Questões de Concurso
Sobre normas de auditoria em auditoria
Foram encontradas 1.100 questões
I. O arbitramento é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito−contador, conferindo− lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
II. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova, necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e a legislação específica no que for pertinente.
III. Para a execução da perícia contábil, o perito−contador e o perito−contador assistente devem ater−se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.
Está CORRETO o que se afirma:
No que se refere à auditoria na escrita fiscal digital (EFD) e na nota fiscal eletrônica (NFe), julgue o item que se segue.
A auditoria das informações contidas na escrituração fiscal digital (EFD) pode ser feita de forma eficaz sem análise das notas fiscais eletrônicas (NFe) emitidas, desde que os lançamentos estejam registrados no sistema de gestão ou no sistema contábil da empresa.
Com base nas normas brasileiras de contabilidade de auditoria, julgue o item a seguir.
Para emitir um parecer sem ressalvas, o auditor deve obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, seja por erro ou fraude.
1. Comparou os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultado dos exercícios de 2022 e 2023, a fim de identificar oscilações nas principais contas patrimoniais e de resultado. Através desse procedimento, ele identificou variações inesperadas nas contas de aplicações financeiras de curto prazo.
2. Examinou o Livro Razão das três principais contas de aplicação e constatou inconsistências em alguns lançamentos contábeis.
3. Enviou uma carta à instituição financeira, com autorização da administração, solicitando que esta confirmasse se os saldos registrados na contabilidade eram compatíveis com o valor real das aplicações.
Ao final dos trabalhos, o auditor concluiu que havia distorções relevantes nas contas de aplicações financeiras de curto prazo, capazes de comprometer a integridade do Balanço Patrimonial, mas que não eram generalizadas para as demais demonstrações. Considerando o caso hipotético, à luz da NBC TA – Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica do Conselho Federal de Contabilidade, é correto afirmar que “os procedimentos descritos em 1, 2 e 3 são denominados, respectivamente, ____________________, __________________ e _________________. No caso descrito, o auditor deverá emitir uma opinião ________________, do tipo ______________”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
No que se refere à ética e integridade no contexto de auditoria, controle e conformidade, julgue o item subsequente.
Em razão do princípio da independência, o auditor deve evitar que qualquer relação pessoal ou financeira prejudique sua objetividade na condução de auditorias.
No que se refere à ética e integridade no contexto de auditoria, controle e conformidade, julgue o item subsequente.
Em obediência ao princípio da integridade, o auditor interno deve incluir nos relatórios de auditoria todas as informações relevantes, mesmo que algumas delas exponham falhas de gestão na organização.
I. Se o auditor assume um trabalho para emitir o seu relatório sobre quadros isolados das demonstrações contábeis ou sobre elementos específicos das demonstrações contábeis juntamente com o trabalho para emitir relatório de auditoria independente sobre o conjunto completo de demonstrações contábeis da entidade, o auditor deve expressar uma opinião separada para cada trabalho.
II. Os quadros isolados ou os elementos específicos das demonstrações contábeis podem ser elaborados de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, que é baseada na estrutura de relatório financeiro estabelecida por organização normativa autorizada ou reconhecida para a elaboração do conjunto completo de demonstrações contábeis.
III. As normas de auditoria são escritas no contexto de auditoria das demonstrações contábeis e devem ser adaptadas, conforme necessário nas circunstâncias, quando aplicadas à auditoria de quadros isolados das demonstrações contábeis ou de elementos específicos das demonstrações contábeis.
Quais estão corretas?
I. Deve avaliar a efetividade das auditorias independente e interna, quando existente, inclusive quanto à verificação do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis, além de regulamentos e códigos internos;
II. Deve reunir-se, no mínimo anualmente, com a Diretoria Executiva da entidade e com os responsáveis, tanto pela auditoria independente, como pela auditoria interna, para verificar o cumprimento de suas recomendações ou indagações, inclusive no que se refere ao planejamento dos respectivos trabalhos de auditoria contábil, formalizando, em atas, os conteúdos de tais encontros;
III. Deve avaliar se o especialista contratado pelo auditor possui competência, habilidades e objetividade necessárias para fins da auditoria, inclusive indagando sobre interesses e relações que podem criar uma ameaça à objetividade desse especialista.
Está correto o que se afirma em
( ) Constitui uma das atribuições do Comitê de Auditoria, avaliar e monitorar os processos, sistemas e controles implementados pela administração para a recepção e o tratamento de informações acerca do descumprimento, pela entidade, de dispositivos legais e normativos a ela aplicáveis.
( ) O retorno do responsável técnico, do diretor, do gerente e de qualquer outro integrante com função de gerência da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria, somente poderá ocorrer após decorridos cinco exercícios sociais contados a partir da data de sua substituição.
( ) As EFPC são obrigadas a constituir Comitê de Auditoria, o qual deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes, com mandato de três anos.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação aos requerimentos contidos na NBC TA 620, analise as afirmativas a seguir:
I. A identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante é exclusiva do auditor, não sendo um assunto em que um especialista do auditor pode ajudar o auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada;
II. O auditor deve avaliar se o especialista por ele contratado possui competência, habilidades e objetividade necessárias para fins da auditoria. No caso de especialista externo, a avaliação da objetividade deve incluir a indagação sobre interesses e relações que podem criar uma ameaça à objetividade desse especialista;
III. Se o auditor fizer referência ao trabalho de especialista do auditor em seu relatório, porque essa referência é relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificação na sua opinião, o auditor deve indicar no relatório que essa referência não reduz a sua responsabilidade por essa opinião.
Está correto o que se afirma em
Avalie se os relatórios obrigatórios que devem ser elaborados anualmente por esse auditor independente incluem os seguintes:
I. relatório sobre as demonstrações contábeis, em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;
II. relatório circunstanciado sobre as deficiências de controles internos, identificadas as respectivas recomendações em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade para Trabalhos de Auditoria - Comunicação de Deficiências de Controle Interno; e
III. relatório para propósito específico, no qual deve ser avaliada a adequação dos controles internos aos riscos suportados, bem como a governança da EFPC.
Assinale a opção correta.