Questões de Concurso Sobre propriedades do ar em ciências

Foram encontradas 43 questões

Q3076252 Ciências
Existem diversas camadas da atmosfera, conforme observam-se nas alternativas, mas dentre elas, uma dessas camadas é que são formadas as nuvens, os ventos, os furacões, as chuvas, os raios, além disso, também podem circular os aviões comerciais. Também é nessa camada que encontram-se os seres vivos.

Fonte: As Camadas da Atmosfera. Disponível oseraa-pdf.pdf caemcasa.petropolis.rj.gov.br/uploads/arquivos/1618229290-as-camadas-da-atmosfera-pdf.pdf.

Em qual camada que existem as situações descritas no texto?Marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2509189 Ciências
Conforme as ideias propostas por Oparin e Haldane, mais tarde testadas em laboratório por Urey-Miller, a atmosfera primitiva era composta, provavelmente, por gases como:
Alternativas
Q2440623 Ciências
O CO2 atmosférico pode ser adsorvido de duas maneiras, nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta de forma correta essas duas formas.
Alternativas
Q2372878 Ciências
A atmosfera terrestre apresenta características distintas ao longo da sua extensão, o que permite dividi-la, pela sua dinâmica, em cinco camadas, de acordo com a altitude. As camadas da atmosfera podem ser classificadas, da mais próxima a mais distante da superfície terrestre, como
Alternativas
Q2372872 Ciências
Em boa parte do Brasil, uma massa de ar, excepcionalmente, quente vem elevando a temperatura mais do que o normal. As previsões alertam que as temperaturas deverão superar, consideravelmente, as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com um alto potencial para quebras de recordes, afetando a saúde dos moradores, como, por exemplo, a dificuldade de respirar. Sendo assim, espalhar pela casa recipientes abertos contendo água é uma solução caseira para amenizar o problema. Esse método torna-se viável porque a
Alternativas
Q2345753 Ciências
A atmosfera, em comparação com a espessura da crosta terrestre, é uma camada finíssima de gás. Sem ela, a superfície seria completamente seca, variando entre muito quente e fria (abaixo de -20°C) e incapaz de reter calor (como durante a noite) ou água líquida. Além da sua composição, sua dinâmica interna também é importante. Próximo ao solo, o ar é aquecido pela superfície exposta ao Sol, ficando menos denso e ascendendo na atmosfera. Com a altitude, a pressão cai, o que leva à expansão desse ar. Essa expansão consome o calor do ar, que resfria e fica relativamente mais denso, tendendo a voltar ao solo.

Ciência Hoje, Setembro de 2016, CH 340.

Com relação à atmosfera e suas características, analise os itens a seguir.
I. A propagação de calor que explica a circulação do ar atmosférico, descrita no texto, é a condução.
II. A camada da atmosfera onde ocorre a maioria dos fenômenos climáticos é a estratosfera, localizada abaixo da mesosfera. 
III. O experimento idealizado por Torricelli permitiu concluir que, ao nível do mar, a pressão atmosférica equivale, em média, à pressão exercida por uma coluna de 760 mm de mercúrio. Essa pressão é, atualmente, definida como 1 atmosfera.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2345746 Ciências

Todas as médias anuais de concentração dos poluentes “material particulado inalável” e “material particulado fino” das estações da Região Metropolitana de Belo Horizonte estavam, no período de 2000 a 2021, acima do recomendado pelas diretrizes de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo nota técnica elaborada pela equipe do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e divulgada em julho deste ano, além dos dois poluentes, o estudo analisou as concentrações de diversos gases na região.


https://energiaeambiente.org.br/wpcontent/uploads/2023/07/IEMA_qualidadedoa rRMBH_2023.pdf. Adaptado.



Com relação aos poluentes do ar, analise as afirmativas a seguir.


I. O gás monóxido de carbono é produzido pela combustão completa de combustíveis fósseis. Esse gás fétido, quando em altas concentrações prejudica a oxigenação do organismo, causando a diminuição dos reflexos e podendo levar uma pessoa à morte em decorrência da anoxia.


II. Em presença de luz solar, a reação entre hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio, produzidos durante a combustão incompleta de combustíveis, produz o gás ozônio. Esse gás, importantíssimo nas camadas superiores da atmosfera, quando na troposfera é considerado poluente, pois causa danos como a irritação dos olhos e das vias respiratórias.


III. A queima de óleo diesel origina dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, gases que têm ação irritante nas vias respiratórias e pulmões. Já a reação desses gases com o vapor d’água da atmosfera forma ácidos, sulfúrico e nítrico, provocando a formação de chuva ácida.



Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2316386 Ciências

Julgue o item a seguir.


A poluição do ar é a principal causa de morte prematura no Brasil.

Alternativas
Q2311938 Ciências
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase toda a população mundial (99%) respira ar que excede os limites de qualidade e que ameaça a saúde, contaminado principalmente por atividades humanas relacionadas à queima de combustíveis fósseis (Relatório da OMS, 2022). Quais grupos de poluentes a OMS tem acompanhado em pesquisas de qualidade do ar?
Alternativas
Q2273357 Ciências
O ar é uma mistura de gases que compõe a atmosfera terrestre. Em relação à composição do ar, é CORRETO afirmar que o
Alternativas
Q2123898 Ciências
Segundo um ditado popular, um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar, entretanto, essa informação está incorreta. Existe um exemplo: a estátua do Cristo Redentor localizada no topo do morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) atrai cerca de dois milhões de turistas a cada ano e é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Devido ao seu tamanho e ao fato de estar no topo de uma montanha de 710 metros, o Cristo Redentor é frequentemente atingido por raios. Os para-raios auxiliam na prevenção para que a maioria dos raios não caia diretamente sobre a sua superfície, apesar dessas medidas de segurança, em média, a estátua é atingida cerca de seis vezes por ano.
Fonte: Medeiros, D.S.F.; Souza, P.V.S.; Saba, M.M.F. A física dos relâmpagos - uma sequência didática refenciada na aprendizagem significativa de Ausubel. Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 13, N°. 1, 2019.
Os raios são fenômenos naturais que despertam o interesse humano, portanto, sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2123328 Ciências
Uma precipitação é entendida como qualquer forma de água proveniente da atmosfera que atinge a superfície terrestre, como, por exemplo, neve, granizo, chuva, orvalho, geada etc. O que diferencia as várias formas de precipitação é o estado em que a água se encontra. Considerando que há diferentes mecanismos agindo no sentido de causar a referida ascensão do ar úmido e, conforme o tipo de mecanismo, analise as afirmativas a seguir.
I.
Convectivas: ocorrem quando há intensa evaporação da água, provocada pelas altas temperaturas. II. Orográficas: a ascensão do ar quente e úmido, proveniente do oceano, ocorre devido a obstáculos orográficos, como montanhas e serras; ao subir, ocorre o resfriamento e em seguida a precipitação. III. Frontais: a ascensão do ar decorre do “encontro” entre massas de ar frias e quentes; como resultado, o ar mais frio e úmido sofre ascensão, resfria-se e ocorre a precipitação.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2102727 Ciências
A atmosfera terrestre é composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e gases nobres (maior concentração de argônio). Com concentrações menores de 1% encontram-se outros gases como o dióxido de carbono, ozônio, entre outros. A poluição troposférica é um fenômeno antrópico predominante nas áreas urbanas e industriais que altera a concentração de algum poluente em uma área menor - como no caso de lançamento de materiais particulados ou óxidos de enxofre ou nitrogênio ou de forma global, tal como o dióxido de carbono.
Sobre a poluição troposférica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2102719 Ciências
A camada de ozônio (O3) é uma região localizada na estratosfera, e sua máxima concentração localiza-se aproximadamente na altitude de 20 km na atmosfera terrestre. Sobre o ozônio, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O O3 é o responsável pela absorção, e consequentemente, total filtração dos raios UV que incide no topo da atmosfera terrestre.
( ) Em condições onde não há processos catalíticos, a formação e destruição de moléculas de O3 é um processo contínuo ocorrido entre as regiões da estratosfera e as regiões atmosféricas superiores.
( ) A depleção da camada de ozônio ocorre principalmente pelos hidrocarbonetos aromáticos produzidos por processos industriais e por gases refrigerantes usados em antigos processos de refrigeração.
( ) O O3 superficial é consequência do uso intensivo de combustíveis fósseis nos meios de transporte urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2067306 Ciências
A poluição atmosférica é, atualmente, um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela humanidade, sendo um tipo de poluição oriunda principalmente de centros urbanos e industriais. A dispersão de poluente atinge escalas distintas podendo ser local, regional e global. Assinale a alternativa correta, que contenha apenas impacto atmosférico a nível local. 
Alternativas
Q2032216 Ciências
Diariamente, nos noticiários televisionados, impressos ou online, é possível encontrarmos a previsão do tempo da nossa cidade e, também, do resto do Brasil. Essas previsões se fazem necessárias, para que possamos nos organizar, além de auxiliar alguns profissionais que dependem diretamente das condições climáticas. Em relação às variáveis observadas, ao se fazer a previsão do tempo, pode-se inferir que  
Alternativas
Q2032215 Ciências
As frentes de ar configuram-se como um fenômeno climático resultante do encontro entre duas massas de ar, e podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local. Sobre essas frentes, analise os itens a seguir:
I- As frentes quentes se formam quando uma massa de ar quente prevalece sobre uma massa de ar frio. II- As frentes quentes provocam temperaturas amenas e pouca umidade. III- As frentes frias ocorrem quando uma massa de ar frio provoca o recuo de uma massa de ar quente. IV- As frentes frias provocam quedas de temperatura e tempo instável.
Da análise dos itens acima, está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - Ciências |
Q2025351 Ciências
Após passar por um processo isotérmico, um gás ideal triplicou seu volume. Sendo P a pressão inicial do gás e P’ a pressão final, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q2010415 Ciências
A atmosfera terrestre é a camada de gases que envolve a Terra. Essa camada é dividida em partes dependendo da temperatura e da altitude. A sequência das partes da atmosfera terrestre partindo da mais próxima de nós para a mais distante é: 
Alternativas
Q2009929 Ciências
Pode-se definir a atual atmosfera terrestre como o envoltório que cerca a Terra, composta de gases, entre os quais se destacam o nitrogênio (N2), com 78%, e o oxigênio (O2) com 21%. É conveniente estudar separadamente as regiões da atmosfera, podendo estas serem divididas segundo suas temperaturas. A sequência das camadas da atmosfera, partindo da mais distante para a mais próxima, é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: D
6: C
7: D
8: E
9: B
10: B
11: A
12: C
13: E
14: C
15: C
16: D
17: E
18: A
19: C
20: C