Questões de Auditoria Governamental - Conceitos, Abrangência, Princípios e Competências para Concurso

Foram encontradas 311 questões

Q3075150 Auditoria Governamental
A “ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público” fornecem informações detalhadas sobre, exceto:
Alternativas
Q3060936 Auditoria Governamental
A Controladoria no Setor Público é responsável pelo controle da gestão e pelas atividades a ele relacionadas. Suas ações integram as funções de controladoria, sendo o controle interno uma dessas funções, por meio do qual a controladoria se concretiza na organização.

(NASCIMENTO, REGINATO, 2009; SILVA, 2011.)


A Controladoria é órgão central do Sistema de
Alternativas
Q3050536 Auditoria Governamental
Sob o enfoque contábil, o controle interno tem como finalidades salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais; dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente; propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada; estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas; contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade; auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações. Os princípios do controle interno representam o conjunto de regras, diretrizes e sistemas que visam ao atendimento de objetivos específicos. Acerca desses princípios, relacione a segunda coluna à primeira.
1. Relação custo-benefício.
2. Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários.
3. Delegação de poderes e definição de responsabilidades.
4. Segregação de funções.
5. Instruções devidamente formalizadas.
6. Controles sobre transações.
7. Aderência a diretrizes e normas legais.
( ) A eficiência dos controles internos administrativos está diretamente relacionada com a competência, formação profissional e integridade do pessoal.
( ) Para atingir um grau de segurança adequado, é indispensável que as ações, procedimentos e instruções sejam disciplinados e formalizados por meio de instrumentos eficazes e específicos; ou seja, claros, objetivos e emitidos por autoridade competente.
( ) É imprescindível estabelecer o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade e autorizados por quem de direito
( ) O controle interno deve assegurar observância às diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos, relacionados com a finalidade da entidade.
( ) Consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar.
( ) A estrutura das entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação das operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competências e atribuições em desacordo com esse princípio.
( ) Deverão ser indicados, com precisão, a autoridade que delega, a delegada e o objeto da delegação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo. 
Alternativas
Q3021204 Auditoria Governamental

Em relação a auditoria governamental, controle interno, planejamento de auditoria e gestão de riscos no setor público, julgue o item seguinte. 


O risco inerente é aquele que permanece mesmo após a implementação de controles internos para mitigação dos riscos identificados. 

Alternativas
Q2607419 Auditoria Governamental
Qual é o principal objetivo dos princípios de controle interno em uma organização? 
Alternativas
Q2564253 Auditoria Governamental
Benjamin Zimler registra que o controle interno se caracteriza como gênero do qual se constituem espécies o controle administrativo e o sistema de controle interno estatuído no art. 74 da Constituição Federal.

(ZIMLER, Benjamin. Direito Administrativo e Controle. Ed. Fórum, 2015, p. 165)

O dispositivo constitucional citado pelo autor atribui ao sistema de controle interno a função de
Alternativas
Q2560641 Auditoria Governamental
Segundo Pereira (2021), “o controle interno serve para potencializar o atingimento dos objetivos organizacionais a cargo de um gestor público, orientado pelos limites legais”. Sobre o tema, são princípios básicos do controle interno: 

I. Fixação de responsabilidades. II. Manutenção de instruções devidamente formalizadas/manualizadas. III. Priorização de registro físico de informações em detrimento dos sistemas de informações computadorizados.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q2440943 Auditoria Governamental
Em consonância com a NBCT 16.8, podemos afirmar, EXCETO:  
Alternativas
Q2387738 Auditoria Governamental
Ao desenvolver o seu trabalho, um auditor interno deve estar atento aos princípios éticos e a regras de conduta aplicáveis à sua área de atuação. Nesse contexto, ao comprometer-se em “divulgar todos os fatos materiais de seu conhecimento que, caso não sejam divulgados, possam distorcer o reporte sobre as atividades sob revisão”, o auditor interno está agindo em aderência ao princípio ético da:
Alternativas
Q2386767 Auditoria Governamental
A ISSAI 100 – Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, não fornece informações detalhadas, sobre: 
Alternativas
Q2302396 Auditoria Governamental
Sobre a atuação do controle interno na Administração Pública brasileira, assinalar os itens abaixo:

I. O controle exercido de forma posterior deve prevalecer em relação aos demais, haja vista que, a partir dessa análise, pode o órgão de controle analisar o ato realizado como um todo, tendo dimensão, inclusive, de suas consequências e eventuais prejuízos trazidos ao erário e que exigem reparação.
II. O controle interno, enquanto órgão da Administração Pública, possui autonomia relativa em suas funções, já que, em alguns casos determinados, somente poderá adotar providência para a realização de auditorias nas contas dos órgãos que audita mediante provocação e solicitação do gestor público.
Alternativas
Q2299009 Auditoria Governamental
Sobre a resolução CFC n.º 1.135/08: NBC-T 16.8, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2297609 Auditoria Governamental
A respeito do controle interno no setor público, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Compreende o plano de organização e todos os procedimentos diretamente relacionados com a salvaguarda dos ativos e a fidedignidade dos registros financeiros.

( ) O controle interno é peça fundamental para o pleno exercício da Administração Pública, permitindo aos administradores o conhecimento seguro do que está acontecendo e contribuindo para a tomada de decisões.

( ) Os poderes executivo e legislativo manterão controles internos distintos, que trabalharão de forma independente entre si, com o objetivo de auxiliar no cumprimento das normas legais.
Alternativas
Q2290283 Auditoria Governamental
A controladoria no setor público tem sido desenvolvida com uma ferramenta indispensável no controle da gestão pública. Sobre a controladoria no setor público, analise as afirmações abaixo entre verdadeiras (V) e falsas (F):

(  )A controladoria é um dos mecanismos da gestão pública utilizada como avaliação de desempenho da gestão.

(  )A atuação da controladoria é estabelecida desde a implementação de um planejamento estratégico, no desenvolvimento dos processos, execução e acompanhamento dos resultados.

(  )A atuação da controladoria é restrita a departamentos cuja finalidade é amparada nas Leis de Orçamento e possuem atribuições financeiras.

(  )O profissional controller é capaz de fazer análise de ações executadas pela gestão pública e desenvolver demonstrações contábeis que podem servir de estruturação e implementação de projetos no setor público.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q2256449 Auditoria Governamental
Os principais interesses do auditor em relação ao sistema de controle interno são 
Alternativas
Q2251343 Auditoria Governamental
É função do controle interno: 
Alternativas
Q2219568 Auditoria Governamental
Um auditor aceitou um trabalho de auditoria em um macroprocesso em uma entidade pública com o objetivo de fornecer aos gestores da entidade o grau de confiança necessário acerca do objeto avaliado. No seu relatório, o auditor descreveu explicitamente como os achados, critérios e conclusões foram desenvolvidos, de uma maneira equilibrada e razoável, e porque as combinações de achados e critérios resultaram nas conclusões alcançadas e recomendações emitidas. O relatório não continha uma declaração explícita de asseguração sobre o objeto.
À luz da NBASP 100, que trata dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, nesse tipo de trabalho: 
Alternativas
Q2177685 Auditoria Governamental
São princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, e cujo cumprimento é dele exigido, considerando os objetivos gerais do auditor independente e a condução dos seus trabalhos em conformidade com as normas de auditoria:  
Alternativas
Q2165397 Auditoria Governamental
Achado de auditoria é o resultado da comparação entre um critério preestabelecido pela equipe de auditoria durante a fase de planejamento e a condição real encontrada durante a realização dos exames, comprovada por evidências. Nesse sentido, o achado pode indicar conformidade ou não-conformidade com o critério, bem como registrar
Alternativas
Q2165396 Auditoria Governamental
A independência e a objetividade são dois pressupostos fundamentais para o exercício da auditoria interna governamental. Os auditores internos devem atuar de forma imparcial e isenta, evitando situações de conflito de interesses ou quaisquer outras que afetem sua objetividade e que possam comprometer o seu
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: E
5: B
6: D
7: D
8: A
9: C
10: B
11: D
12: B
13: A
14: E
15: D
16: B
17: E
18: E
19: C
20: B