Questões de Ciências - Sistema Solar para Concurso
Foram encontradas 67 questões
“Prezado leitor, quando você ler esse livro, pode parecer que o autor está dizendo que a Terra não está no centro do Universo. Na verdade, ele não acredita nisso. Veja, este livro é para matemáticos. Se você quiser saber onde Júpiter estará dois anos depois da próxima quarta-feira, você pode ter uma reposta precisa tomando como hipótese que o Sol esteja no centro. Mas isso é meramente ficção matemática. Isso não desafia nossa fé sagrada. Por favor, não fique inquieto ao ler este livro. (Carl Sagan, 2001, p.167)”.
FONTE: Nogueira, Salvador; Canalle, João Batista Garcia. Astronomia ensinos Fundamental e Médio. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e TecnologiaAgência. Espacial Brasileira, 2009. Disponível em: <https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4994>
Apartir deste contexto analise as afirmações seguintes.
I- Nicolau Copérnico propôs um sistema heliocêntrico, no qual acreditava, contudo, ele temia a oposição da igreja. II- A proposta de Copérnico era um artificio matemático para corrigir problemas no modelo ptolomaico. III- Para que a ideia do heliocentrismo funcionasse na prática seria necessário assumir que a Terra realiza os movimentos de rotação e de translação ao redor do Sol, o que não faz sentido, já que, se a Terra estivesse mesmo girando, quem atirasse uma pedra verticalmente para cima não a veria cair no ponto de partida, e sim mais para trás, uma vez que o planeta teria avançado um pouco em sua rotação.
É CORRETO, o que se afirma em:
Para os tupis-guaranis o Sol é o principal regulador da vida na Terra e tem grande significado religioso. A primeira unidade de tempo utilizada pelos tupis-guaranis foi o dia, medido por dois nasceres consecutivos do Sol. Depois veio o mês, determinado a partir de duas aparições consecutivas de uma mesma fase da Lua.
(Adaptado de AFONSO, G.B. Mitos e Estações no céu Tupi-Guarani in Revista Ciência e Cultura)Com relação aos movimentos do Sol, da Terra e da Lua, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Dizemos que o movimento diário do Sol no céu, nascendo no oeste e se deslocando para o leste, é aparente porque é a Terra que está se movendo em relação ao Sol.
( ) Conforme a Lua percorre seu trajeto ao redor da Terra, a face voltada para o nosso planeta pode ficar mais ou menos iluminada. Por essa razão, quando vista aqui da Terra, a Lua apresenta diversos aspectos ao longo do mês.
( ) Em seu movimento de translação, a Terra gira em torno de si mesma, ou seja, em torno do seu eixo imaginário, o que acaba determinando as estações do ano.
As afirmativas são, respectivamente,
1.( ) As células-tronco embrionárias são derivadas de embriões em estágio inicial.
2.( ) As células-tronco embrionárias possuem pouca plasticidade, mas potencial de diferenciação apenas em células sanguíneas.
3.( ) Células-tronco adultas encontradas em tecidos adultos, como a medula óssea e o cordão umbilical são mais especializadas do que as células-tronco embrionárias, mas ainda têm capacidade de diferenciação.
A sequência CORRETA é:
(Jornal da USP, 19/05/2017)
Com relação à Terra, ao Sol e à Lua e seus respectivos movimentos e interações, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Durante o inverno, os objetos iluminados pelo Sol ao meio-dia têm as sombras mais curtas se comparadas àquelas do verão, pois a trajetória aparente que o Sol descreve no céu é mais alta que no verão.
( ) Os eclipses lunares ocorrem sempre durante a fase de Lua cheia. No entanto, não ocorrem eclipses a cada ocorrência de Lua cheia.
( ) Como os movimentos da Lua em torno da Terra e de rotação da Lua em torno de seu eixo têm a mesma duração, a face da Lua que vemos da Terra é sempre a mesma.
As afirmativas são, respectivamente,
TYSON, N. D.; GOLDSMITH, D. Origens. São Paulo: Planeta do Brasil, 2015.
Qual é o planeta do Sistema Solar que além de ser visível a olho nu é, depois da Lua, o objeto mais brilhante – popularmente conhecido como estrela-d’alva - no céu noturno?
A respeito desses movimentos e seus efeitos, são feitas as seguintes afirmações:
I. A Terra gira em torno de seu próprio eixo a uma velocidade de aproximadamente 1700 km/h na linha do Equador. Esse movimento está relacionado com a sucessão dos dias e das noites
II. O fenômeno das marés ocorre pelo movimento de rotação da Terra, a influência da força gravitacional da Lua e, em menor escala, a atração gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra.
III. As estações do ano ocorrem principalmente devido ao movimento de translação terrestre. Esse movimento é descrito como a trajetória circular que o nosso planeta faz em torno do Sol.
IV. O movimento de translação da Terra ocorre com uma inclinação imperceptível de 1° em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Está(ão) correta(s) somente:
Sobre as fases da Lua, tem-se que:
I.Embora estejamos acostumados a considerar apenas quatro fases da Lua (lua cheia, quarto minguante, lua nova e quarto crescente), existem, na verdade, infinitas fases.
II.Conforme segue seu movimento de revolução, a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol muda, isso faz com que ela seja iluminada pelo Sol por um ângulo diferente a cada instante alterando a forma como se apresenta para um observador na Terra, por isso é que diz-se que ela possui infinitas fases.
Fonte: Bueno, R.; Macedo T. Inspire Ciências 8. São Paulo: Editora FTD, 2018.
A partir da análise dessas asserções, é possível
AFIRMAR que:
A respeito dos movimentos da Terra e das suas consequências, julgue o item subsequente.
O surgimento dos solstícios é resultado dos movimentos de
precessão dos equinócios.
(https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/05/13/saiba-como-ver-oeclipse-lunar-total-no-grande-recife.ghtml)
Os eclipses lunares totais ocorrem quando a
Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo:
60 anos atrás, uma espaçonave sobrevoou outro planeta pela primeira vez na História
“Em 14 de dezembro de 1962, uma espaçonave da NASAchamada Mariner 2 passou por Vênus, sendo a primeira vez na história que uma sonda espacial robótica sobrevoou outro planeta (...). Os dados da Mariner 2 mostraram que até mesmo o lado noturno de Vênus era escaldante, com temperaturas de superfície que chegam a 216 graus Celsius, segundo um comunicado da agência.” (Adaptado)
Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/12/14/ciencia-e-espaco/ha-60-anos-umaespaconave-sobrevoou-outro-planeta-pela-primeira-vez-na-historia/. Acesso em 08/01/2023
O planeta citado no texto, segundo os modelos científicos atuais
do sistema solar, se localiza entre os planetas: