Questões de Concurso
Sobre vírus e bactérias em biologia
Foram encontradas 847 questões
I. Doenças causadas por bactérias, como a leptospirose, são transmitidas por meio de contato com água ou solo contaminados por urina de roedores, sendo tratadas com antibióticos específicos, mas preveníveis com práticas de saneamento.
II. Infecções virais, como o sarampo, são altamente contagiosas e transmitidas por gotículas respiratórias; a vacinação é a principal medida preventiva, e o vírus é eliminado no organismo pela resposta imune do hospedeiro.
III. Doenças causadas por protozoários parasitas, como a amebíase, são transmitidas pelo consumo de alimentos ou água contaminados por cistos do parasita e requerem tratamento específico com antiparasitários, uma vez que antibióticos não têm efeito sobre esses organismos.
IV. Infecções respiratórias causadas por vírus, como o resfriado, são tratadas com antibióticos para prevenir a disseminação viral e reduzir o tempo de doença.
verifica-se que está/ão correta/s
Excerto I.Parâmetros específicos, tais como taxas de morbidade e mortalidade, virulência, toxicidade, inóculo inicial, período de incubação, transmissibilidade, potencial endêmico, estabilidade, características da dispersão e efeito residual, estabelecem os critérios de escolha dos agentes biológicos para fins bélicos.
Excerto II.O processo pelo qual os microrganismos ou toxinas são distribuídos no meio ambiente, a fim de causar infecção e/ou intoxicação, é denominado dispersão. As armas biológicas podem atingir os organismos susceptíveis (homens e animais), apenas por via oral e inalatória.
Fonte: TUTUNJI, Valdi Lopes. Guerra biológica: uma revisão. Universitas: Ciências da Saúde, v. 1, n. 1, p. 105-139, 2003.
Analise os excertos acima, apresentando-os na sequência, e indique a alternativa correspondente.
A sorologia para o diagnóstico da infecção pelo HBV envolve a pesquisa de diferentes marcadores séricos que auxiliam o médico assistente a identificar qual a fase da doença.
Em relação às afirmativas abaixo identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem:
I O anti-HBs reagente isoladamente indica reação vacinal.
II Uma amostra com HBeAg reagente é altamente infectante.
III HBsAg reagente por menos de seis meses indica infecção crônica.
IV O anti-HBc total reagente indica infecção crônica ou contato prévio com o HBV.
A opção correta é:
Os testes do tipo imunocromatográfico apresentam as vantagens de serem de fácil execução, não precisarem de uma estrutura laboratorial complexa ou mesmo mão-de-obra altamente especializada além de terem a liberação do resultado em menos de 30 minutos. Ao comparar dois testes deste tipo disponíveis no mercado, destinados à pesquisa de anticorpos contra o vírus da hepatite C (Anti-HCV), viu-se que os kits A e B apresentavam os seguintes dados de validação:
Analisando os dois kits reagentes conclui-se que:
“HIV: SUS vai incorporar três novos antirretrovirais, menos tóxicos, mais potentes e mais adequado a crianças O Ministério da Saúde tem um prazo de até 180 dias para efetivar a oferta dos medicamentos no SUS.”
Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia /2023/07/07/hiv-sus-vai-incorporar-tres-novos-antirretroviraismenos-toxicos-mais-potentes-e-mais-adequado-acriancas.ghtml. Acesso em: 03 out. 2023.
Os antirretrovirais usados para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) têm por objetivo reduzir a quantidade do material genético do HIV (carga viral) no sangue até um valor indetectável e restaurar a contagem de células T CD4+ a um nível normal. Observe o esquema simplificado dos locais de ação dos fármacos antirretrovirais (1 a 8) e das formas como agem no ciclo de vida do HIV.
(Adaptado: MSD online.2023)
O modo de ação que atua nas etapas 3 e 4 é através de inibidores
OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19
"Não devemos baixar a guarda, precisamos continuar vacinando os grupos vulneráveis e fortalecendo a vigilância, destacou o diretor da OPAS", Jarbas Barbosa.
Disponível em: https://www.unasus.gov.br/institucional/unasus.
(09/05/2023 - Ascom SE/UNA-SUS). Acesso em: 19 out. 2023.
Contra SARS-CoV-2, assim como em outras viroses, em nossa imunidade inata, atuam
(Adaptado de https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2023/06/secretaria-desaude-de-caraguatatuba-alerta-para-cuidados-com-a-febre-maculosa/)
A febre maculosa é causada por
(Tortora, G. J. Microbiologia. 12. ed. Artmed, 2017)
Com relação à ação dos microrganismos na produção e deterioração do vinho e da cerveja, analise os itens a seguir:
I. Ao contrário da crença dos mercadores, na produção do vinho e da cerveja, os açúcares é que são convertidos em álcool, através da fermentação realizada em anaerobiose por um fungo unicelular. II. O azedamento do vinho é causado por bactérias, que transformam o álcool em vinagre (ácido acético). III. No processo de pasteurização, o aquecimento é utilizado para reduzir a deterioração e eliminar microrganismos potencialmente patogênicos.
Está correto o que se afirma em