Questões de Auditoria Governamental - Controladorias Gerais Estaduais e Municipais - CGE's e CGM's para Concurso

Foram encontradas 23 questões

Q2554486 Auditoria Governamental
Fiscalizar a observância das leis, instruções, regulamentos, resoluções e portarias, cumprindo as normas de Auditoria Externa, observadas as orientações no Tribunal de Contas dos Municípios é de competência do(a):
Alternativas
Q2554485 Auditoria Governamental
A Controladoria Geral do Município de Rio Verde tem por finalidade formular e executar as políticas de controle interno, possuindo, autonomia e precedência sobre os demais setores administrativos, competindo-lhe:
Alternativas
Q2554464 Auditoria Governamental
A Controladoria-Geral do Município tem por finalidade formular e executar as políticas de controle interno possuindo, dentro de sua área de competência, autonomia e precedência sobre os demais setores administrativos. Acerca das atribuições e competência da Controladoria-Geral do Município, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2203662 Auditoria Governamental
O trabalho da tesouraria e controladoria na gestão pública são de fundamental importância como mecanismo de controle. Desse modo, analise as afirmações a seguir sobre vantagens de se ter uma controladoria eficiente na gestão pública:
I-Favorece a tomada de decisões na medida em que a controladoria faz acompanhamento mais de perto de variáveis que influenciam nos negócios.
II-A controladoria tende a trazer maior segurança para os negócios por meio do controle de indicadores.
III-A controladoria contribui na elaboração do planejamento estratégico empresarial, projetando mecanismos de controle mais assertivos para a instituição.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2161694 Auditoria Governamental
Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “A controladoria no setor público, independentemente do tipo de controle que exerce, externo ou interno, tem como objeto central a gestão dos recursos públicos.”
PORTANTO
II. “O papel da controladora no setor público é relevante por prover informações e controle dos recursos públicos internamente, para os gestores e administradores públicos e para a sociedade em geral.”
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2132709 Auditoria Governamental

Com referência à auditoria no setor público, julgue o item a seguir. 


O controle externo, como o exercido pela CGU, ocorre quando o órgão controlador não integra a estrutura do órgão controlado e, nesse caso, é justificado porque a CGU não integra nenhum dos ministérios fiscalizados, mas sim a estrutura da Presidência da República.

Alternativas
Q1938849 Auditoria Governamental
Sobre o Conselho Superior do Controle Interno do Poder Executivo – CSCI-MS –, assinale a alternativa correta segundo o Regimento Interno da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (Resolução CGE/MS nº 60/2022).
Alternativas
Q1871069 Auditoria Governamental

Um controlador interno avaliou informações contábeis da prefeitura por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Realizou o exame de flutuações que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.

Nesse caso, o controlador interno aplicou um:

Alternativas
Q1871067 Auditoria Governamental
De acordo com a Resolução TC-06/2001, o certificado de auditoria é emitido pelo:
Alternativas
Q1871066 Auditoria Governamental

Para selecionar uma amostra de auditoria, um controlador interno optou por escolher as notas de empenho que terminam com o número “5” dentro de um período de tempo.

Nesse caso, o controlador interno utilizou o método de seleção:

Alternativas
Q1871065 Auditoria Governamental

A observação consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.

A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada:

Alternativas
Q920072 Auditoria Governamental
A Controladoria-Geral do Município, considerando a relevância e materialidade da matriz de riscos de auditoria, planeja uma operação na seção encarregada pelo arbitramento da receita tributável dos serviços da construção civil. Na atividade preparatória, levantou-se que há uma normatização interna que prevê:
I. Claramente os casos que serão objeto de arbitramento. II. Segregação de funções. III. Emprego de sistema informatizado que registra dados de segurança e alterações realizadas. IV. Revisão independente por sorteio aleatório de autos de infração. V. Manutenção de registros por 20 anos.
Visitando o órgão, o auditor acompanhou o procedimento durante sua execução, atestando que, de fato, as normas vêm sendo seguidas, embora tenha deixado de calcular a exatidão de casos específicos.
O procedimento adotado refere-se a um teste
Alternativas
Q875006 Auditoria Governamental
O Sistema de Controle Interno na Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul possui delegações junto às unidades administrativas do(s)
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IADES Órgão: CRC-MG Prova: IADES - 2015 - CRC-MG - Fiscal do CRCMG |
Q750656 Auditoria Governamental
No que se refere ao papel da Controladoria em uma organização, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q730467 Auditoria Governamental
Acerca do conceito e da missão de controladoria, assinale a INCORRETA.
Alternativas
Q720183 Auditoria Governamental

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).

Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213)


Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Q661670 Auditoria Governamental
A Secretaria da Controladoria Geral do Estado − SCGE, órgão de controle interno do Poder Executivo do Estado de Pernambuco, tem como missão institucional promover a excelência e a transparência na aplicação dos recursos públicos, o controle social, a prevenção e o combate à corrupção, contribuindo para a efetividade da gestão pública. Segundo o Manual de Serviços da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, entre outras, as principais atividades da Secretaria, são:
I. Apoiar o Controle Externo no exercício de sua missão institucional. II. Autorizar a concessão de auxílios pelo Estado a entidades particulares de natureza assistencial sem fins lucrativos. III. Conceder prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, quando verificada a ilegalidade. IV. Acompanhar a racionalização dos gastos públicos. V. Fiscalizar e avaliar os resultados da ação governamental e a gestão dos administradores públicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q615294 Auditoria Governamental
Com base nos termos estabelecidos pelo Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno – CONACI, a função do controle interno que tem por finalidade orientar e acompanhar a gestão governamental, para subsidiar a tomada de decisões a partir da geração de informações, de maneira a garantir a melhoria contínua da qualidade do gasto público, é denominada:
Alternativas
Q489498 Auditoria Governamental
Com relação ao desenvolvimento funcional e ao âmbito de atuação do auditor governamental lotado na Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI), julgue o item que se segue.

É vedado ao auditor governamental do estado do Piauí representar a CGE/PI em órgão da administração pública estadual.
Alternativas
Q471299 Auditoria Governamental
Segundo o Decreto Estadual do Piauí nº 11.392/04, o conjunto concatenado de medidas que concorre para a administração econômica eficiente e eficaz, gerando informações gerenciais confiáveis, tempestivas e relevantes, assegurando a fiel observância das políticas administrativas, com o fim de salvaguardar o patrimônio público e atender os objetivos institucionais, inclusive, consistindo de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades da administração direta e indireta, quanto a legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas, conceitua, para a CGE,
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: C
6: E
7: E
8: D
9: B
10: E
11: D
12: D
13: B
14: B
15: D
16: C
17: A
18: C
19: E
20: D