Questões de Concurso Comentadas sobre governança e análise de risco em auditoria governamental

Foram encontradas 48 questões

Q2221621 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


A estrutura de governança deve avaliar o sistema de controle interno da entidade em relação à estrutura, concentrando-se em como aplicar os 17 princípios em apoio aos componentes do controle interno.
Alternativas
Q2221619 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


O controle interno é um departamento projetado para fornecer segurança razoável em relação ao alcance dos objetivos pela auditoria interna da entidade.
Alternativas
Q2221618 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


O processo de gestão de riscos, segundo o COSO, envolve a aplicação sistemática de politicas, procedimentos e práticas para as atividades de comunicação e consulta, estabelecimento do contexto e avaliação, tratamento, monitoramento, análise critica, registro e relato de riscos.

Alternativas
Q2221616 Auditoria Governamental
Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


A primeira estrutura de controle interno publicada pelo COSO considera apenas cinco componentes de controle interno: ambiente de controle; análise de riscos; atividades de controle: informação e comunicação; e atividades de monitoramento.
Alternativas
Q2221615 Auditoria Governamental

Julgue o item a seguir, conforme as publicações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).


Um órgão público não é considerado uma entidade, por não ter finalidade lucrativa, característica presente nas empresas privadas.


Alternativas
Q2096164 Auditoria Governamental

No gerenciamento de riscos de uma autarquia pública, optou-se por um modelo que, sem ser um referencial completo, permitisse estabelecer claramente os papéis e as responsabilidades essenciais de cada gestor dentro da organização, visando, dessa forma, a protegê-la dos riscos, por meio de uma estrutura adequada de governança.


Depreende-se do enunciado que a autarquia optou pelo modelo

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: TCE-TO Prova: FGV - 2022 - TCE-TO - Auditor de Controle Externo |
Q1977202 Auditoria Governamental
Uma orientação presente nas normas e princípios gerais de auditoria é que, ao planejar e executar o seu trabalho, o auditor deve reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias da auditoria, de modo a obter segurança razoável como base para expressar uma opinião de forma positiva. Como a segurança pode ser razoável, mas não absoluta, há que se considerar o risco de distorção relevante que decorre dos riscos: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: TCE-TO Prova: FGV - 2022 - TCE-TO - Auditor de Controle Externo |
Q1977198 Auditoria Governamental
A diretoria de governança e integridade de um órgão público solicitou à auditoria interna que fornecesse um parecer quanto à adoção de alguns controles para mitigar um risco de integridade avaliado como de alto impacto. Em uma reunião com a diretoria e o auditor-chefe do órgão, foram acordados a natureza e o escopo do trabalho. No sistema informatizado de registros, o auditor-chefe deve informar que o trabalho solicitado se trata de um serviço de: 
Alternativas
Q1950088 Auditoria Governamental
No modelo referencial de linhas de defesa, a auditoria interna atua em
Alternativas
Q1903024 Auditoria Governamental
Segundo o COSO, o componente atividades de controle
Alternativas
Q1889282 Auditoria Governamental
Ao avaliar a conformidade de uma entidade do Poder Executivo Federal em relação aos princípios de boa governança, os auditores internos constataram deficiências em relação à accountability.
Tais deficiências podem se referir: 
Alternativas
Q1889278 Auditoria Governamental
Uma equipe da Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) é designada para conduzir trabalho de consultoria, com o objetivo de assessorar e aconselhar a alta administração quanto à implantação de um novo programa de governo sob a responsabilidade de determinada entidade do Poder Executivo Federal. Ainda no planejamento dos trabalhos, a equipe percebe que os servidores da unidade auditada não detêm conhecimentos básicos sobre governança e gerenciamento de riscos.
A equipe pode:
Alternativas
Q1848241 Auditoria Governamental
Nível de riscos que, de forma ampla, uma organização dispõe-se a aceitar na busca de valor reflete na filosofia de gestão de riscos corporativos e, por sua vez, influencia a cultura e o estilo de operação (COSO, 2007).
O texto acima conceitua qual das alternativas a seguir:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2021 - IF-TO - Auditor |
Q1844840 Auditoria Governamental
Segundo a metodologia COSO-ERM – Gerenciamento de riscos corporativos – Estrutura Integrada, risco é representado pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos. Nesse sentido, o Comitê de Governança de um órgão da administração pública federal, durante o processo de mapeamento e avaliação dos riscos a nível estratégico institucional, se depara com duas situações. Na primeira constata o risco que a organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos. Na segunda situação identifica o risco que ainda permanece após a resposta da administração.
Na situação hipotética descrita, as duas espécies de risco identificadas pelo comitê são denominadas pelo COSO-ERM, respectivamente, como (assinale a alternativa correta): 
Alternativas
Q1842388 Auditoria Governamental
A implantação de controle na administração pública no mundo tem desenvolvido componentes e princípios advindos do modelo integrado de controles internos do COSO (Committee Of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). Esse modelo está estruturado em componentes, entre os quais destaca-se a necessidade de mapear a existência de situações que possam impedir o alcance de resultados, para determinar e catalogar essas ameaças nos diversos níveis da organização.
Esse componente do modelo COSO é denominado: 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFRA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFRA - Auditor |
Q1804641 Auditoria Governamental
De acordo com o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), em sua Estrutura Integrada, o gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes interrelacionados, que se originam com base na maneira como a administração gerencia a organização, e que se integram ao processo de gestão. Marque a alternativa que possui o componente de gerenciamento de riscos descrito corretamente.
Alternativas
Q1804240 Auditoria Governamental
Um dos componentes da Estrutura Integrada de Gerenciamento de Riscos proposta pelo COSO é a Identificação de Eventos.
De acordo com as diretrizes desse componente:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Auditor |
Q1803412 Auditoria Governamental
Conforme a estrutura integrada do COSO, com base na missão ou visão estabelecida por uma organização, a administração estabelece os planos principais, seleciona as estratégias e determina o alinhamento dos objetivos nos níveis da organização. Essa estrutura de gerenciamento de riscos corporativos é orientada a fim de alcançar os objetivos de uma organização, que são classificados em quatro categorias. Marque a alternativa que contém duas dessas categorias descritas corretamente.
Alternativas
Q1797516 Auditoria Governamental
A Secretaria de Fazenda de um Estado da Federação mantém um volume significativo de informações sensíveis armazenado em seus sistemas informatizados. Porém, há indícios de que os controles de tecnologia da informação (TI) têm sido negligenciados, resultando em diversas deficiências no controle de TI. Tendo em vista a salvaguarda dos ativos do ente, procedimentos de revisão periódica dos registros de tentativas de acessos e comandos (não autorizados), com comunicação dos resultados ao gestor competente, podem ser associados ao seguinte componente do controle interno:
Alternativas
Q1690328 Auditoria Governamental
COSO ERM 2017 – Gerenciamento dos Riscos Corporativos – Integrado com Estratégia e Performance é um conjunto de princípios organizados em cinco componentes inter-relacionados. Nesse sentido, analise os seguintes princípios:
• Analisa riscos e performance. • Avalia mudanças importantes. • Busca o aprimoramento no gerenciamento de riscos corporativos.
A qual componente esses princípios se referem, com base no COSO ERM 2017?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: C
5: E
6: E
7: A
8: C
9: C
10: E
11: A
12: B
13: C
14: E
15: D
16: C
17: B
18: C
19: E
20: B