Questões de Concurso Sobre conceitos, abrangência, princípios e competências em auditoria governamental

Foram encontradas 323 questões

Ano: 2025 Banca: IBFC Órgão: UFPB Prova: IBFC - 2025 - UFPB - Técnico de Contabilidade |
Q3224410 Auditoria Governamental
O controle interno é um conjunto de processos, políticas e procedimentos implementados pelos órgãos do governo, visando determinadas garantias. Acerca dessas garantias, analise as afirmativas abaixo.

I. A conformidade com normas e regulamentos.
II. A proteção dos ativos públicos.
III. A eficiência operacional.
IV. A confiabilidade das informações contábeis e gerenciais.
V. O cumprimento de metas e objetivos previstos em planos governamentais, para garantir o uso adequado dos recursos públicos.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3195411 Auditoria Governamental
A avaliação de riscos no controle interno consiste em identificar, analisar e ______ os riscos que possam comprometer a realização dos objetivos organizacionais.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
Alternativas
Q3151146 Auditoria Governamental
O Sistema de Controle Interno deverá ter independência funcional para o desempenho de suas atribuições de controle em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. Analise entre Verdadeiro (V) ou Falso (F) qual dos itens corresponde a componentes da estrutura organizacional do controle interno municipal:

(__)Prefeito.
(__)Controladoria.
(__)Secretaria.
(__)Comissão de Fiscalização e Controle.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q3151144 Auditoria Governamental
O Controle Interno é aquele realizado pela própria organização, por meio de uma unidade que integra a sua estrutura administrativa, com a atribuição de vigilância, orientação e correção da atuação das demais unidades vinculadas. Assinale a alternativa correspondente ao órgão máximo do Sistema de Controle Interno na moderna concepção estrutural e funcional.
Alternativas
Q3151136 Auditoria Governamental
Dentre os fundamentos do controle interno, o dever de preservar seus recursos tangíveis e intangíveis organizacionais são importantes quando de visa o interesse público. Assinale a alternativa correspondente a esse fundamento.
Alternativas
Q3151132 Auditoria Governamental
Os fundamentos do controle interno tratam-se dos princípios que orientam a implantação e o funcionamento de um sistema de controle interno em uma organização. Um dos princípio precede que é importante definir um recurso por cada tarefa para facilitar a gestão e a determinação de responsabilidades.
Alternativas
Q3139473 Auditoria Governamental
 O controle interno e externo na administração pública são utilizados como mecanismo de busca da eficiência operacional e organizacional. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de controle da administração pública que resulta do escalonamento vertical dos órgãos do Executivo, em que os inferiores estão subordinados aos superiores.
Alternativas
Q3138137 Auditoria Governamental
O sistema de controle interno tem a função de assegurar a regularidade dos atos administrativos, garantindo o cumprimento das normas e a eficiência na gestão dos recursos públicos. De acordo com a legislação brasileira, uma das atribuições desse sistema é:
Alternativas
Q3138130 Auditoria Governamental
No âmbito da administração pública, o sistema de controle interno é instituído para monitorar a aplicação eficiente dos recursos e o cumprimento das metas estabelecidas. Uma das ações fundamentais desse sistema é: 
Alternativas
Q3131869 Auditoria Governamental
Na atuação da controladoria, a relação entre objetivos e componentes é importante para garantir uma gestão eficiente. Analise dos itens abaixo, qual descreve essa relação.
I.Os componentes da controladoria, como planejamento, controle e avaliação, devem alinhar-se aos objetivos estratégicos da organização para otimizar recursos e melhorar a tomada de decisões.
II.Os objetivos da controladoria são exclusivamente financeiros e não influenciam os processos operacionais da organização.
III.Os objetivos da controladoria são secundários em relação às funções administrativas e não precisam ser considerados no desenvolvimento de relatórios.

Após análise, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3131868 Auditoria Governamental
A controladoria desempenha importante papel na gestão pública. Analise dos itens abaixo qual (quais) corresponde (em) a descrição da aplicabilidade do conceito da controladoria na gestão pública.
I.A controladoria atua como um suporte à tomada de decisões, fornecendo análises financeiras e monitorando a execução orçamentária para garantir eficiência e transparência.
II.A controladoria é responsável apenas pela auditoria externa das contas públicas, sem influenciar diretamente na gestão orçamentária.
III.A controladoria se limita a coletar dados financeiros e não desempenha um papel na accountability ou na prestação de contas ao cidadão.

Após análise, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3131867 Auditoria Governamental
Dentre as ações da controladoria, o trabalho no direcionamento orçamentário por meio da coleta de dados e do auxílio nas decisões estratégicas é sem dúvida de suma importância. Assinale a alternativa correspondente a essa função: 
Alternativas
Q3114953 Auditoria Governamental
Sobre a importância da análise de riscos dos controles internos da entidade auditada, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3075150 Auditoria Governamental
A “ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público” fornecem informações detalhadas sobre, exceto:
Alternativas
Q3060936 Auditoria Governamental
A Controladoria no Setor Público é responsável pelo controle da gestão e pelas atividades a ele relacionadas. Suas ações integram as funções de controladoria, sendo o controle interno uma dessas funções, por meio do qual a controladoria se concretiza na organização.

(NASCIMENTO, REGINATO, 2009; SILVA, 2011.)


A Controladoria é órgão central do Sistema de
Alternativas
Q3050536 Auditoria Governamental
Sob o enfoque contábil, o controle interno tem como finalidades salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais; dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente; propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada; estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas; contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade; auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações. Os princípios do controle interno representam o conjunto de regras, diretrizes e sistemas que visam ao atendimento de objetivos específicos. Acerca desses princípios, relacione a segunda coluna à primeira.
1. Relação custo-benefício.
2. Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários.
3. Delegação de poderes e definição de responsabilidades.
4. Segregação de funções.
5. Instruções devidamente formalizadas.
6. Controles sobre transações.
7. Aderência a diretrizes e normas legais.
( ) A eficiência dos controles internos administrativos está diretamente relacionada com a competência, formação profissional e integridade do pessoal.
( ) Para atingir um grau de segurança adequado, é indispensável que as ações, procedimentos e instruções sejam disciplinados e formalizados por meio de instrumentos eficazes e específicos; ou seja, claros, objetivos e emitidos por autoridade competente.
( ) É imprescindível estabelecer o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade e autorizados por quem de direito
( ) O controle interno deve assegurar observância às diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos, relacionados com a finalidade da entidade.
( ) Consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar.
( ) A estrutura das entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação das operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competências e atribuições em desacordo com esse princípio.
( ) Deverão ser indicados, com precisão, a autoridade que delega, a delegada e o objeto da delegação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo. 
Alternativas
Q3021204 Auditoria Governamental

Em relação a auditoria governamental, controle interno, planejamento de auditoria e gestão de riscos no setor público, julgue o item seguinte. 


O risco inerente é aquele que permanece mesmo após a implementação de controles internos para mitigação dos riscos identificados. 

Alternativas
Q3019837 Auditoria Governamental
Com relação ao módulo de acesso público e ao acompanhamento das prestações de contas no SiGPC, julgue o item que se segue.

No acompanhamento da prestação de conta, o campo Ciclo é exclusivo para prestações de contas do tipo repasse, cujo período de execução ultrapassa um exercício financeiro.
Alternativas
Q3019820 Auditoria Governamental
Considerando os procedimentos operacionais para a prestação de contas no sistema Contas Online, julgue o item subsequente.

Dispensa-se o preenchimento dos itens do menu Recursos Financeiros a Restituição e Reprogramação de Recursos para repasses feitos diretamente pelo FNDE às unidades executoras, desde que os repasses tenham finalidade de atender o PDDE e não tenham sido depositados em conta específica da EEx.
Alternativas
Q2607419 Auditoria Governamental
Qual é o principal objetivo dos princípios de controle interno em uma organização? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: A
5: D
6: B
7: C
8: A
9: D
10: B
11: E
12: C
13: A
14: D
15: A
16: B
17: E
18: C
19: C
20: B