Questões de Concurso
Sobre platelmintos e nematódeos em biologia
Foram encontradas 174 questões
I. A fase larval da tênia, conhecida como cisticerco, se desenvolve principalmente nos tecidos do hospedeiro intermediário, onde pode causar a cisticercose, que resulta na formação de cistos nos músculos e outros órgãos.
II. O hospedeiro definitivo da Taenia solium é tipicamente o ser humano, enquanto o hospedeiro intermediário é o porco, onde as larvas se desenvolvem nos músculos esqueléticos e cardíacos.
III. O ciclo de vida da tênia é simples e envolve apenas um hospedeiro, com transmissão direta por ingestão de ovos liberados pelas proglótides grávidas que se desprendem do corpo da tênia adulta.
IV. A tênia absorve os nutrientes diretamente da corrente sanguínea do hospedeiro através de estruturas especializadas denominadas microvilosidades intestinais, que aumentam a área de absorção de substâncias essenciais à sobrevivência do parasita.
V. A profilaxia da teníase envolve o tratamento da carne de porco e de boi com altas temperaturas ou congelamento, uma vez que esses métodos destroem as larvas presentes nos tecidos musculares, impedindo a transmissão da doença ao ser humano.
O quantitativo de afirmações incorretas corresponde a:
Parasitas intestinais como a Taenia, popularmente conhecida como solitária, possuem características específicas para sua adaptação à vida parasitária. A solitária, como o nome já diz, consegue sobreviver sozinha no intestino humano se reproduzindo por autofecundação. Outras duas características ligadas a vida parasitária desses organismos são
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima
Analise a imagem a seguir.
BRUSCA, R.C., MOORE, W., SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed., 2018. Adaptado.
No ciclo do Schistosoma mansoni, o miracídio é uma larva livrenatante que
I. Apresenta um ciclo de vida complexo com alternância de estágios sexuais e assexuados.
II. Os casais de esquistossomos vivem nas veias do intestino humano, onde se alimentam de substâncias do sangue e se acasalam.
III. Os ovos são colocados pelas fêmeas nos vasos sanguíneos do mesentério do hospedeiro humano, de onde passam para a cavidade intestinal e são eliminados com as fezes.
IV. Ao entrar em contato com água, os ovos eclodem e libertam larvas que precisam encontrar rapidamente certos tipos de caramujos (planorbídeos), seu hospedeiro intermediário.
V. As larvas cercárias penetram no caramujo e originam de modo assexuado larvas dotadas de cauda, que saem do caramujo e passam a nadar ativamente.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
Dentre os platelmintos, conhecidos como vermes achatados, existem espécies que são parasitas, como a tênia ou solitária. Umas das espécies de solitária é a Taenia solium que pode provocar a teníase e a cisticercose.
Nas opções abaixo, indique a alternativa que cita CORRETAMENTE a forma de contágio, em humanos, da cisticercose e da teníase, respectivamente.
Sobre a constituição dos seres vivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os platelmintos são seres vivos que não apresentam sistema respiratório e nem sistema circulatório.
( ) Os nematelmintos são vermes cilíndricos com extremidades afiladas que têm sistema digestório incompleto e com ausência de ânus.
( ) O sistema digestório, de regra geral para todos os moluscos, é constituído somente de boca e ânus; o pulmão dos moluscos corresponde a uma região pouco vascularizada do manto na cavidade palial.
( ) Todos os anelídeos possuem algumas características em comum como o sistema digestório com boca e ânus e celoma bem desenvolvido, que abriga um sistema circulatório fechado, no qual o sangue circula somente dentro de vasos.
A sequência está correta em
Os platelmintos apresentam características morfofisiológicas muito significativas na biologia evolutiva animal. Além de ser o primeiro filo a apresentarem um sistema excretor constituído por um grupo de células especializadas denominadas, as células-flama. Os platelmintos são os primeiros animais a apresentar também:
A figura abaixo ilustra as três espécies de tênia mais comuns. O verme adulto possui três segmentos corporais: escólex ou cabeça, um pescoço estreito, e um grande estróbilo com centenas de proglotes. As espécies T. solium e T. saginata possuem distribuição global, enquanto a T. asiatica é geograficamente restrita à Coreia, Japão, China e Sudeste Asiático.
Considerando a anatomia externa das tênias mostrada na figura, assinale a alternativa que identifica de forma correta cada um desses parasitos.
I. Únicos representantes desse reino, que não apresentam tecidos.
II. São triblásticos; porém, não apresentam cavidades corporais – acelomados.
III. Apresentam corpo organizado em partes que se repetem – metâmeros.
Os representantes do Reino Animalia que apresentam as características descritas em I, II e III são, respectivamente: