Questões de Concurso Sobre platelmintos e nematódeos em biologia

Foram encontradas 175 questões

Q3088526 Biologia
O ciclo biológico de parasitas intestinais, como as tênias, apresenta complexidades e peculiaridades que envolvem múltiplos hospedeiros e etapas de desenvolvimento distintas. Esses organismos pertencem ao filo Platyhelminthes, classe Cestoda, caracterizando -se por não possuírem trato digestório, dependendo totalmente da absorção de nutrientes diretamente do intestino de seus hospedeiros definitivos. O ciclo de vida das tênias geralmente envolve um hospedeiro intermediário e um hospedeiro definitivo. A tênia adulta habita o intestino do hospedeiro definitivo, enquanto suas larvas (cisticercos) podem ser encontradas nos tecidos do hospedeiro intermediário. Baseando -se nessa características, analise as seguintes afirmações sobre a biologia e o ciclo de vida das tênias:
I. A fase larval da tênia, conhecida como cisticerco, se desenvolve principalmente nos tecidos do hospedeiro intermediário, onde pode causar a cisticercose, que resulta na formação de cistos nos músculos e outros órgãos.
II. O hospedeiro definitivo da Taenia solium é tipicamente o ser humano, enquanto o hospedeiro intermediário é o porco, onde as larvas se desenvolvem nos músculos esqueléticos e cardíacos.
III. O ciclo de vida da tênia é simples e envolve apenas um hospedeiro, com transmissão direta por ingestão de ovos liberados pelas proglótides grávidas que se desprendem do corpo da tênia adulta.
IV. A tênia absorve os nutrientes diretamente da corrente sanguínea do hospedeiro através de estruturas especializadas denominadas microvilosidades intestinais, que aumentam a área de absorção de substâncias essenciais à sobrevivência do parasita.
V. A profilaxia da teníase envolve o tratamento da carne de porco e de boi com altas temperaturas ou congelamento, uma vez que esses métodos destroem as larvas presentes nos tecidos musculares, impedindo a transmissão da doença ao ser humano.

O quantitativo de afirmações incorretas corresponde a:
Alternativas
Q3083311 Biologia
A lombriga ou uma fêmea adulta de ascáride põe, diariamente, mais de 200 mil ovos, que são eliminados do corpo do hospedeiro nas fezes. As pessoas adquirem ascaridíase ao ingerir ovos fecundados, presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas ou de porcos infestados pelo verme. No organismo do hospedeiro humano, a casca do ovo é digerida e dele sai uma pequena larva filamentosa. Sobre o processo de migração das larvas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079578 Biologia

Parasitas intestinais como a Taenia, popularmente conhecida como solitária, possuem características específicas para sua adaptação à vida parasitária. A solitária, como o nome já diz, consegue sobreviver sozinha no intestino humano se reproduzindo por autofecundação. Outras duas características ligadas a vida parasitária desses organismos são

Alternativas
Q3076249 Biologia
Observe a figura:
13.png (422×186)
A figura acima demonstra uma ordenação evolutiva da filogenia dos principais grupos do reino animal com seus respectivos representantes. Dessa forma, complete a figura com os grupos representados por I, II e III, corretamente. 
Alternativas
Q3067985 Biologia
A cisticercose humana é uma doença parasitária cujo agente etiológico é o cestódeo Taenia solium. Diferentemente da teníase, outra doença causada pelo mesmo verme, na cisticercose o homem ingere os(as) _____________ da tênia.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima
Alternativas
Q3059248 Biologia
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3056465 Biologia
Qual a maneira pela qual o indivíduo pode contrair esquistossomose?
Alternativas
Q3051946 Biologia

Analise a imagem a seguir.


                                             Imagem associada para resolução da questão


BRUSCA, R.C., MOORE, W., SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed., 2018. Adaptado.


No ciclo do Schistosoma mansoni, o miracídio é uma larva livrenatante que

Alternativas
Q3049634 Biologia
Sobre o ciclo de vida do Schistosoma mansoni, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta um ciclo de vida complexo com alternância de estágios sexuais e assexuados.
II. Os casais de esquistossomos vivem nas veias do intestino humano, onde se alimentam de substâncias do sangue e se acasalam.
III. Os ovos são colocados pelas fêmeas nos vasos sanguíneos do mesentério do hospedeiro humano, de onde passam para a cavidade intestinal e são eliminados com as fezes.
IV. Ao entrar em contato com água, os ovos eclodem e libertam larvas que precisam encontrar rapidamente certos tipos de caramujos (planorbídeos), seu hospedeiro intermediário.
V. As larvas cercárias penetram no caramujo e originam de modo assexuado larvas dotadas de cauda, que saem do caramujo e passam a nadar ativamente.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3049629 Biologia
O reino animal se caracteriza por apresentar vários filos com diferentes tipos de animais. Existe um filo que é representado por vermes com corpos acelomados, achatados finos ou foliáceas, podem também ser alongados em forma de fita. São animais triblásticos de simetria bilateral. Nesse filo há formas de vida livre e espécies parasitas como, por exemplo:
Alternativas
Q3020058 Biologia

Dentre os platelmintos, conhecidos como vermes achatados, existem espécies que são parasitas, como a tênia ou solitária. Umas das espécies de solitária é a Taenia solium que pode provocar a teníase e a cisticercose.


Nas opções abaixo, indique a alternativa que cita CORRETAMENTE a forma de contágio, em humanos, da cisticercose e da teníase, respectivamente.

Alternativas
Q2764863 Biologia
Organismos com corpo achatado dorsoventralmente que chega a mais de três metros de comprimento. São vermes que geralmente vivem solitários e fixos à mucosa intestinal humana. Os adultos apresentam cor branco leitosa, cabeça (escólex) com quatro ventosas e corpo constituído por várias proglótides. Essa descrição refere-se a qual parasita e filo?
Alternativas
Q2606561 Biologia

Sobre a constituição dos seres vivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os platelmintos são seres vivos que não apresentam sistema respiratório e nem sistema circulatório.


( ) Os nematelmintos são vermes cilíndricos com extremidades afiladas que têm sistema digestório incompleto e com ausência de ânus.


( ) O sistema digestório, de regra geral para todos os moluscos, é constituído somente de boca e ânus; o pulmão dos moluscos corresponde a uma região pouco vascularizada do manto na cavidade palial.


( ) Todos os anelídeos possuem algumas características em comum como o sistema digestório com boca e ânus e celoma bem desenvolvido, que abriga um sistema circulatório fechado, no qual o sangue circula somente dentro de vasos.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2576627 Biologia
Os animais pertencentes ao clado Ecdysozoa compartilham a característica de sofrerem ecdise, ou muda da cutícula. Eles apresentam uma cutícula laminar que é substituída um determinado número de vezes e, por meio dessas trocas, ocorre o crescimento corpóreo. Um filo de ecdisozoário, por exemplo, sofre quatro mudas de sua cutícula rica em fibras de colágeno até atingir a maturidade. Os adultos desse filo apresentam um pseudoceloma (ou blastoceloma) que funciona como um esqueleto hidrostático, abrigando um líquido corpóreo em alta pressão que funciona como força antagônica à única musculatura longitudinal que possui. Esse filo é chamado de
Alternativas
Q2500354 Biologia
Os vermes do filo Nematoda são classificados em duas grandes classes: a Secernentea, cujos representantes podem ser espécies parasitas ou de vida livre, com anfídeos espiralados e com algumas espécies possuindo fasmídeos; e a Adenophorea, com a grande maioria de seus representantes sendo de vida livre, embora, também, alguns parasitas estejam inclusos nesta classe. Os vermes Adenophorea, entretanto, possuem anfídeos saculares bem desenvolvidos e fasmídeos ausentes. Com relação aos vermes parasitas da classe Secernentea, alguns possuem um ciclo de vida um pouco diferente dos outros nematoides, porque são transmitidos ao hospedeiro através da picada de um mosquito, de modo semelhante aos vírus muito comuns hoje em dia, como a Dengue, Chikungunya e Zika. Esses vermes são
Alternativas
Q2500341 Biologia
O filo Platyhelminthes compreende animais que apresentam corpo achatado de forma dorsiventral. Seus representantes são animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral, como mostra a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Os platelmintos apresentam características morfofisiológicas muito significativas na biologia evolutiva animal. Além de ser o primeiro filo a apresentarem um sistema excretor constituído por um grupo de células especializadas denominadas, as células-flama. Os platelmintos são os primeiros animais a apresentar também:
Alternativas
Q2500338 Biologia
Os animais protostômios incluem, além do filo Nematoda, outros filos animais, que se subdividem em dois grandes táxons: os Lophotrochozoa e os Ecdysozoa. O grupo Ecdysozoa, com base em caracteres moleculares, é considerado monofilético e inclui animais, como nematódeos, insetos, aracnídeos, crustáceos, entre outros, que têm como uma das características principais:
Alternativas
Q2500334 Biologia
Os seres vivos apresentam níveis de complexidade hierarquicamente organizados. Assim, cada nível de organização incorpora seus níveis inferiores em sua estrutura. Nesse contexto, todos os animais são multicelulares e a maior complexidade estrutural desses organismos está associada à organização das células em unidades funcionais maiores. Com isso, é correto dizer que em metazoários do filo Platyhelmintes, como as planárias, esses animais exibem um grau de organização classificado como
Alternativas
Q2480940 Biologia
A classe Cestoda constitue animais acelomados do filo Platyhelminthes conhecidos como tênias ou solitárias, possuem o corpo achatado semelhante a uma fita, escólex com ventosas ou ganchos para fixarem-se ao trato digestório dos hospedeiros e uma série de segmentos reprodutivos denominados proglótides. Assinale a alternativa CORRETA. Sobre estes vermes, podemos afirmar que:  
Alternativas
Q2366948 Biologia
Os vermes platelmintos T. solium, T. saginata e o menos conhecido T. asiatica são espécies responsáveis pela teníase humana. As formas larvais dessas espécies, por sua vez, são responsáveis pela cisticercose. O ciclo das tênias implica dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. Na fase adulta, o único hospedeiro definitivo dessas tênias é o ser humano, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de T. solium e T. asiatica são os suínos e os de T. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura. Há, portanto, três fases com relação à população de parasitas: adulto no hospedeiro definitivo, ovos no ambiente e cisticercos, sua fase larvar, no hospedeiro intermediário.
A figura abaixo ilustra as três espécies de tênia mais comuns. O verme adulto possui três segmentos corporais: escólex ou cabeça, um pescoço estreito, e um grande estróbilo com centenas de proglotes. As espécies T. solium e T. saginata possuem distribuição global, enquanto a T. asiatica é geograficamente restrita à Coreia, Japão, China e Sudeste Asiático.



Imagem associada para resolução da questão


Considerando a anatomia externa das tênias mostrada na figura, assinale a alternativa que identifica de forma correta cada um desses parasitos. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: D
6: C
7: A
8: B
9: B
10: D
11: C
12: B
13: B
14: A
15: B
16: B
17: D
18: C
19: C
20: B