Questões de Concurso
Comentadas sobre procedimentos e técnicas de auditoria em auditoria governamental
Foram encontradas 90 questões
Durante o processo de auditoria, algumas declarações são feitas ao auditor por parte da administração da entidade. Quando essas declarações trazem informações significativas para as Demonstrações Contábeis, o auditor deve proceder conforme escrito abaixo.
I. Buscar evidências comprobatórias de auditoria.
II. Avaliar se as declarações são razoáveis e consistentes considerando outras evidências já obtidas.
III. Analisar se as informações recebidas advêm de pessoas que detém conhecimento e acesso à esses dados de forma confiável.
IV. As declarações da administração substituem outras evidências de auditoria que o auditor independente deve obter.
Diante do exposto, estão corretas as afirmativas:
O procedimento de indagação é considerado evidência de auditoria adequada e suficiente; assim, não é necessário que o auditor realize procedimentos adicionais para corroborar informações que tenham sido coletadas por meio de uma indagação escrita.
Considere-se que, ao comparar o balanço patrimonial de um exercício financeiro com o do exercício seguinte, um auditor tenha constatado uma variação atípica na conta contábil relativa a determinado fornecedor e que, diante disso, ele lhe tenha enviado uma carta, solicitando que o fornecedor confirmasse o saldo da referida dívida na data de encerramento do exercício. Nessa situação hipotética, foram utilizados, respectivamente, os procedimentos de revisão analítica e circularização.
A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será concomitante e subsequente, uma vez que os órgãos de controle interno não participam da etapa de elaboração da lei orçamentária anual.
Em relação à auditoria no setor público federal, julgue o item, com base no Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, editado pela Secretaria Federal de Controle Interno (em 2017), e nas NBC TA, do Conselho Federal de Contabilidade.
Ao comparar dados financeiros e não financeiros que
possam guardar correlação plausível entre si (por
exemplo, despesas executadas com pessoal e encargos,
comparadas com alterações na média do número de
servidores), o auditor utiliza uma técnica denominada
revisão analítica ou procedimentos analíticos.
Para realizar a inspeção física de forma adequada, o auditor deve pautar suas verificações em cinco aspectos, dos quais a premissa central é:
A Legislação Contábil aplicada ao Setor Público constitui-se basicamente da Lei n.o 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro, das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público (NBC TSP), do Conselho Federal de Contabilidade e do Manual de Contabilidade Aplicável ao Setor Público, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com essa legislação, julgue o item.
Quando o auditor firmar convicção, baseada nas
evidências coletadas, de que as demonstrações
contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos
relevantes, de acordo com a estrutura de relatório
financeiro aplicável, deverá emitir uma opinião não
modificada.
Se os relatórios de gestão exigidos pela legislação estiverem em desacordo com as normas regulamentares, será dado um novo prazo para a unidade gestora apresentar o relatório correto.
O auditor deve avaliar os riscos de distorção relevante no nível das demonstrações financeiras e no nível de afirmações para classes de transações, saldos de contas e divulgações, para fornecer uma base para procedimentos adicionais de auditoria. Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).
Os procedimentos de avaliação de risco podem incluir:
I. Indagações à administração e aos funcionários da entidade auditada que, segundo julgamento do auditor, possam ter informações que poderiam ajudar na identificação de riscos de distorção relevante devido a fraude ou erro.
II. Procedimentos analíticos. III. observação e inspeção.
Está(ão) CORRETA(S)
Em cada um do item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da execução de auditoria governamental.
Enzo, gestor de auditoria interna de empresa pública,
acompanhou, pessoalmente, a execução de inventário de
determinados bens móveis, inclusive com a aplicação de testes
flagrantes, com a finalidade de desvelar erros. Com base
nessas informações, é correto afirmar que o procedimento de
auditoria utilizado por Enzo foi o de confirmação interna.
Em cada um do item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da execução de auditoria governamental.
Pedro, auditor público, analisou os memoriais de cálculos
de férias realizados por determinada entidade para o
pagamento do benefício de um servidor. A partir dessas
informações, é correto afirmar que o procedimento de auditoria
utilizado nessa situação foi o de conferência de cálculos.