Questões de Concurso
Sobre documentos e relatórios em auditoria
Foram encontradas 1.132 questões
Os papéis de trabalho de auditoria são essenciais para garantir a transparência, responsabilidade e conformidade do trabalho do auditor. Analise dos itens abaixo, qual corresponde às funções essenciais dos papéis de trabalho de auditoria.
I. Documentar o Trabalho Realizado.
II. Facilitar a Revisão e Acompanhamento.
III. Assunções ou Estimativas a serem verificadas.
A seguir assinale a alternativa correta.
Em relação ao planejamento e à execução de auditoria, bem como à comunicação de seus resultados, julgue o seguinte item.
O relatório de auditoria deve apresentar uma estrutura clara e objetiva, contendo os achados, as evidências, os critérios utilizados e as recomendações para a correção de irregularidades identificadas.
Em relação ao planejamento e à execução de auditoria, bem como à comunicação de seus resultados, julgue o seguinte item.
Os papéis de trabalho são documentos auxiliares da auditoria e podem ser descartados após a elaboração do relatório final, por não consistirem em evidência formal.
Em relação ao planejamento e à execução de auditoria, bem como à comunicação de seus resultados, julgue o seguinte item.
O parecer de auditoria é um documento opinativo e pode ser dispensado caso o auditor entenda que as conclusões estão claras no corpo do relatório de auditoria.
Acerca da realização de auditorias, julgue o item seguinte.
As limitações ao escopo e as demonstrações contábeis consideradas pelo auditor como incompletas ou enganosas são fatores que impossibilitam a emissão de parecer pleno de uma auditoria.
I. O auditor deve documentar discussões de assuntos significativos com a administração, os responsáveis pela governança e outros, não devendo incluir a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discussões ocorreram.
II. O auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente antes da data do relatório do auditor.
III. É necessário o auditor documentar separadamente (como em lista de verificação, por exemplo) a conformidade em assuntos já demonstrada por documentos incluídos no arquivo de auditoria.
IV. A elaboração tempestiva de documentação de auditoria suficiente e apropriada aprimora a qualidade da auditoria e facilita a revisão e a avaliação eficazes da evidência de auditoria e das conclusões obtidas antes da finalização do relatório do auditor.
V. Julgar a importância de assunto em auditoria exige análise exclusivamente subjetiva dos fatos e circunstâncias.
I. O controle patrimonial realizado por meio de escrituração contábil deve respeitar a independência patrimonial, de forma a identificar, de maneira consolidada, os planos de benefícios administrados pela EFPC e o Plano de Gestão Administrativa - PGA, visto que são informações essenciais para os usuários da informação;
II. O auditor independente deve analisar se a taxa real de juros para cada plano de benefícios, ainda que em percentual superior ao estabelecido pelo CNPC, foi justificada pela EFPC com base em estudos técnicos que comprovem a aderência das hipóteses de rentabilidade dos investimentos ao plano de custeio e ao fluxo futuro de receitas de contribuições e de pagamento de benefícios;
III. No planejamento e execução dos procedimentos de auditoria sobre as demonstrações contábeis das EFPCs que incluem mais de um plano de benefícios, o auditor deve levar em consideração o ambiente de controles internos, as principais características dos planos de benefício, os níveis de materialidade planejada por plano de benefício, entre outros aspectos, de forma a ter segurança razoável que as demonstrações contábeis consolidadas e individuais estão livres de erros materiais causados por erros ou fraude.
Está correto o que se afirma em
Quanto à documentação de auditoria, analise as afirmações a seguir.
I. Trata-se do registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
II. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, os resultados dos procedimentos de auditoria executados; e os assuntos significativos identificados durante a auditoria.
III. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados.
Está correto o que se afirma em
I. Deve incluir uma estratégia de auditoria e um plano de auditoria.
II. Deve ser suficientemente detalhada para permitir a um auditor experiente, sem nenhum conhecimento prévio da auditoria, entender a natureza, a época, o escopo e os resultados dos procedimentos executados.
III. Deve registrar os procedimentos executados e a evidência obtida e apoiar a comunicação dos resultados da auditoria.
Está correto o que se afirma em