguir as cores, como verde e vermelho por exemplo.
III- A presbiopia é decorrente da perda de parte da capacidade de conversão do estímulo luminoso em imagem, fazendo com que a pessoa necessite de lentes corretivas para perto.
IV- A transdução, o primeiro passo para a conversão do estímulo físico da luz em um sinal elétrico, acontece quando nos receptores há uma mudança no potencial das membranas das células sensoriais.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2113122 Biologia
O olho humano é um sistema muito sofisticado e, na explicação de seu funcionamento, há envolvimento das três áreas das Ciências da Natureza, o que possibilita um tratamento multidisciplinar. Os professores de Biologia, de Física e de Química podem abordar, respectivamente, por exemplo, a transmissão dos sinais entre o olho e o cérebro por meio Imagem associada para resolução da questão , o sistema óptico Imagem associada para resolução da questão formado pela córnea e pelo cristalino e as transformações químicas produzidas pela luz nas substâncias fotossensíveis existentes na Imagem associada para resolução da questão.
Completam correta e respectivamente as lacunas I, II e III o que se encontra em
Alternativas
Q2036778 Biologia
A Anatomia humana é bastante complexa, mas é necessária para a fundamentação do estudo e entendimento da Fisiologia dos órgãos e dos sistemas.
Nos cortes anatômicos, se pretendêssemos observar o corpo caloso na íntegra, deveríamos seccionar 
Alternativas
Q2022371 Biologia
Embora os cientistas confirmem a formação de aproximadamente dez milhões de cores que, na teoria, invadem o nosso campo visual, a retina de grande parte dos seres humanos só é capaz de registrar 
Alternativas
Q2004306 Biologia

Algumas pessoas reclamam de tontura ao abaixar a cabeça brusca ou mesmo suavemente, a ponto de terem a sensação de que cairão. Os nossos ouvidos não são órgãos exclusivos para a audição e para a captação da intensidade dos sons. Em seu interior, existe um órgão capaz de manter o equilíbrio da cabeça em relação à posição do tronco. Esse equilíbrio depende de ampolas com células sensoriais ciliadas se encontram ficam os estatocônios, pequenos grãos cristalinos de carbonato de cálcio, inseridos num material gelatinoso. Abaixo, temos a imagem da anatomia dos nossos ouvidos. 


Imagem associada para resolução da questão


Sobre esse equilíbrio, ele ocorre devido à integração específica com o(a) 

Alternativas
Q1962294 Biologia
O bulbo do olho humano adulto, que mede cerca de 2,5cm de diâmetro, apresenta entre as suas estruturas a esclera, a qual corresponde
Alternativas
Q1873904 Biologia
Assinale a alternativa que cita corretamente o sentido em que estão envolvidos os menores ossos do ser humano, conhecidos como martelo, bigorna e estribo.
Alternativas
Q1800900 Biologia
Os distúrbios oftalmológicos constituem uma importante limitação no processo de ensino-aprendizagem na idade escolar. As causas mais comuns da redução na acuidade visual em estudantes são os erros de refração (hipermetropia, astigmatismo e miopia), estrabismo e ambliopia. Os erros de refração não corrigidos são uma das principais causas de deficiência visual nas crianças no Brasil. A detecção precoce de erros de refração possibilita sua correção ou minimização, possibilitando o melhor rendimento da criança em idade escolar. Entre as anomalias que afetam a visão, é correto afirmar que:
I- A miopia é uma anomalia que geralmente se estabiliza com a idade. Pode ser corrigida com lentes (óculos ou lentes de contato) que afastam os raios luminosos e os direcionam exatamente sobre retina. II- A hipermetropia consiste em uma anomalia em que a imagem é formada antes da retina, devido ao alongamento excessivo do globo ocular ou por espessamento excessivo do cristalino. III- O astigmatismo é uma anomalia que impede a convergência de todos os raios luminosos para um mesmo foco, causando dificuldades de visão tanto de perto quanto de longe, mas pode ser corrigida com uso de lentes. IV- A presbiopia é um problema comum que aparece em pessoas mais velhas, começa normalmente a partir dos 40 anos. Devido à idade, o cristalino fica endurecido e não consegue acomodar a imagem exatamente sobre a retina. Entre os principais sintomas da presbiopia, está a falta de foco de objetos próximos. V- O daltonismo é um erro de refração pouco comum, que se caracteriza pelo fato da pessoa que a possui não distinguir cores, como o vermelho e o verde.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1714705 Biologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, o jejuno, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões. II. No ser humano, as superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. As articulações sinoviais, no corpo humano, incluem a maioria das articulações do corpo. A articulação pode ser dividida de forma completa ou incompleta por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1691326 Biologia
As próximas figuras ilustram três diferentes tipos de imagem, sem correção, vistas por indivíduos que apresentam problemas bastante comuns na visão.
Imagem associada para resolução da questão
Internet: <https://lenscope.com.br>.
Assinale a opção em que uma dessas imagens está relacionada corretamente ao problema de visão apresentado pelo indivíduo que visualiza a paisagem daquela maneira e, na sequência, ao tipo de lente recomendada para a correção desse problema.
Alternativas
Q1689965 Biologia
No corpo humano, a melatonina
Alternativas
Q1687137 Biologia
Muitos dispositivos de ótica fazem uso de lentes únicas por exemplo, câmeras fotográficas, lupas e óculos. Também encontramos dispositivos óticos importantes que possuem associação de lentes para seu bom funcionamento, como o microscópio e telescópios. Sobre esses dispositivos, qual alternativa abaixo apresenta a descrição incorreta?
Alternativas
Q1687136 Biologia
Um olho normal forma sobre a retina uma imagem de um objeto que se encontra no infinito quando o olho está relaxado. Sobre os defeitos da visão, indique qual forma de correção está correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: E
5: B
6: D
7: A
8: A
9: A
10: D
11: A
12: B
13: A
14: D
15: C
16: C
17: B
18: B
19: C
20: A