Questões de Concurso
Sobre auditoria operacional ou de gestão em auditoria
Foram encontradas 90 questões
Coluna 1:
1. Seleção de temas.
2. Pré-estudo.
3. Execução.
Coluna 2:
A. Ao planejar a auditoria, o auditor deve elaborar os procedimentos a serem utilizados para coletar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
B. Processo que procura maximizar o impacto esperado da auditoria, levando em conta as capacidades de auditoria (por exemplo, recursos humanos e habilidades profissionais).
C. O auditor deve avaliar as evidências com vistas a obter os achados de auditoria.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Associe as evidências de auditoria listadas a seguir aos respectivos métodos de coleta de dados.
1. Evidência testemunhal 2. Evidência Analítica 3. Evidência documental 4. Evidência física
( ) Análise de regressões. ( ) Experimentos. ( ) Grupos de referência. ( ) Pesquisas e questionários.
Assinale a opção que apresenta a associação correta, na ordem apresentada.
Assinale a opção que indica a modalidade de auditoria realizada pela Auditoria Interna.
Um dos aspectos considerados nessa abordagem é
A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item, com base nas Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).
O caso em questão exemplifica uma auditoria operacional,
cujo objetivo é avaliar o cumprimento de leis e normas.
I. Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.
II. Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
III. Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.
Está(ão) CORRETO(S):
Os métodos de investigação utilizados pelo auditor para coletar evidências e informações probatórias adequadas, pertinentes e razoáveis para fundamentar suas opiniões e conclusões, compreendem os (as):
Ao longo da execução da auditoria deve-se reunir evidências confiáveis, relevantes e úteis para a consecução dos objetivos propostos. As evidências podem ser divididas em quatro tipos: 1 – física, 2 – documentária, 3 – fornecida pelo auditado e 4 –
A fiscalização que se ocupa em verificar se a administração dos recursos financeiros está sendo realizada de acordo com as normas e princípios da administração pública, não só com relação a arrecadação, gerenciamento e aplicação dos recursos, como em relação a regularidade das renúncias de receitas e concessões de auxílios e subvenções refere-se à fiscalização:
Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - Um dos objetivos do SIAFI é permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas.
II - Material de consumo, aquele que em razão de seu uso corrente e da definição da Lei 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a 01(um) ano.
III - Os Testes Substantivos consistem em um conjunto de procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente executadas.