Questões de Concurso
Sobre vírus e bactérias em biologia
Foram encontradas 875 questões
São particularidades que distinguem Archaea de Bacteria:
Com relação à situação descrita, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Suponha a cadeia alimentar junto ao córrego, formada por plantas aquáticas → caramujos → peixes. Se realizada a análise da concentração de cromo nos tecidos dos organismos, espera-se que o maior teor do metal seja encontrado em plantas aquáticas, já que elas ocupam o primeiro nível trófico.
( ) O uso de bactérias capazes de metabolizar o cromo, diminuindo sua toxicidade no ambiente, é um exemplo de biorremediação.
( ) O descarte irregular de cromo irá favorecer a proliferação de organismos produtores, o que poderá ocasionar a eutrofização do córrego.
As afirmativas são, respectivamente,
I. Considera‐se surto causado por ingestão de água quando duas ou mais pessoas apresentam a mesma doença, após consumirem água contaminada da mesma origem.
II. Algumas doenças relacionadas à ingestão de água contaminada são: cólera, febre tifóide, hepatite A e doenças diarreicas agudas de várias etiologias.
III. Uma das doenças causadas pela água é a leptospirose, também conhecida como “doença do rato”. Ela está diretamente associada aos ratos que habitam os esgotos. Esses animais urinam na água, liberando uma bactéria chamada Leptospira, que é responsável por causar essa infecção. A contaminação pode ocorrer quando água poluída entra em contato com feridas na pele ou mucosas, trazendo riscos à saúde humana.
É correto o que se afirma em:
Nos Estados Unidos, os genes e agentes biológicos com potencial de uso no bioterrorismo estão sob a fiscalização e o controle do Center for Disease Control (CDC), que possui um banco de informações sobre os principais micro-organismos e as principais toxinas, bem como os antídotos e os procedimentos a serem adotados em caso de ataque.
Disponível em: (https://www.scielo.br/j/bioet/a/RtrGZzZxcGJywgdBgpVVXMS/?lang=pt.) Acesso em: 10/1/2025. Adaptado.
Assinale a opção que apresenta exemplos de patógenos zoonóticos com potencial utilização em bioterrorismo.
O corpo humano abriga uma vasta diversidade de bactérias, muitas das quais são imperativas para o funcionamento saudável do organismo. Um exemplo disso são as bactérias presentes nos intestinos, que contribuem para processos como a digestão e a formação das fezes. No entanto, há também espécies bacterianas que podem ser prejudiciais, provocando doenças. Entre essas, destacam-se as bactérias responsáveis por enfermidades como:
O HIV é classificado como um retrovírus, pois apresenta
A febre Oropouche é causada por
O teste de Ames é um tipo de bioensaio usado para determinar o grau de provável atividade mutagênica que pode ocorrer na presença de um ou mais produtos químicos. É muito utilizado por fabricantes de cosméticos e produtos farmacêuticos para demonstrar inicialmente que seus produtos não estão relacionados ao câncer em humanos.
Para esse teste utiliza-se
A genética bacteriana envolve o estudo da estrutura, função e transmissão do material genético nas bactérias, incluindo a análise de genes, mutações e mecanismos de recombinação genética. Esse conhecimento genético é fundamental para a taxonomia bacteriana, que é a ciência que identifica, nomeia e classifica as bactérias.
O material genético mais utilizado para a taxonomia bacteriana está localizado

(https://fermentecnews.com.br)
Os organismos I e II, respectivamente, correspondem a
A raiva é uma doença infecciosa devastadora, conhecida pela humanidade desde o século 23 a.C., que é distribuída quase em todo o mundo. Mecanismos de controle eficazes no mundo desenvolvido ofuscam o fato de que a raiva ainda é uma enorme ameaça à saúde humana em países em desenvolvimento, com um número anual de mortes de mais de 55000 pessoas. Portanto, a raiva é considerada uma doença infecciosa negligenciada.
(http://www.nature.com)
Com relação às características biológicas do vírus patógeno da doença, afirma-se que a