Questões de Concurso Sobre principais doenças endêmicas no brasil em biologia

Foram encontradas 331 questões

Q3121081 Biologia
No interior de Alagoas, um aumento de casos de doenças infecciosas foi relatado no hospital local, especialmente durante o período chuvoso, quando há maior proliferação de agentes patogênicos. A equipe de saúde pública identificou infecções causadas por diferentes agentes biológicos: vírus, bactérias e parasitas, cada um com características específicas e modos de prevenção e de tratamento distintos. Dadas as afirmativas sobre os tipos de agentes, doenças que causam e suas características,

I. Doenças causadas por bactérias, como a leptospirose, são transmitidas por meio de contato com água ou solo contaminados por urina de roedores, sendo tratadas com antibióticos específicos, mas preveníveis com práticas de saneamento.
II. Infecções virais, como o sarampo, são altamente contagiosas e transmitidas por gotículas respiratórias; a vacinação é a principal medida preventiva, e o vírus é eliminado no organismo pela resposta imune do hospedeiro.
III. Doenças causadas por protozoários parasitas, como a amebíase, são transmitidas pelo consumo de alimentos ou água contaminados por cistos do parasita e requerem tratamento específico com antiparasitários, uma vez que antibióticos não têm efeito sobre esses organismos. 
IV. Infecções respiratórias causadas por vírus, como o resfriado, são tratadas com antibióticos para prevenir a disseminação viral e reduzir o tempo de doença.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3110080 Biologia
“As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.”
Fonte: Ministério da Saúde
Um exemplo de um vetor de arbovirose e o agente etiológico, respectivamente, são:
Alternativas
Q3110073 Biologia
Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:
Alternativas
Q3091220 Biologia
A infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi provoca a doença de Chagas, que possui fases aguda e crônica. Durante a fase crônica, as manifestações clínicas são frequentemente associadas a danos cardíacos e digestivos, principalmente porque
Alternativas
Q3091217 Biologia
Por que as arboviroses muitas vezes têm surtos sazonais em áreas endêmicas?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079594 Biologia

A sorologia para o diagnóstico da infecção pelo HBV envolve a pesquisa de diferentes marcadores séricos que auxiliam o médico assistente a identificar qual a fase da doença.

Em relação às afirmativas abaixo identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem:


I O anti-HBs reagente isoladamente indica reação vacinal.

II Uma amostra com HBeAg reagente é altamente infectante.

III HBsAg reagente por menos de seis meses indica infecção crônica.

IV O anti-HBc total reagente indica infecção crônica ou contato prévio com o HBV.


A opção correta é:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079592 Biologia

“Prefeitura realiza combate ao Aedes e a roedores em bairros do município”


Disponível em: https://www.macae.rj.gov.br/noticias/ leitura/noticia/prefeitura-realiza-combate-ao-aedes-e-aroedores-em-bairros-do-municipio. Acesso em: 06 nov. 2023.


O combate citado auxilia no controle, respectivamente, das doenças: 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079584 Biologia

OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19


"Não devemos baixar a guarda, precisamos continuar vacinando os grupos vulneráveis e fortalecendo a vigilância, destacou o diretor da OPAS", Jarbas Barbosa.


Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus.

(09/05/2023 - Ascom SE/UNA-SUS). Acesso em: 19 out. 2023.


Contra SARS-CoV-2, assim como em outras viroses, em nossa imunidade inata, atuam

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079583 Biologia

“Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS em 2025 - Imunizante inédito está sendo desenvolvido pela Fiocruz”


(Publicado em 12/06/2023 - Agência Brasil - Rio de Janeiro)


Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir relacionadas às medidas profiláticas, enquanto não se tem disponível esta vacina. 


I Controle biológico do hospedeiro definitivo.

II Medidas de saneamento básico como o tratamento de esgoto.

III Tratamento de doentes em regiões endêmicas.


A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079581 Biologia

“No Dia Mundial da Malária, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa, pede aos países que intensifiquem os esforços de eliminação da malária entre as comunidades indígenas, migrantes e remotas, que são afetadas de forma desproporcional pela doença.”


Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/25-4-2023-diamundial-da-malaria-paises-devem-intensificar-esforcos-paraalcancar. Acesso em 13 nov. 2023.


O vetor e o agente etiológico da malária são, respectivamente 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079580 Biologia

“O Prêmio Nobel Medicina 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 02/10, aos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman por seus estudos que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19. Juntos, eles encontraram uma maneira de modificar o mRNA. Essa tecnologia revolucionária foi descoberta há mais de 15 anos e possibilitou a produção, em tempo recorde, de vacinas a partir de material sintético.”


Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/ 10/02/nobel-de-medicina-2023-vai-para-katalin-kariko-e-drewweussnab.ghtml. Acesso em 13 nov. 2023.

O fragmento de texto da reportagem acima aborda avanços científicos na produção de vacinas. Sobre o método de ação de vacinas em organismos vivos é correto afirmar que se trata de um método de proteção

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079579 Biologia

Ao ter afinidade química com os componentes da membrana plasmática, uma substância, vírus ou um microrganismo pode entrar e sair de uma célula. A prevenção contra o coronavírus requer alguns cuidados entre o uso de máscara, lavagem das mãos com sabão e álcool sempre que pegar um objeto. É recomendado lavar as mãos com sabão e usar álcool em gel pois estas substâncias

Alternativas
Q3070276 Biologia
A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa brasileira é uma zoonose, ou seja, uma doença naturalmente transmitida entre animais e o homem. Considerada uma doença grave, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar a óbito.
(Adaptado de https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/06/secretaria-desaude-de-caraguatatuba-alerta-para-cuidados-com-a-febre-maculosa/)

A febre maculosa é causada por
Alternativas
Q3059247 Biologia
Assinale a alternativa que cita somente doenças que podem ser transmitidas através da injeção do conteúdo das glândulas salivares de insetos no humano.
Alternativas
Q3052587 Biologia
Leia o trecho a seguir de um alerta da ONU de 2023.

    “Em conversa com jornalistas em Genebra, a líder da equipe da OMS sobre arbovírus, Diana Rojas Alvarez, disse que a ameaça exige “a máxima atenção e resposta em todos os níveis”. Segundo Alvarez, “as mudanças climáticas têm impacto na transmissão da dengue porque aumentam as chuvas, a umidade e a temperatura”. Perante o alerta, a OMS declarou estar pronta para apoiar os países no controle dos atuais surtos de dengue e na preparação para a próxima temporada de casos.”

Nações Unidas. OMS alerta que mudança climática torna dengue uma ameaça para a saúde global. Nações Unidas, 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/12/1825322. Acesso em: 28 jul. 2024.

De fato, além de todo o Brasil, a Argentina também teve um enorme crescimento no número de casos de dengue no verão de 2024. O problema ainda deve se agravar para outras doenças heteroxênicas que têm pernilongos como vetor. São exemplos destas doenças:
Alternativas
Q3051927 Biologia
No triênio de 2017 a 2019, o Brasil viveu a maior epidemia de febre amarela desde a década de 40 do século anterior. No período, apesar da morte de um macaco por febre amarela ter sido confirmada em Caraguatatuba, não houve ocorrência de febre amarela em humanos no município.
Com relação à febre amarela, analise os itens a seguir:

I. A doença é causada por um arbovírus, que pode ser transmitido por fêmeas de mosquitos Aedes aegypti, mesma espécie transmissora dos vírus da dengue, zika e chikungunya. II. O vírus da febre amarela silvestre pode ser transmitido a humanos por mosquitos do gênero Haemagogus e por mordidas de primatas não humanos hospedeiros do vírus, como os macacos. III. A vacina da febre amarela contém dois tipos de antígenos, protegendo contra as duas formas virais causadoras da doença – o vírus silvestre e o vírus urbano.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3049439 Biologia
Nos períodos de chuva, a ocorrência de doenças reemergentes devido à formação de água parada em locais de difícil acesso cresce muito, pois ocorre o desenvolvimento, nesses locais inundados, de larvas de inúmeros mosquitos hospedeiros intermediários de muitas doenças. São consideradas doenças transmitidas por esses tipos de insetos:
Alternativas
Q3048414 Biologia
Doenças de veiculação hídrica são causadas por microrganismos presentes na água.
São exemplos de doença de veiculação hídrica causadas por bactérias,
Alternativas
Q3035933 Biologia
A infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), responsável pela pandemia iniciada em 2019, afeta o sistema respiratório, especialmente os pulmões, iniciando a partir das vias aéreas superiores. Autópsias realizadas em indivíduos que vieram a óbito, mostraram que o vírus ataca também as vias aéreas centrais até chegar aos alvéolos. No epitélio das vias aéreas foi observado aumento da secreção de muco, com obstrução de pequenas vias, como bronquíolos e ductos alveolares. Este quadro é consequência de uma resposta inflamatória aguda que lesiona os pulmões e obriga que o paciente seja colocado em ventilação mecânica.
(Disponível em: www.conexao.ufrj.br/coronavirus-como-a-covid-19-afeta-os-pulmoes. Acesso em: 01 de agosto de 2024, com adaptações.)

Segundo o texto, o vírus SARS-CoV2 tem capacidade de infecção das vias aéreas e pulmões. Acerca da Histologia, Anatomia e Fisiologia das estruturas do Sistema Respiratório que podem ser afetadas pelo novo coronavírus, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3019592 Biologia
[...] “O remdesivir é um medicamento antiviral que tem sido usado no tratamento de infecções virais, especialmente a COVID-19. Desenvolvido pela Gilead Sciences, o remdesivir é um análogo da adenosina que interfere na replicação viral.”
NÓBREGA, G. COVID-19. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2021. (adaptado)

Qual é o mecanismo de ação do remdesivir no tratamento da COVID-19?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: C
6: C
7: E
8: D
9: D
10: C
11: E
12: B
13: D
14: D
15: E
16: A
17: A
18: B
19: B
20: D