Questões de Concurso
Sobre banco de dados geográficos em engenharia cartográfica em engenharia cartográfica
Foram encontradas 74 questões
I tem como uma de suas funções o armazenamento de dados. II permite a realização de operações de CRUD. III executa operações de segurança e controle de acesso de dados. IV executa backup e recuperação de dados.
Assinale a opção correta.
I A operação ponto-em-polígono é usada para determinar se um ponto está dentro ou fora de um polígono. II A sobreposição de polígonos tem significados diferentes nas perspectivas de campos contínuos e de objetos discretos. III No algoritmo para a operação ponto-em-polígono, é traçada uma linha do ponto ao infinito, paralela ao eixo y, e é determinado o número de intersecções entre essa linha e o limite dos polígonos.
Assinale a opção correta.
I Na conectividade em rede, os elementos de uma rede que se conectam devem ter o mesmo valor de coordenadas. II É importante construir uma base livre de sobreposições e lacunas, para evitar ambiguidade. III Eventuais multilinhas duplicadas que sejam detectadas devem ser mantidas, para se assegurar que a topologia possa ser construída para um banco de dados. IV É impossível que duas rodovias se cruzem na visão 2-D, mas não se intersectem em 3-D, por exemplo, em uma ponte ou passarela. V Quando um mapa é esticado, são alteradas propriedades como distância e angulação, bem como propriedades topológicas como adjacência e pertinência.
Assinale a opção correta.
I Dentro do ambiente de um sistema de informações geográficas (SIG), há dois tipos de dados: vetoriais e matriciais. II Os dados matriciais são imagens compostas por determinada quantidade de pixels, sendo a resolução sua característica mais relevante. III Shapefile é o formato padrão dos dados vetoriais em um SIG e foi desenvolvido para a visualização geográfica de dados em navegadores de mapas bidimensionais ou tridimensionais na Internet. IV O modelo KML (Keyhole Markup Language) é utilizado para armazenar dados tabulares.
Assinale a opção correta.
I A representação espacial de uma entidade geográfica é a descrição da sua forma geométrica associada à sua posição geográfica. II A representação em formato matricial, também chamada de tesselação, é caracterizada por uma matriz de células de tamanhos regulares, na qual é associado, para cada célula, um conjunto de valores que representam as características geográficas da região. III As propriedades topológicas (não métricas), como conectividade, orientação, adjacência e contenção, são baseadas nas posições relativas dos objetos no espaço.
Assinale a opção correta.
I O método de vetorização heads-up é a maneira mais simples de criar vetores a partir de dados matriciais.
II Somente imagem derivada de fontes primárias pode ser usada na vetorização em tela e automática.
III Na vetorização interativa, um software é utilizado para automatizar o processo, da seguinte forma: o operador aponta o cursor para um pixel na tela, indica uma direção de rastreamento da linha e o software, então, a vetoriza automaticamente.
Assinale a opção correta.
I A operação ponto-em-polígono é usada para determinar se um ponto está dentro ou fora de um polígono.
II A sobreposição de polígonos tem significados diferentes nas perspectivas de campos contínuos e de objetos discretos.
III No algoritmo para a operação ponto-em-polígono, é traçada uma linha do ponto ao infinito, paralela ao eixo y, e é determinado o número de intersecções entre essa linha e o limite dos polígonos.
Assinale a opção correta.