Questões de Concurso
Sobre posicionamento planimétrico e altimétrico em engenharia cartográfica
Foram encontradas 67 questões
Dentre os levantamentos planimétricos clássicos, assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
(1) Triangulação.
(2) Trilateração.
(3) Poligonação.
( ) Baseia-se em propriedades geométricas a partir de triângulos superpostos, sendo que o levantamento será efetuado através da medição dos lados.
( ) É um encadeamento de distâncias e ângulos medidos
entre pontos adjacentes formando linhas poligonais
ou polígonos. Partindo de uma linha formada por
dois pontos conhecidos, determinam-se novos
pontos, até chegar a uma linha de pontos conhecidos.
( ) Obtenção de Figuras geométricas à partir de
triângulos formados através da medição dos ângulos
subtendidos por cada vértice. Os pontos são
denominados vértices de triangulação (VVTT). É o
mais antigo e utilizado processo de levantamento
planimétrico.
A sequência CORRETA é:
Sobre Curvas de Nível, analise os itens a seguir:
I. Representam linhas imaginárias que conectam pontos de igual elevação em um terreno, permitindo uma visualização mais precisa das características do relevo.
II. As Curvas de Nível são baseadas no princípio de que pontos conectados por uma mesma curva possuem a mesma elevação.
III. Ao conectar as curvas de nível, é possível visualizar a forma do terreno, identificar áreas planas, declives, encostas e outros detalhes importantes.
IV. As curvas de nível têm uma ampla aplicação, como por exemplo no “planejamento urbano”, pois ao analisar as curvas de níveis de uma área, é possível identificar locais adequados para construção, considerando fatores como declividade e drenagem.
Estão CORRETOS:
Com base na figura acima, e considerando que arctg 1,0 = 45º, é correto afirmar que o azimute do ponto A para o ponto B é de
1. GPS de navegação.
2. GPS geodésico.
3. Posicionamento cinemático diferencial (DGPS).
4. RTK.
5. Posicionamento estático relativo pela fase da portadora com códigos em L1 e L2.
( ) Ao rastrear os sinais em duas frequências, os receptores GPS podem calcular a diferença de fase entre os sinais recebidos de cada satélite. Essa diferença de fase permite que o sistema calcule as coordenadas do local com alta precisão.
( ) Baseia-se na transmissão instantânea de dados de correção do receptor-base para os receptor rover, que permite que o profissional determine em tempo real coordenadas precisas dos vértices levantados.
( ) Os princípios básicos de funcionamento envolvem a triangulação das informações recebidas de múltiplos satélites. Cada satélite transmite um sinal contendo sua posição orbital e o tempo exato em que o sinal foi enviado, determinando sua própria posição por meio de cálculos trigonométricos baseados nas diferenças de tempo entre os sinais recebidos.
( ) Este sistema utiliza receptores GPS de alta precisão e técnicas avançadas de processamento de sinais para calcular as coordenadas de pontos com uma precisão de centímetros ou até mesmo milímetros.
( ) É uma técnica avançada de posicionamento por satélite que visa obter coordenadas geográficas com alta precisão em movimento.
A sequência está correta em
Assinale como é definido o termo “ondulação geoidal”:
Assinale a alternativa que apresenta como são determinados os pontos materializados entre duas referências de nível para controle do nivelamento:
Assinale qual é o erro máximo admissível na elaboração de desenho topográfico para lançamento de pontos e traçados de linhas:
Assinale a alternativa que apresenta a primeira etapa da sequência de cálculo e de ajuste da poligonal fechada.
Assinale como é o termo que indica o ângulo horizontal entre a direção norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul na direção da linha, porém, não ultrapassando 90º ou 100 grd:
É o termo utilizado para descrever as linhas que conectam pontos na Terra que possuem a mesma declinação magnética, e essas linhas geralmente seguem uma direção norte-sul, mas não exatamente, devido à influência da longitude local:
Em uma determinada cidade, classificada pelo IBGE como “menos desenvolvida”, foi realizado um levantamento altimétrico geodésico de precisão, com 196 km de perímetro. As estações foram espaçadas no interior das linhas de, no máximo, 3 km. A qualidade do trabalho deverá ser controlada através das diferenças entre o nivelamento e o contranivelamento, seção a seção e acumuladas na linha, observando-se o valor limite de:
Considerando a figura precedente, que mostra a localização de dois pontos P1 e P2 nos quadrantes NW e SW, julgue o item seguinte, relativos ao azimute e rumo.
O rumo do ponto P2 é igual a 75° SW
Considerando a figura precedente, que mostra a localização de dois pontos P1 e P2 nos quadrantes NW e SW, julgue o item seguinte, relativos ao azimute e rumo.
No quadrante NE, os valores de azimute são iguais aos de
rumo.
Considerando a figura precedente, que mostra a localização de dois pontos P1 e P2 nos quadrantes NW e SW, julgue o item seguinte, relativos ao azimute e rumo.
O azimute do ponto P1 é igual a 20°.
( ) A altitude de Vignal é aproximação da altitude ortométrica. ( ) A altitude de Helmert não é aproximação da altitude ortométrica. ( ) A altitude dinâmica caracteriza todos os pontos de uma superfície equipotencial e tem uma natureza geométrica. ( ) A altitude de Molodenski é a distância teluróideelipsóide. ( ) As altitudes científicas não são obtidas separadamente da latitude e da longitude.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.