Questões de Concurso Sobre estrutura conceitual de análise de risco (coso) em auditoria governamental

Foram encontradas 72 questões

Q3067878 Auditoria Governamental
Com base na estrutura de gerenciamento de riscos COSO II, cada tipo de objetivo organizacional possui uma finalidade distinta. Associe os tipos de objetivos (coluna 1) com suas respectivas finalidades (coluna 2):

Coluna 1
1. Objetivos Estratégicos.
2. Objetivos de Operações.
3. Objetivos de Conformidade.

Coluna 2:
A. Utilização eficaz e eficiente dos recursos.
B. Metas gerais, alinhadas com a missão da organização.
C. Cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Alternativas
Q3067872 Auditoria Governamental
Com base na compreensão da avaliação de riscos, dadas as seguintes declarações, assinale a que descreve corretamente a sua natureza no contexto de uma entidade:
Alternativas
Q3021201 Auditoria Governamental

Em relação a auditoria governamental, controle interno, planejamento de auditoria e gestão de riscos no setor público, julgue o item seguinte. 


A implementação de um sistema eficaz de gestão de riscos permite não apenas a mitigação de riscos, mas também a identificação de oportunidades que possam agregar valor à organização pública.

Alternativas
Q2572872 Auditoria Governamental
Sobre o planejamento da gestão de riscos e suas definições, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Identificação dos riscos. (2) Análise de riscos. (3) Avaliação de riscos.
( ) É o processo de comparação dos resultados da análise de riscos com os critérios de risco para determinar se o risco e sua magnitude são aceitáveis ou toleráveis, bem como qual a resposta será dada ao risco. ( ) Compreende o processo de busca, reconhecimento e descrição de riscos, isto é, as fontes de risco, formas de interação e consequências potenciais. Pode envolver dados históricos, dados secundários de publicações científicas, opiniões de especialistas, informações e necessidades das partes interessadas. ( ) É o processo de compreender a natureza do risco e determinar o nível de risco em termos de consequências e probabilidade.
Alternativas
Q2517535 Auditoria Governamental
Uma entidade pública tem o seu datacenter fisicamente localizado no edifício sede da entidade, um prédio com deficiências de manutenção e recorrentes problemas elétricos que afetam o funcionamento dos servidores do datacenter. Com isso, a entidade está sujeita a riscos de descontinuidade dos seus sistemas, que dão suporte às principais atividades da organização.

A entidade já identificou e avaliou esse risco, e a resposta a ele:
Alternativas
Q2517198 Auditoria Governamental
O Framework de Controle Interno Integrado do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), originalmente emitido em 1992 e atualizado em 2013, consolidou a ideia de gestão de riscos corporativos e apresentou um conjunto de princípios e boas práticas de gestão e controle interno.
Assinale a opção que indica uma característica da versão atualizada em 2013.
Alternativas
Q2460741 Auditoria Governamental
O risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade, é chamado de:
Alternativas
Q2388511 Auditoria Governamental
Uma entidade pública estruturou uma superintendência, diretamente ligada à alta administração, que tinha, entre as suas atribuições, o fornecimento de assistência ao gerenciamento de riscos. Inicialmente a superintendência desenvolveu uma proposta de política de gestão de riscos para a organização, que foi aprovada pela administração; estruturou uma metodologia para identificação, avaliação e gestão de riscos; e promoveu a difusão da política e da metodologia, com um robusto plano de capacitação.

À luz do Novo Modelo de Três Linhas, a atuação da superintendência na referida entidade:
Alternativas
Q2388510 Auditoria Governamental
Tanto nas organizações privadas quanto nas públicas, o gerenciamento de riscos possibilita aos administradores tratar com eficácia as incertezas, os riscos e as oportunidades a elas associados, de forma a aprimorar a capacidade de geração de valor (COSO ERM).
O COSO ERM afirma que o gerenciamento de riscos corporativos requer o comprometimento da alta administração e a adoção de procedimentos alinhados à estratégia organizacional, dos quais o primeiro a ser considerado refere-se à:
Alternativas
Q2388509 Auditoria Governamental
Uma entidade pública passou por um processo de reestruturação interna e avaliação da sua estrutura administrativa e operacional como marco dos seus 50 anos de existência. Alguns dos desdobramentos desse processo foram:

i. a criação de uma unidade de gestão da integridade, com equipe dedicada e diretamente subordinada à alta administração;

ii. a designação de uma comissão de ética, com mandato e atribuições definidas, comprometida em elaborar um código de ética para a entidade e seus colaboradores;

iii. a criação de um site institucional com material informativo sobre ética e integridade no âmbito organizacional; e

iv. a realização de um seminário para difusão da cultura da ética e integridade na organização, além do lançamento de um programa de capacitação sobre a temática.

As ações empreendidas pela entidade estão associadas a um dos componentes da Estrutura Integrada de Controle Interno (COSO I), qual seja:
Alternativas
Q2359004 Auditoria Governamental

Julgue o item que se segue, relativo aos processos de controladoria executados no governo federal.


De acordo com o modelo COSO-ERM, a estrutura do gerenciamento de riscos é multidimensional. 

Alternativas
Q2358997 Auditoria Governamental

Considerando que as políticas de integridade e os canais de denúncia se relacionam intimamente e podem ser aplicados à realidade do governo federal, julgue o item subsequente. 


A política de integridade preconiza que a due dilligence inclua informações não apenas sobre a empresa a ser contratada, mas também de seus sócios e administradores.

Alternativas
Q2341607 Auditoria Governamental
No que diz respeito à Estrutura Conceitual deAnálise de Risco – COSO, os riscos que podem impactar a realização da estratégia e dos objetivos de negócios dizem respeito ao componente de:
Alternativas
Q2340557 Auditoria Governamental

Acerca da governança no setor público, julgue o próximo item.



Nos termos do COSO, o controle interno é considerado um fim em si mesmo, já que sua estrutura, aplicável a toda entidade, é capaz de assegurar a governança e fornecer segurança à alta administração da entidade.

Alternativas
Q2326732 Auditoria Governamental
Diversas organizações adotaram a estrutura de controles internos do COSO, e várias normas de auditoria baseiam-se nessa estrutura. Acerca dos componentes do COSO, considere o trecho a seguir.

A alta administração deve estabelecer um tom apropriado no topo que influencie positivamente a consciência de controle do pessoal da entidade sendo a base para todos os outros componentes dos controles internos.

RAMOS, Michael J. How to comply with Sarbanes-Oxley section 404: assessing the effectiveness of internal control. John Wiley & Sons, 2006.

Esse trecho se refere ao componente de
Alternativas
Q2244392 Auditoria Governamental
A organização do controle interno do Poder Executivo visa a atender aos artigos 70 e 74 da Constituição Federal de 1988. Para tal, são definidos elementos centrais ao controle interno, entre os quais destaca-se “o conjunto de regras, procedimentos, diretrizes, protocolos, rotinas de sistemas informatizados, conferências e trâmites de documentos e informações, entre outros, operacionalizados de forma integrada pela direção e pelo corpo de servidores do respectivo Órgão Executor de Controle Interno, destinados a enfrentar os riscos e fornecer segurança razoável quanto ao alcance dos objetivos do órgão ou entidade”.
Tal descrição refere-se ao conceito de 
Alternativas
Q2221621 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


A estrutura de governança deve avaliar o sistema de controle interno da entidade em relação à estrutura, concentrando-se em como aplicar os 17 princípios em apoio aos componentes do controle interno.
Alternativas
Q2221619 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


O controle interno é um departamento projetado para fornecer segurança razoável em relação ao alcance dos objetivos pela auditoria interna da entidade.
Alternativas
Q2221618 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


O processo de gestão de riscos, segundo o COSO, envolve a aplicação sistemática de politicas, procedimentos e práticas para as atividades de comunicação e consulta, estabelecimento do contexto e avaliação, tratamento, monitoramento, análise critica, registro e relato de riscos.

Alternativas
Q2221616 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


A primeira estrutura de controle interno publicada pelo COSO considera apenas cinco componentes de controle interno: ambiente de controle; análise de riscos; atividades de controle: informação e comunicação; e atividades de monitoramento.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: B
6: B
7: E
8: E
9: B
10: A
11: C
12: C
13: D
14: E
15: D
16: C
17: E
18: E
19: E
20: C