Questões de Auditoria Governamental - Evidência de Auditoria Governamental para Concurso
Foram encontradas 48 questões
As evidências de auditoria formam a base de sustentação do achado e dão segurança na emissão das opiniões e conclusões do auditor. Para tanto, as evidências de autoria devem ter os seguintes atributos:
I. validade: a evidência deve ser legítima, ou seja, baseada em informações precisas e confiáveis;
II. confiabilidade: garantia de que serão obtidos os mesmos resultados se a fiscalização for repetida;
III. relevância: a evidência é relevante se for relacionada, de forma clara e lógica, aos critérios e objetivos da fiscalização;
IV. suficiência: a quantidade e qualidade das evidências obtidas devem persuadir o leitor de que os achados, conclusões, recomendações e determinações da auditoria estão bem fundamentados.
Está correto o que se apresenta em:
Como o valor da aquisição do equipamento é relevante, o controlador interno apontou em seu relatório de auditoria que:
A respeito das evidências de auditoria, da caracterização de achados e de procedimentos de auditoria, julgue o próximo item.
Achados de auditoria são sempre considerados graves, pois
se caracterizam pela identificação de desvios ou deficiências
em relação aos critérios estabelecidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Ao investigar a descontinuidade de um contrato de fornecimento de gases que afetou equipamentos de alto valor patrimonial e apurar seu custo, um fator a ser potencialmente considerado pelo auditor interno para emissão de recomendações à entidade seria:
Os procedimentos de auditoria mais adequados para encontrar essas evidências são:
A condição e o critério são elementos dos achados de auditoria, em que a condição corresponde à situação ideal e esperada do ente auditado (o que deve ser), enquanto o critério se refere ao cenário real encontrado pelo auditor (o que é).
A natureza da evidência de auditoria necessária à obtenção de conclusões na auditoria operacional é determinada pelo objeto, pelo objetivo e pelas questões de auditoria.
I- Todos os achados e conclusões de auditoria devem estar respaldados por evidência suficiente e apropriada.
II- A natureza da evidência de auditoria necessária para chegar a conclusões na auditoria operacional é determinada pelo objeto, pelo objetivo e pelas questões de auditoria.
III- Conclusões podem ser baseadas em evidências quantitativas, obtidas com o uso de métodos científicos ou técnicas de amostragem.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. questionar evidências de auditoria contraditórias.
II. questionar a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações e outras informações obtidas junto à administração e aos responsáveis pela governança.
III. considerar a suficiência e adequação das evidências de auditoria obtidas conforme as circunstâncias.
IV. estar alerta a circunstâncias que possam indicar possível fraude.
O auditor dotado dessas características, nos termos dos “objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria”, possui
I. O nível de asseguração, que pode ser fornecido aos usuários previstos, deve ser comunicado de forma transparente.
II. Devido às limitações que lhes são inerentes, as auditorias nunca poderão oferecer uma asseguração absoluta.
III. As auditorias devem fornecer informação baseada em evidência suficiente e apropriada, e os auditores devem executar procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar a conclusões inapropriadas.
Quais estão corretas?
I. A responsabilidade da contabilidade para evidenciar perante a fazenda pública a situação patrimonial de uma entidade limita-se ao controle de receitas e despesas superiores a 12% do orçamento geral da União no ano calendário vigente.
II. Em seus registros, a contabilidade pública deve evidenciar o montante dos créditos orçamentários vigentes inferiores a cinquenta salários-mínimos, omitindo os valores decimais, ou seja, os centavos.
III. Os fatos ligados à administração orçamentária e financeira de uma entidade pública devem ser evidenciados pela contabilidade pública.
Marque a alternativa CORRETA:
Em relação à auditoria no setor público federal, julgue o item, com base no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, editado pela Secretaria Federal de Controle Interno (em 2017), e nas NBC TA, do Conselho Federal de Contabilidade.
Uma das técnicas de auditoria utilizadas para coleta de
evidência é a confirmação externa ou circularização,
consistente na declaração de pessoas externas à
unidade auditada a respeito de informações do objeto
auditado, podendo ser obtida de forma escrita ou verbal,
por meio de conversas informais com fornecedores ou
credores da unidade.
Quando um auditor, em seu trabalho, obtém uma informação que auxilia a entidade a atingir suas metas, trata-se de uma evidência: