Questões de Concurso
Sobre protistas e algas em biologia
Foram encontradas 239 questões
I. Considera‐se surto causado por ingestão de água quando duas ou mais pessoas apresentam a mesma doença, após consumirem água contaminada da mesma origem.
II. Algumas doenças relacionadas à ingestão de água contaminada são: cólera, febre tifóide, hepatite A e doenças diarreicas agudas de várias etiologias.
III. Uma das doenças causadas pela água é a leptospirose, também conhecida como “doença do rato”. Ela está diretamente associada aos ratos que habitam os esgotos. Esses animais urinam na água, liberando uma bactéria chamada Leptospira, que é responsável por causar essa infecção. A contaminação pode ocorrer quando água poluída entra em contato com feridas na pele ou mucosas, trazendo riscos à saúde humana.
É correto o que se afirma em:
A análise de vestimentas e sapatos do suspeito apresentavam fragmentos ósseos, sangue e restos de alga. As amostras, porém, não se mostraram úteis para a análise de DNA, com exceção dos fragmentos de um tipo de alga, colocando o suspeito diretamente na cena do crime.
Assinale a alternativa que indica a espécie de alga que permitiu a identificação do criminoso.
O micélio dos fungos corresponde a um(a)
I.A temperatura da água de cultivo deve estar entre 25°C e 28°C.
II.Ao menos uma vez por semana, as daphnias precisam ser transferidas para outro recipiente, contendo água de cultivo fresca e que não tenha diferença de mais de 3°C daquela em que estavam.
III.Pode ser iniciada apenas com uma fêmea (matriz).
É CORRETO o que se afirma em:
As algas verdes, conhecidas como carófitas, podem ser os parentes mais próximos das plantas terrestres. Estas últimas, tiveram que desenvolver várias estratégias de sobrevivência para a vida em ambientes terrestres, se diferenciando assim de suas ancestrais.
Assinale a alternativa que traz CORRETAMENTE uma característica das plantas que as diferencia das algas, e que favorece a vida dessas plantas em ambientes terrestres.
Assinale a alternativa que indica corretamente um pigmento presente neste grupo de algas que é responsável por essa característica.

I. A maioria dos microrganismos termófilos é tão sensível a temperaturas mais altas que não poderá crescer mesmo em uma temperatura ambiente amena (25°C).
II. Os microrganismos psicrotróficos, na verdade, não crescem bem em temperaturas baixas, exceto quando comparados com outros microrganismos; contudo, em determinado período, eles são capazes de deteriorar lentamente o alimento.
III. A refrigeração é o método mais comum de preservação dos alimentos nos domicílios. Esse método tem como base o princípio de que as velocidades de reprodução microbiana decrescem em baixas temperaturas.
IV. A temperatura ótima para a maioria das bactérias patogênicas é de cerca de 37°C, e as estufas para culturas clínicas, em geral, são ajustadas nessa temperatura. Os mesófilos incluem a maioria dos organismos deteriorantes e patogênicos.
V. Muitos desses organismos hipertermófilos têm uma temperatura ótima de crescimento de 50 a 60°C, aproximadamente a temperatura da água que sai das torneiras de água quente.
Está CORRETO o que se afirma:
Relacione os protozoários a seguir com os seus respectivos vetores.
1. Trypanosoma cruzi 2. Leishmania braziliensis 3. Babesia canis 4. Plasmodium falciparum
( ) Fêmeas de Anopheles darlingi. ( ) Fêmeas de flebotomíneo Lutzomyia. ( ) Aracnídeo do gênero Rhipicephalus. ( ) Triatomíneo da espécie Triatoma infestans.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Leia o texto a seguir.
A maior parte é dulcícola, fotossintetizante e sem parede celular. Contudo, podem ser heterotróficas, na ausência de luz. Possuem flagelos em par; uma estrutura especializada na percepção de luz, o estigma, também conhecido como ocelo; e um vacúolo contrátil. Reproduzem-se somente de forma assexuada.
PINTO, André Luiz Marques et al. Prática em microbiologia para o ensino médio: uma estratégia de ensino envolvendo espaços não formais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 12237-12260, fev. 2021.
O texto refere-se às algas
Nas opções abaixo, indique a alternativa CORRETA em relação às algas.
Relacione adequadamente os reinos às suas respectivas características básicas.
1. Protoctista.
2. Fungi.
3. Plantae.
4. Animalia.
( ) Seus representantes são seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares.
( ) Seus representantes são seres eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.
( ) Seus representantes são eucarióticos, multicelulares e heterotróficos.
( ) Um dos seus representantes são eucariontes, unicelulares ou multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.
A sequência está correta em
1 – cistos com até 4 núcleos;
2 – forma trofozoítica pequena (minuta) não é patogênica;
3 – forma trofozoítica grande (magna) é patogênica;
4 - forma patogênica do trofozoita é caracterizada pela presença de hemácias fagocitadas.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual entamoeba possui as características apresentadas no quadro?
Um pesquisador da área de Limnologia foi observar no microscópio uma alíquota das amostras de água dos oceanos, rios, lagos e lagoas, verificou que nelas vivem, flutuando à deriva, uma imensidão de organismos planctônicos. Esses organismos são seres constituídos por um poder limitado de locomoção, sendo transportados passivamente pelas correntes ou movimentos d'água. São extremamente importantes na cadeia trófica aquática. A classificação desses organismos é baseada em diferentes categorias relacionadas a critérios de tamanho, habitat, tempo de permanência no ambiente pelágico.
A descrição anterior apresenta as características utilizadas para a identificação dos plânctons. Em lermos Ecológicos, os organismos planctônicos podem ser classificados em: