Questões de Auditoria Governamental - Testes de Auditoria para Concurso
Foram encontradas 13 questões
As lacunas I e II referem-se aos procedimentos de auditoria denominados, respectivamente,
A Resolução n.º 986/2003, do Conselho Federal de Contabilidade, aprova a NBC TI 01 — Da Auditoria Interna, que estabelece parâmetros e diretrizes para o exercício da atividade de auditoria interna contábil no Brasil. Com base nessa normativa, julgue o item.
No âmbito da auditoria interna, os testes substantivos,
como a observação, visam à obtenção da razoável
segurança de que os controles internos estabelecidos
pela administração estão em efetivo funcionamento,
inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários
e administradores da entidade.
Considere ainda a tabela a seguir, que contém índices calculados de confiabilidade para quantidades previstas de erros e níveis de confiança.
A partir dos dados apresentados e para cumprir os critérios previamente definidos, o tamanho da amostra para o teste na população indicada deve ser de:
Com relação a planos, procedimentos e amostragem de auditoria, julgue o item a seguir.
Ao utilizar informações comparáveis de períodos anteriores
para estabelecer relações plausíveis entre dados financeiros
e dados não financeiros da entidade auditada, o auditor
está aplicando um procedimento analítico de auditoria.
Os testes de controle destinam‐se a verificar e a comprovar a regularidade na aplicação das normas e a certificar a confiabilidade e a adequação dos procedimentos do sistema de controle interno.
Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.
O auditor de instituições públicas não poderá realizar uma auditoria restrita a apenas um projeto ou à ação de determinado órgão, devendo incluir, em seu exame, o rol completo de despesas da unidade orçamentária sob
auditoria.
De acordo com o que preconiza a auditoria governamental com aos achados e evidências de auditoria, analise as informações a seguir.
1) Achados e evidências de auditoria referem-se a fatos e procedimentos pertinentes à fase de execução dos trabalhos, resultantes da aplicação dos programas elaborados para as diversas áreas em análise.
2) Evidência em auditoria é o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, obtidos durante os trabalhos de auditoria, através de observações, inspeções, entrevistas e exames dos registros, que sustentam as conclusões do auditor.
3) As técnicas de auditoria constituem o conjunto de procedimentos a serem adotados no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria.
4) Os controles internos constituem o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados, utilizado com vistas a assegurar que os objetivos dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fincados pelo poder público.
Estão corretas:
Na seleção da área temática e do objetivo a ser avaliado na Auditoria Operacional, deve-se considerar sua contribuição para a melhoria do funcionamento da Administração Pública.
Entre os critérios técnicos a serem considerados, está
Ao realizar auditoria no SIAFI, o auditor pode aplicar testes substantivos para verificar se os valores licitados foram corretamente registrados pela contabilidade da auditada.