Questões de Concurso Sobre sistema endócrino humano em biologia

Foram encontradas 174 questões

Q3096389 Biologia

O sistema endócrino possui a função de regulação do metabolismo e das funções vitais, atuando em conjunto e integrado aos demais sistemas corporais, a fim de manter as atividades basais em perfeito funcionamento. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.


I- A insulina tem efeito hipoglicemiante no sangue, promovendo a chegada de glicose até os tecidos.


II- A Adrenalina promove vasoconstrição periférica, para direcionar maior fluxo de sangue para o tecido muscular.


III- O ADH é um hormônio que promove a reabsorção de água no néfron e a sua inibição irá diminuir a produção de urina.


IV- A calcitonina é um hormônio que tem efeito hipercalcemiante no sangue, promovendo aumento dos níveis de cálcio.



Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Q3070266 Biologia
Um professor propôs a seus alunos uma atividade do tipo júri simulado, cujo tema era “Colesterol – vilão ou herói?”. Os alunos foram orientados, então, a realizar uma pesquisa prévia sobre o assunto para que, no dia da atividade, pudessem argumentar a favor ou contra.
Com relação ao colesterol, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Alimentos ricos em gordura trans aumentam o risco de problemas cardíacos, pois elevam os níveis de HDL que causa aterosclerose e aumento da probabilidade de formação de coágulos.
( ) O colesterol não é, obrigatoriamente, um “vilão” para o organismo, pois faz parte da constituição das membranas das células animais e é usado na síntese de sais biliares e vitamina D.
( ) O colesterol pode ser obtido através da ingestão de alimentos como carnes, mas também pode ser produzido pelo nosso fígado.

As afirmativas são, respetivamente, 
Alternativas
Q3066701 Biologia
A mulher passa mensalmente, desde a menarca, por ciclos reprodutivos regulados por várias estruturas em seu organismo. Esses ciclos preparam o sistema genital para a gravidez. Um hormônio muito importante para o ciclo e sintetizado em seu corpo é o hormônio liberador de gonadotrofinas, responsável por estimular a liberação de dois hormônios que são produzidos
Alternativas
Q3059240 Biologia
Assinale a alternativa que cita corretamente o nome da forma de comunicação do sistema endócrino quando o hormônio é liberado no líquido intersticial atingindo as células-alvo nas imediações.
Alternativas
Q3051931 Biologia
As células alfa constituem cerca de 17% das células das ilhotas pancreáticas e secretam glucagon, hormônio que desempenha importante papel na homeostasia da glicose.
O glucagon atua, por exemplo,
Alternativas
Q3049645 Biologia
O baço é um importante órgão linfoide, localizado do lado esquerdo do abdome que apresenta inúmeras funções, entre elas, EXCETO:
Alternativas
Q3013044 Biologia
Assinale a alternativa em que a relação glândula, hormônio e ação está correta.
Alternativas
Q2536455 Biologia
A respeito da fisiologia dos sistemas corporais, considere as seguintes afirmações sobre a interação entre os sistemas endócrino e nervoso:

I. O sistema endócrino libera hormônios que podem afetar o sistema nervoso, modulando a resposta de neurônios a estímulos.

II. O sistema nervoso pode influenciar a liberação de hormônios por meio da ativação de glândulas endócrinas via neurotransmissores.

III. A glândula pituitária, sob controle do hipotálamo, secreta hormônios que regulam várias outras glândulas endócrinas no corpo.

IV. A interação entre os sistemas nervoso e endócrino é responsável pela manutenção da homeostase através de mecanismos de feedback negativo.

V. Os hormônios liberados pelo sistema endócrino têm efeitos rápidos e de curta duração, comparáveis aos efeitos dos neurotransmissores liberados pelo sistema nervoso.


Quais afirmações estão corretas?
Alternativas
Q2405242 Biologia

Uma criança tinha 7 anos de idade quando os primeiros sintomas apareceram. Seu apetite nas refeições aumentou e ela sempre parecia estar com fome. Entretanto, apesar de comer mais, ela estava perdendo peso. A mãe preocupada procurou uma unidade de saúde, o médico ouviu o relato a respeito dos sintomas e solicitou os exames para determinar a concentração de glicose no sangue e na urina. O diagnóstico foi diabetes mellitus, e a doença foi causada pela falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A criança começou a receber injeções de insulina, um tratamento que continuaria pelo resto de sua vida.


SILVERTHORN, Dee U. Fisiologia humana. Porto Alegre: Grupo A, 2017, com adaptações.


Com base no exposto e na fisiologia da insulina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403524 Biologia

A imagem a seguir representa o aparelho reprodutor feminino.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <http://gg.gg/11zi7v>.

Acesso em: 1º ago. 2022, com adaptações.

Os hormônios produzidos pela estrutura 1 são

Alternativas
Q2392911 Biologia
A hiperbilirrubinemia significa um acúmulo da bilirrubina, que é excretado através da bile. A coloração amarela dos tecidos produzida pela deposição desses pigmentos é denominada icterícia. O órgão responsável por esse processo é o
Alternativas
Q2357726 Biologia
Assinale corretamente o tipo de célula que é responsável pela produção e secreção de insulina no pâncreas. 
Alternativas
Q2352890 Biologia
Analise as afirmativas a seguir: 

I. O Hormônio Luteinizante (LH) age sobre as gônadas, estimulando seu desenvolvimento. Estimula a produção de andrógenos (hormônios sexuais masculinos), principalmente a testosterona.
II. O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) no homem, contribui para a espermatogênese em presença de testosterona. Na mulher, estimula os folículos ovarianos. É produzido pelo hipotálamo.  

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2347283 Biologia
O fígado é uma glândula metabolicamente complexa, com funções endócrinas e exócrinas. Sobre as funções do fígado, analise os seguintes itens e assinale a correta:


I. Entre as funções endócrinas, o fígado secreta hormônios como o fator de crescimento semelhante à insulina ou IGF (insulin-like growth factor), também conhecido como somatomedina, e a eritropoetina. II.  O fígado é responsável pela secreção da maioria das proteínas plasmáticas, como: a albumina. III. Como glândula exócrina, o fígado é responsável pela secreção da bile. IV. O fígado metaboliza os lipídios. V.  O fígado exporta lipídios metabolizados para outros tecidos como o cérebro na forma de corpos cetônicos, já que estes não metabolizam lipídios mas convertem os corpos cetônicos em acetil-CoA.
Alternativas
Q2337471 Biologia
50 Vital para a homeostase da glicose, a insulina permite o controle da glicemia e do diabetes. Em relação a esse tema, analise os itens a seguir.

I. O diabetes tipo I é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico do indivíduo ataca e destrói as células beta do pâncreas produtoras de insulina.
II. O hormônio insulina reduz a glicemia estimulando a inserção de transportadores de glicose nas membranas plasmáticas das células dos tecidos sensíveis ao hormônio, como o adiposo e o muscular esquelético e cardíaco. No entanto, em neurônios do cérebro, o transporte de glicose através da membrana independe de insulina.
III. A insulina também atua estimulando os hepatócitos e as células musculares esqueléticas a realizarem a gliconeogênese, produção de glicogênio a partir de moléculas de glicose.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2337464 Biologia
Leia o fragmento a seguir.
Em caso de ocorrência de uma hemorragia, a pressão osmótica sanguínea _____, levando as células hipotalâmicas neurosecretoras a sintetizar e secretar _____. Nas células-alvo, esse hormônio promove _____.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Alternativas
Q2337463 Biologia
Entre as diversas substâncias utilizadas para ganhar massa muscular e aumentar o desempenho esportivo, poucas são tão populares quanto os esteroides androgênicos anabolizantes. Tais substâncias são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona e estimulam a biossíntese de proteínas e o crescimento dos tecidos do corpo.
Adaptado de Ciência Hoje, n. 357. Ago/2019.
No organismo humano, a organela celular responsável pela produção de testosterona nos testículos é o 
Alternativas
Q2316364 Biologia

Julgue o item a seguir.


A taxa de absorção de carboidratos de uma refeição é influenciada apenas pela quantidade de fibras alimentares presentes na comida.

Alternativas
Q2304322 Biologia
Relativo ao hormônio calcitonina, analise as assertivas a seguir e assinale a CORRETA. 
Alternativas
Q2288766 Biologia
Os hormônios tiroidianos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de vários órgãos e tecidos de vertebrados. Embora essa ação já ocorra no período embrionário, alguns desses órgãos e tecidos ainda são imaturos ao nascimento e têm um padrão de desenvolvimento temporal específico, o qual depende de um aporte adequado de triiodotironina (T3), o principal hormônio tiroidiano.
(https://www.scielo.br/j/abem/a/zntC3gzKybLPfWbbRvWSTZy/)

O esquema a seguir representa glândulas (X e Y) e hormônios (1 e 2) envolvidos na rota hormonal em cascata que regula o funcionamento da tireoide (no esquema: tireóidea).

Imagem associada para resolução da questão


Com relação à glândula tireoide e sua regulação, analise as afirmativas a seguir. 

I. A secreção do hormônio 2 é regulada pelo efeito estimulatório de 1 e pela retroalimentação negativa exercida por hormônios tireoidianos.
II. X representa a hipófise, 1 representa o hormônio tireotrófico (TSH), enquanto 2 representa o hormônio tiroxina.
III. A tireoide produz também calcitonina, que reduz a concentração plasmática de cálcio através do aumento da reabsorção óssea desse íon.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: E
6: C
7: E
8: D
9: A
10: B
11: B
12: C
13: B
14: C
15: B
16: A
17: C
18: E
19: C
20: C