Questões de Ciências - Sistema Solar para Concurso

Foram encontradas 67 questões

Q2560871 Ciências
Assinale corretamente a força responsável por manter os planetas em órbita ao redor do Sol. 
Alternativas
Q2504773 Ciências
Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um polonês que publicou sua grande obra intitulada “De revolutionibus orbium coelestium” (Sobre as revoluções dos orbes/corpos celestes) quando já estava em seu leito de morte. O prefácio do seu livro, escrito por outra pessoa, em uma paráfrase do astrônomo Carl Sagan, dizia que:
“Prezado leitor, quando você ler esse livro, pode parecer que o autor está dizendo que a Terra não está no centro do Universo. Na verdade, ele não acredita nisso. Veja, este livro é para matemáticos. Se você quiser saber onde Júpiter estará dois anos depois da próxima quarta-feira, você pode ter uma reposta precisa tomando como hipótese que o Sol esteja no centro. Mas isso é meramente ficção matemática. Isso não desafia nossa fé sagrada. Por favor, não fique inquieto ao ler este livro. (Carl Sagan, 2001, p.167)”.
FONTE: Nogueira, Salvador; Canalle, João Batista Garcia. Astronomia ensinos Fundamental e Médio. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e TecnologiaAgência. Espacial Brasileira, 2009. Disponível em: <https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4994>
Apartir deste contexto analise as afirmações seguintes.
I- Nicolau Copérnico propôs um sistema heliocêntrico, no qual acreditava, contudo, ele temia a oposição da igreja. II- A proposta de Copérnico era um artificio matemático para corrigir problemas no modelo ptolomaico. III- Para que a ideia do heliocentrismo funcionasse na prática seria necessário assumir que a Terra realiza os movimentos de rotação e de translação ao redor do Sol, o que não faz sentido, já que, se a Terra estivesse mesmo girando, quem atirasse uma pedra verticalmente para cima não a veria cair no ponto de partida, e sim mais para trás, uma vez que o planeta teria avançado um pouco em sua rotação.
É CORRETO, o que se afirma em:
Alternativas
Q2460051 Ciências

Para os tupis-guaranis o Sol é o principal regulador da vida na Terra e tem grande significado religioso. A primeira unidade de tempo utilizada pelos tupis-guaranis foi o dia, medido por dois nasceres consecutivos do Sol. Depois veio o mês, determinado a partir de duas aparições consecutivas de uma mesma fase da Lua.

(Adaptado de AFONSO, G.B. Mitos e Estações no céu Tupi-Guarani in Revista Ciência e Cultura)
Com relação aos movimentos do Sol, da Terra e da Lua, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Dizemos que o movimento diário do Sol no céu, nascendo no oeste e se deslocando para o leste, é aparente porque é a Terra que está se movendo em relação ao Sol.

( ) Conforme a Lua percorre seu trajeto ao redor da Terra, a face voltada para o nosso planeta pode ficar mais ou menos iluminada. Por essa razão, quando vista aqui da Terra, a Lua apresenta diversos aspectos ao longo do mês.

( ) Em seu movimento de translação, a Terra gira em torno de si mesma, ou seja, em torno do seu eixo imaginário, o que acaba determinando as estações do ano.


As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Q2357722 Ciências
Observe as alternativas e assinale corretamente aquela que apresenta a unidade de medida mais apropriada para descrever a distância entre planetas no Sistema Solar.  
Alternativas
Q2352934 Ciências
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(   ) As células-tronco embrionárias são derivadas de embriões em estágio inicial.

2.(   ) As células-tronco embrionárias possuem pouca plasticidade, mas potencial de diferenciação apenas em células sanguíneas.

3.(   ) Células-tronco adultas encontradas em tecidos adultos, como a medula óssea e o cordão umbilical são mais especializadas do que as células-tronco embrionárias, mas ainda têm capacidade de diferenciação.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2335670 Ciências
Painéis fotovoltaicos são classificados como energia renovável, pois a energia é limpa e inesgotável, adquirida por meio do:
Alternativas
Q2334209 Ciências
Desde que Copérnico teorizou que a Terra girava em torno do Sol, aprendemos que nada no universo está parado. Não apenas a Terra gira em torno de si mesma, como ao redor do Sol e o próprio Sol, no centro da Via Láctea, também se move.
(Jornal da USP, 19/05/2017)

Com relação à Terra, ao Sol e à Lua e seus respectivos movimentos e interações, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) Durante o inverno, os objetos iluminados pelo Sol ao meio-dia têm as sombras mais curtas se comparadas àquelas do verão, pois a trajetória aparente que o Sol descreve no céu é mais alta que no verão.
( ) Os eclipses lunares ocorrem sempre durante a fase de Lua cheia. No entanto, não ocorrem eclipses a cada ocorrência de Lua cheia.
( ) Como os movimentos da Lua em torno da Terra e de rotação da Lua em torno de seu eixo têm a mesma duração, a face da Lua que vemos da Terra é sempre a mesma.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2319623 Ciências
“Há quase cinco séculos, Nicolau Copérnico ressuscitou uma hipótese que o antigo astrônomo grego Aristarco tinha sugerido em primeiro lugar. Longe de ocupar o centro do cosmos, disse Copérnico, a Terra pertence à família de planetas que orbitam o Sol.”

TYSON, N. D.; GOLDSMITH, D. Origens. São Paulo: Planeta do Brasil, 2015.

Qual é o planeta do Sistema Solar que além de ser visível a olho nu é, depois da Lua, o objeto mais brilhante – popularmente conhecido como estrela-d’alva - no céu noturno? 
Alternativas
Q2306175 Ciências
Além dos movimentos de translação e rotação, a Terra possui outros doze movimentos secundários, cada qual com consequências para nosso planeta.
A respeito desses movimentos e seus efeitos, são feitas as seguintes afirmações:

I. A Terra gira em torno de seu próprio eixo a uma velocidade de aproximadamente 1700 km/h na linha do Equador. Esse movimento está relacionado com a sucessão dos dias e das noites
II. O fenômeno das marés ocorre pelo movimento de rotação da Terra, a influência da força gravitacional da Lua e, em menor escala, a atração gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra.
III. As estações do ano ocorrem principalmente devido ao movimento de translação terrestre. Esse movimento é descrito como a trajetória circular que o nosso planeta faz em torno do Sol.
IV. O movimento de translação da Terra ocorre com uma inclinação imperceptível de 1° em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

Está(ão) correta(s) somente:
Alternativas
Q2278233 Ciências

Sobre as fases da Lua, tem-se que:



I.Embora estejamos acostumados a considerar apenas quatro fases da Lua (lua cheia, quarto minguante, lua nova e quarto crescente), existem, na verdade, infinitas fases.



II.Conforme segue seu movimento de revolução, a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol muda, isso faz com que ela seja iluminada pelo Sol por um ângulo diferente a cada instante alterando a forma como se apresenta para um observador na Terra, por isso é que diz-se que ela possui infinitas fases.



Fonte: Bueno, R.; Macedo T. Inspire Ciências 8. São Paulo: Editora FTD, 2018.



A partir da análise dessas asserções, é possível AFIRMAR que:

Alternativas
Q2214922 Ciências

A respeito dos movimentos da Terra e das suas consequências, julgue o item subsequente. 


O surgimento dos solstícios é resultado dos movimentos de precessão dos equinócios.

Alternativas
Q2210627 Ciências
“Força por unidade de massa que deriva apenas da rotação da Terra e que age como força de deflexão. Depende da latitude e da velocidade do objeto em movimento. No Hemisfério Norte, o ar se desvia para a direita de seu caminho, enquanto, no Hemisfério Sul, se desvia para a esquerda. A força é maior nos polos Norte e Sul e quase inexistente no equador” (Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia). O trecho acima é a definição de: 
Alternativas
Q2210625 Ciências
O movimento da lua ao redor do Sol é denominado: 
Alternativas
Q2204781 Ciências
Em 2022, foi noticiado que em Pernambuco se poderia observar no céu, entre uma noite de domingo de junho e a madrugada do dia seguinte, um eclipse lunar total.
(https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/05/13/saiba-como-ver-oeclipse-lunar-total-no-grande-recife.ghtml)
Os eclipses lunares totais ocorrem quando a
Alternativas
Q2199222 Ciências

Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo:


60 anos atrás, uma espaçonave sobrevoou outro planeta pela primeira vez na História



“Em 14 de dezembro de 1962, uma espaçonave da NASAchamada Mariner 2 passou por Vênus, sendo a primeira vez na história que uma sonda espacial robótica sobrevoou outro planeta (...). Os dados da Mariner 2 mostraram que até mesmo o lado noturno de Vênus era escaldante, com temperaturas de superfície que chegam a 216 graus Celsius, segundo um comunicado da agência.” (Adaptado)


Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/12/14/ciencia-e-espaco/ha-60-anos-umaespaconave-sobrevoou-outro-planeta-pela-primeira-vez-na-historia/. Acesso em 08/01/2023


O planeta citado no texto, segundo os modelos científicos atuais do sistema solar, se localiza entre os planetas: 

Alternativas
Q2163494 Ciências
Julgue o item a seguir. 
Para explicar o movimento dos planetas, a Segunda Lei de Kepler define que a área coberta pela linha que liga o Sol ao planeta é sempre a mesma em intervalos de tempos iguais. 
Alternativas
Q2119433 Ciências
É o movimento que a Terra faz em torno do Sol, através de uma órbita elíptica, e que tem duração aproximada de 365 dias. 
Alternativas
Q2119432 Ciências
Nicolau Copérnico (Nikolaj Kppernik), nascido em 1473, em Thora, na Polônia, foi um dos maiores cientistas da sua época, tendo seu legado ao estudo do Cosmo se estendido até os dias atuais. Sua revolucionária teoria de organização do universo consistia em um modelo no qual a Terra e os demais planetas conhecidos à época, giravam em tono do Sol, que jazia fixo no meio do sistema. Tal modelo ficou conhecido como: 
Alternativas
Q2119429 Ciências
Em consonância com a resolução estabelecida pela União Astronômica Internacional (UAI), em assembleia realizada no dia 24 de agosto de 2006, para que um objeto possa ser considerado planeta ele tem de, necessariamente, possuir três características básicas: I) orbitar uma estrela; II) ser esférico; III) ser dominante em sua órbita. Diante dessa nova organização, o Sistema Solar passou a ter oito Planetas, ao invés de nove até a data da citada resolução. Qual dos planetas a seguir foi reclassificado como “planeta-anão”?
Alternativas
Q2113055 Ciências
No início de 2023, astrônomos anunciaram a descoberta de 12 novas luas de Júpiter, totalizando, com isso, 92 luas e representando a maior cifra do Sistema Solar, passando à frente de Saturno, que tem 83. A alternativa que melhor resume a definição de lua ou satélite natural é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: E
5: C
6: A
7: E
8: B
9: A
10: B
11: E
12: A
13: A
14: D
15: C
16: C
17: C
18: A
19: E
20: C