Questões de Concurso
Sobre ensino de ciências em ciências
Foram encontradas 365 questões
I - O movimento “Ciências para todos” e as discussões sobre alfabetização científica baseavam-se em duas ideias preconcebidas.
II – Primeira: tese pragmática: considera que os cidadãos futuros se desenvolverão melhor se adquirirem uma base de conhecimentos científicos porque as sociedades estão cada vez mais influenciadas pelas novas tecnologias; segundo, tese democrática: a alfabetização científica permite aos cidadãos participarem nas decisões que as sociedades devem adotar em torno dos problemas sociocientíficos cada vez mais complexos.
I – Um erro comum é acreditar que há uma noção única de construtivismo, a noção correta, sem a qual não se pode superar as práticas docentes tradicionais.
II – Há muitos construtivismos diferentes que são possíveis.
III – A ideia de construção está presente em diversas obras e autores, como por exemplo: Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.
É verdadeiro o que se afirma em:
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 128p.
O conceito acima refere-se à:
Excerto I.Interpretativas onde o leitor lê nas entrelinhas, conecta ideias do texto para obter conclusões que não estão diretamente expressas no texto.
Excerto II.Dedutivas onde o leitor faz generalizações, prevê fenômenos e faz suposições acerca do conteúdo.
Fonte: LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza − corpo humano e vida saudável. São Paulo: Editora Moderna, 2020.
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA
Excerto I.A ciência configura-se como uma grande quantidade de fatos, regras e leis que devem ser memorizadas.
Excerto II.A forma mais fácil e direta dos estudantes terem uma compreensão correta e utilitária das ideias científicas é que tenham consciência de que aquilo que estão estudando resume-se ao que está acontecendo, apenas, dentro das salas de aula sem relação com o meio exterior.
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: WAZLAWICK, Raul Sidnei. Uma reflexão sobre a pesquisa em ciência da computação à luz da classificação das ciências e do método científico. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, v. 6, p. 3-10, 2010.
Substitua o (X) do texto pela alternativa CORRETA.
( ) Compreender as ciências da natureza como empreendimento humano. ( ) O conhecimento científico é provisório, cultural e histórico. ( ) Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações.
• Grupo 1: “A inércia é uma força que mantém objetos estacionários em repouso e objetos em movimento em deslocamento a uma velocidade constante”.
• Grupo 2: “Todos os objetos com massa possuem inércia”.
• Grupo 3: “A inércia é a tendência de um objeto de resistir a uma mudança em qualquer estado de movimento que esteja atualmente”.
• Grupo 4: “Objetos que se movem rapidamente têm mais inércia do que objetos que se movem lentamente”.
As afirmativas são, respectivamente:
O Espaço Ciência da UFPE e o Observatório Nacional (RJ) lançam o projeto MagPlaneta, um experimento global para medir o campo magnético da Terra, e mesmo quem não é pesquisador de uma dessas instituições pode participar. Para isso, basta ter um celular com sensores de campo e GPS e baixar o aplicativo gratuito, o qual registra os resultados obtidos com suas medições. O Espaço Ciência é um dos museus mais importantes no país voltado para a popularização da Ciência. A concepção do projeto surgiu da necessidade de ser uma instituição geradora de conhecimento e de aumentar sua visibilidade internacional. Sendo o campo magnético da Terra importante inclusive como escudo para partículas de alta energia, vindas principalmente do Sol, é fundamental que a população de uma forma geral conheça mais sobre essa importância. Até por isso está sendo montada uma exposição nesse tema”, afirma Fernando Machado, que é especialista em materiais magnéticos. Os dados encaminhados pelos colaboradores da ação vão alimentar uma planilha vinculada ao aplicativo Google Earth. Além da mostra sobre geomagnetismo e medição do campo magnético da Terra, que foi citada pelo professor Fernando Machado e deve ser montada de maneira permanente no Espaço Ciência, os realizadores do projeto planejam utilizar os resultados do experimento para elaborar uma publicação.
As variações no campo magnético interferem em vários aspectos da vida humana. “Desde a navegação e o controle de aviões até a transmissão em TVs e celulares e distribuição de energia. Podem, inclusive, indicar a existência de minérios em algumas regiões”, explica o físico Fernando Machado, no material de divulgação do projeto.
Universidade Federal de Pernambuco. Brasileiros podem participar do MagPlaneta, experimento global para medir o campo magnético da Terra. Universidade Federal de Pernambuco, 2022. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/- /asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/brasileiros-podem-participar-domagplaneta-experimento-global-para-medir-o-campo-magnetico-da-terra/40615. Acesso em: 28 jul. 2024. Adaptado.
Dentro de um projeto científico, o trecho em negrito corresponde
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:
I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.
A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):