Questões de Concurso
Sobre normas de auditoria em auditoria
Foram encontradas 1.142 questões
I. À medida que aumenta o risco avaliado, diminui o valor da diferença considerado aceitável sem investigação adicional para se alcançar o nível desejado de evidência persuasiva.
II. A confiabilidade dos dados é influenciada por sua fonte e natureza, e independe das circunstâncias em que foram obtidos.
III. Diferentes tipos de procedimentos analíticos normalmente fornecem idênticos níveis de segurança.
Quais estão corretas?
I. Informar as pessoas designadas sobre a natureza de suas responsabilidades e autoridade, o alcance do trabalho designado e os seus objetivos, e fornecer quaisquer outras instruções necessárias e informações relevantes.
II. Dirigir e supervisionar os indivíduos designados.
III. Revisar o trabalho dos indivíduos designados para avaliar as conclusões obtidas.
Quais estão corretas?
Nesse sentido, de acordo com a norma NBA TA 320, define-se a materialidade de desempenho como
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. O arbitramento é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito−contador, conferindo− lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
II. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova, necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e a legislação específica no que for pertinente.
III. Para a execução da perícia contábil, o perito−contador e o perito−contador assistente devem ater−se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.
Está CORRETO o que se afirma:
No que se refere à auditoria na escrita fiscal digital (EFD) e na nota fiscal eletrônica (NFe), julgue o item que se segue.
A auditoria das informações contidas na escrituração fiscal digital (EFD) pode ser feita de forma eficaz sem análise das notas fiscais eletrônicas (NFe) emitidas, desde que os lançamentos estejam registrados no sistema de gestão ou no sistema contábil da empresa.
Com base nas normas brasileiras de contabilidade de auditoria, julgue o item a seguir.
Para emitir um parecer sem ressalvas, o auditor deve obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, seja por erro ou fraude.
1. Comparou os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultado dos exercícios de 2022 e 2023, a fim de identificar oscilações nas principais contas patrimoniais e de resultado. Através desse procedimento, ele identificou variações inesperadas nas contas de aplicações financeiras de curto prazo.
2. Examinou o Livro Razão das três principais contas de aplicação e constatou inconsistências em alguns lançamentos contábeis.
3. Enviou uma carta à instituição financeira, com autorização da administração, solicitando que esta confirmasse se os saldos registrados na contabilidade eram compatíveis com o valor real das aplicações.
Ao final dos trabalhos, o auditor concluiu que havia distorções relevantes nas contas de aplicações financeiras de curto prazo, capazes de comprometer a integridade do Balanço Patrimonial, mas que não eram generalizadas para as demais demonstrações. Considerando o caso hipotético, à luz da NBC TA – Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica do Conselho Federal de Contabilidade, é correto afirmar que “os procedimentos descritos em 1, 2 e 3 são denominados, respectivamente, ____________________, __________________ e _________________. No caso descrito, o auditor deverá emitir uma opinião ________________, do tipo ______________”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
No que se refere à ética e integridade no contexto de auditoria, controle e conformidade, julgue o item subsequente.
Em razão do princípio da independência, o auditor deve evitar que qualquer relação pessoal ou financeira prejudique sua objetividade na condução de auditorias.
No que se refere à ética e integridade no contexto de auditoria, controle e conformidade, julgue o item subsequente.
Em obediência ao princípio da integridade, o auditor interno deve incluir nos relatórios de auditoria todas as informações relevantes, mesmo que algumas delas exponham falhas de gestão na organização.