Questões de Concurso
Sobre documentos e relatórios em auditoria
Foram encontradas 1.108 questões
Acerca de procedimentos de auditoria, das NBC TSP, controle de qualidade na auditoria e perícia contábil, julgue o item a seguir.
Os Relatórios Contábeis de Propósito Geral (RCPGs) não podem ser reelaborados ou adaptados para atender a finalidades específicas de determinados usuários, em razão da vedação de discriminação no fornecimento de informações contábeis públicas.
Acerca dos diferentes tipos de relatórios de auditoria e da aplicação dos princípios de contabilidade, julgue o item que se segue.
Relatórios adversos são aqueles emitidos quando há distorção material generalizada em contas específicas, de modo que o fato de as demonstrações financeiras não estarem de acordo com os princípios contábeis ou com a estrutura conceitual não é razão para emissão de relatório adverso.
Acerca dos diferentes tipos de relatórios de auditoria e da aplicação dos princípios de contabilidade, julgue o item que se segue.
Um relatório de auditoria sem ressalvas é uma indicação de que o auditor não encontrou distorções materiais nas demonstrações financeiras, assegurando sua conformidade com os princípios contábeis aplicáveis.
Acerca dos diferentes tipos de relatórios de auditoria e da aplicação dos princípios de contabilidade, julgue o item que se segue.
O uso de um parágrafo de ênfase em um relatório de auditoria é realizado com o objetivo de chamar a atenção para assuntos que, embora importantes, não alteram a opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras.
Em relação à obtenção de evidências em auditoria e às práticas de avaliação do negócio, julgue o item subsequente.
A inclusão de análises de mercado detalhadas nos relatórios de auditoria é essencial, uma vez que estes documentos, além de avaliar a conformidade das demonstrações financeiras, visam, prioritariamente, fornecer uma análise de mercado abrangente.
A respeito de fraude, erro e relevância/materialidade, documentação, planejamento e execução da auditoria, julgue o item que se segue.
Na documentação de auditoria, dispensa-se a inclusão das conclusões alcançadas sobre a confiança naqueles controles testados na auditoria anterior, desde que o auditor planeje usar evidência obtida em auditorias anteriores.
Assinale a opção que indica o elemento que um Relatório de Auditoria de Conformidade deve incluir.
Nessa circunstância, o relato dos auditores constitui:
I. O auditor conclui que as demonstrações contábeis de uma empresa não consolidaram as demonstrações de uma controlada significativa, o que resulta em distorções que são relevantes e generalizadas.
II. A empresa Beta implementou uma nova norma contábil aplicável ao seu setor e o auditor conclui que a aplicação dessa norma está de acordo com a estrutura de relatório financeiro e não resulta em distorções relevantes nas demonstrações contábeis.
III. Durante a auditoria, o auditor não conseguiu obter evidências suficientes para verificar a validade de um contrato internacional relevante, cujo impacto nas demonstrações é significativo, mas não generalizado.
IV. O auditor encontrou distorções que afetam apenas uma área específica das demonstrações financeiras, mas, em sua avaliação, essas distorções não comprometem a confiabilidade global das demonstrações contábeis.
Com base nas situações descritas, assinale a alternativa que indica corretamente a opinião do auditor em cada caso.
De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), Normas Brasileiras de Auditoria Governamental (NAG) e Normas de Auditoria do Tribunal de Contas (NAT), considerando que as distorções encontradas são relevantes e generalizadas, em seu relatório, o auditor deverá
(1) Confirmação com terceiros.
(2) Contagem física.
(3) Inspeção de documentos.
( ) Consiste em examinar os documentos internos e externos para verificar a veracidade dos registros.
( ) Consiste em conferir de forma física o bem registrado na contabilidade.
( ) É a confirmação dos bens da empresa que estão em posse de terceiros.
Nesse contexto, ir direto ao assunto, utilizando linguagem sucinta, transmitindo o máximo de informações de forma breve, exata e precisa, refere-se ao requisito da
( ) O saldo inicial não precisa constar nos papéis de trabalho do ano anterior.
( ) Examinar os documentos que comprovem as baixas das duplicatas, se não existem mais meios de se fazer a cobrança.
( ) É necessário conferir o saldo no fim do exercício social com o livro Razão.