Questões de Concurso Sobre vírus e bactérias em biologia

Foram encontradas 841 questões

Q3091217 Biologia
Por que as arboviroses muitas vezes têm surtos sazonais em áreas endêmicas?
Alternativas
Q3091216 Biologia
De que forma os arbovírus, como por exemplo o vírus da dengue, superam as defesas imunológicas inatas dos mosquitos durante a infecção no vetor?
Alternativas
Q3088519 Biologia
A Escherichia coli é uma bactéria que pode ser encontrada comumente no trato digestivo humano, e caracterizada por:
Alternativas
Q3084841 Biologia
Assinale a alternativa que indica corretamente doença cuja infecção se dá pela ingestão de ovos dos parasitas.
Alternativas
Q3084840 Biologia
Assinale a alternativa correta sobre a teníase e a cisticercose.
Alternativas
Q3084839 Biologia
Assinale a alternativa que indica corretamente doenças transmitidas pela picada de insetos.
Alternativas
Q3084838 Biologia
Assinale a alternativa que indica corretamente uma doença bacteriana.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079594 Biologia

A sorologia para o diagnóstico da infecção pelo HBV envolve a pesquisa de diferentes marcadores séricos que auxiliam o médico assistente a identificar qual a fase da doença.

Em relação às afirmativas abaixo identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem:


I O anti-HBs reagente isoladamente indica reação vacinal.

II Uma amostra com HBeAg reagente é altamente infectante.

III HBsAg reagente por menos de seis meses indica infecção crônica.

IV O anti-HBc total reagente indica infecção crônica ou contato prévio com o HBV.


A opção correta é:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079593 Biologia

Os testes do tipo imunocromatográfico apresentam as vantagens de serem de fácil execução, não precisarem de uma estrutura laboratorial complexa ou mesmo mão-de-obra altamente especializada além de terem a liberação do resultado em menos de 30 minutos. Ao comparar dois testes deste tipo disponíveis no mercado, destinados à pesquisa de anticorpos contra o vírus da hepatite C (Anti-HCV), viu-se que os kits A e B apresentavam os seguintes dados de validação: 


Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão



Analisando os dois kits reagentes conclui-se que:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079587 Biologia

“HIV: SUS vai incorporar três novos antirretrovirais, menos tóxicos, mais potentes e mais adequado a crianças O Ministério da Saúde tem um prazo de até 180 dias para efetivar a oferta dos medicamentos no SUS.”


Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia /2023/07/07/hiv-sus-vai-incorporar-tres-novos-antirretroviraismenos-toxicos-mais-potentes-e-mais-adequado-acriancas.ghtml. Acesso em: 03 out. 2023. 


Os antirretrovirais usados para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) têm por objetivo reduzir a quantidade do material genético do HIV (carga viral) no sangue até um valor indetectável e restaurar a contagem de células T CD4+ a um nível normal. Observe o esquema simplificado dos locais de ação dos fármacos antirretrovirais (1 a 8) e das formas como agem no ciclo de vida do HIV.


Imagem associada para resolução da questão


(Adaptado: MSD online.2023)


O modo de ação que atua nas etapas 3 e 4 é através de inibidores 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079584 Biologia

OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19


"Não devemos baixar a guarda, precisamos continuar vacinando os grupos vulneráveis e fortalecendo a vigilância, destacou o diretor da OPAS", Jarbas Barbosa.


Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus.

(09/05/2023 - Ascom SE/UNA-SUS). Acesso em: 19 out. 2023.


Contra SARS-CoV-2, assim como em outras viroses, em nossa imunidade inata, atuam

Alternativas
Q3070276 Biologia
A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa brasileira é uma zoonose, ou seja, uma doença naturalmente transmitida entre animais e o homem. Considerada uma doença grave, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar a óbito.
(Adaptado de https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/06/secretaria-desaude-de-caraguatatuba-alerta-para-cuidados-com-a-febre-maculosa/)

A febre maculosa é causada por
Alternativas
Q3070270 Biologia
Uma das etapas fundamentais que estabeleceu a relação entre microrganismos e doenças ocorreu quando um grupo de mercadores franceses pediu a Pasteur que descobrisse por que o vinho e a cerveja azedavam. Eles esperavam desenvolver um método que impedisse a deterioração dessas bebidas quando enviadas a longas distâncias. Naquele tempo, muitos cientistas acreditavam que o ar convertia os açúcares desses fluidos em álcool.
(Tortora, G. J. Microbiologia. 12. ed. Artmed, 2017)

Com relação à ação dos microrganismos na produção e deterioração do vinho e da cerveja, analise os itens a seguir:

I. Ao contrário da crença dos mercadores, na produção do vinho e da cerveja, os açúcares é que são convertidos em álcool, através da fermentação realizada em anaerobiose por um fungo unicelular. II. O azedamento do vinho é causado por bactérias, que transformam o álcool em vinagre (ácido acético). III. No processo de pasteurização, o aquecimento é utilizado para reduzir a deterioração e eliminar microrganismos potencialmente patogênicos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3060047 Biologia

Os organismos transgênicos são geneticamente modificados de modo a apresentar material genético de outras espécies. Sobre esse processo, faça a correta representação da ordem de ocorrência processual da produção de uma planta transgênica usando a bactéria Agrobacterium tumefaciens:


I.O plasmídeo é inserido na bactéria.


II. As células modificadas da planta são cultivadas e formam a planta transgênica.


III. O gene de interesse é isolado do DNA de uma espécie de organismo e inserido no plasmídeo.


IV. Em meio de cultura, ocorre a passagem do plasmídeo recombinante para o DNA da célula da planta.


V. As bactérias transgênicas são transferidas para meios de cultura contendo as células da planta a ser modificada.


Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza − mundo tecnológico e ciências aplicadas. São Paulo: Editora Moderna, 2020.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

Alternativas
Q3052589 Biologia
Um dos assuntos que os estudantes mais gostam é a classificação dos seres vivos em cinco reinos, a partir do reconhecimento do reino Fungi pelo pesquisador norte americano Robert Whittaker em 1969. No entanto, um dos problemas de utilizá-los na sistemática é que dois deles não são monofiléticos e, assim, causam bastante confusão na hora dos estudantes compreenderem a diversificação dos reinos. Estes reinos não naturais são:
Alternativas
Q3052579 Biologia
José, um estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, estava angustiado porque gostaria de tomar vacina contra o HPV, mas sua família era contra porque diziam que muitas pessoas passavam mal com a vacina, uma vez que ela injetaria a própria doença. Para resolver a angústia, José decidiu tirar suas dúvidas na aula de Ciências. Nesse caso, o professor deve
Alternativas
Q3052087 Biologia
Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos referindo ao número de células, não ao tamanho delas. Os microrganismos que "crescem" estão aumentando em número e se acumulando em colônias (grupos de células grandes o suficiente para serem visualizadas sem a utilização de um microscópio) de centenas ou milhares de células ou populações de bilhões de células. Os fatores necessários para o crescimento microbiano podem ser divididos em duas categorias principais: físicos e químicos. Os fatores físicos incluem temperatura, pH e pressão osmótica. A respeito dos fatores físicos, analisar os itens relacionados à figura abaixo. 



Imagem associada para resolução da questão




I. A maioria dos microrganismos termófilos é tão sensível a temperaturas mais altas que não poderá crescer mesmo em uma temperatura ambiente amena (25°C).
II. Os microrganismos psicrotróficos, na verdade, não crescem bem em temperaturas baixas, exceto quando comparados com outros microrganismos; contudo, em determinado período, eles são capazes de deteriorar lentamente o alimento.
III. A refrigeração é o método mais comum de preservação dos alimentos nos domicílios. Esse método tem como base o princípio de que as velocidades de reprodução microbiana decrescem em baixas temperaturas.
IV. A temperatura ótima para a maioria das bactérias patogênicas é de cerca de 37°C, e as estufas para culturas clínicas, em geral, são ajustadas nessa temperatura. Os mesófilos incluem a maioria dos organismos deteriorantes e patogênicos.
V. Muitos desses organismos hipertermófilos têm uma temperatura ótima de crescimento de 50 a 60°C, aproximadamente a temperatura da água que sai das torneiras de água quente.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3051950 Biologia
Leia o fragmento a seguir.
Embora a atmosfera seja um enorme reservatório de nitrogênio, ele está em uma forma quimicamente inerte
(N2 ) que não pode ser utilizada pela maioria dos organismos devido à alta energia necessária para quebrar a ligação tripla entre os dois átomos. O processo de absorção de N2 e conversão em compostos quimicamente disponíveis é conhecido como fixação de nitrogênio.
CAIN, Michael L.; BOWMAN, William D.; HACKER, Sally D. Ecologia. Editora Artmed, 3ª ed., 2018.
Assinale a opção que indica os organismos que ralizam a fixação biológica do nitrogênio. 
Alternativas
Q3051948 Biologia
A peste ou praga, umas das mais devastadoras doenças da história humana, é causada por Yersinia pestis, um bacilo Gramnegativo não formador de esporos.
Com relação às bactérias Gram-negativas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nas bactérias Gram-negativas, a substância peptidioglicano, presente na parede celular, atinge de 45% a 50% da massa seca da célula.
( ) Quando se examina ao microscópio um esfregaço bacteriano corado pelo método de Gram, as bactérias Gram-negativas se apresentam com cor roxa.
( ) Alguns antibióticos não penetram na parede das bactérias Gram-negativas tão facilmente quanto o fazem em bactérias Gram-positivas.

As afirmativas são, respectivamente
Alternativas
Q3051927 Biologia
No triênio de 2017 a 2019, o Brasil viveu a maior epidemia de febre amarela desde a década de 40 do século anterior. No período, apesar da morte de um macaco por febre amarela ter sido confirmada em Caraguatatuba, não houve ocorrência de febre amarela em humanos no município.
Com relação à febre amarela, analise os itens a seguir:

I. A doença é causada por um arbovírus, que pode ser transmitido por fêmeas de mosquitos Aedes aegypti, mesma espécie transmissora dos vírus da dengue, zika e chikungunya. II. O vírus da febre amarela silvestre pode ser transmitido a humanos por mosquitos do gênero Haemagogus e por mordidas de primatas não humanos hospedeiros do vírus, como os macacos. III. A vacina da febre amarela contém dois tipos de antígenos, protegendo contra as duas formas virais causadoras da doença – o vírus silvestre e o vírus urbano.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: D
5: A
6: D
7: E
8: C
9: A
10: C
11: D
12: D
13: E
14: A
15: E
16: C
17: C
18: D
19: E
20: A