Questões de Concurso Sobre normas emitidas pelo cfc e cpc em auditoria

Foram encontradas 63 questões

Q3184178 Auditoria
Segundo o texto e os anexos do CTO 02, publicado no DOU 24/03/2016, a finalidade das informações financeiras pro forma é a de exclusivamente
Alternativas
Q3184177 Auditoria
O CTA 23 dispõe sobre procedimentos que devem ser observados quando o auditor independente for contratado para emitir Carta-Conforto em conexão com processo de oferta de títulos e valores mobiliários. As Cartas-Conforto devem mencionar que os procedimentos nelas descritos não cobrem um determinado período, definido por datas inicial e final. A data inicial representa a data-limite para a aplicação dos procedimentos descritos nas Cartas-Conforto.
Assim, o período não coberto mencionado nas Cartas-Conforto situa-se entre a data de
Alternativas
Q3184172 Auditoria
O Comunicado Técnico CTA 06 aborda o que deve conter nas notas explicativas, evidenciando, no resultado e no Patrimônio Líquido da entidade, as mudanças promovidas pela nova norma contábil, referente aos trimestres de 2010 e de 2009.
Sendo assim, tais notas explicativas deveriam mencionar que as informações trimestrais
Alternativas
Q3183626 Auditoria
De acordo com o CTA 05 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, quando os valores correspondentes ao exercício anterior, apresentados para fins de comparação, tiverem sido auditados por outros auditores independentes, o auditor atual deve, para alertar sobre o fato, adicionar
Alternativas
Q3183625 Auditoria
De acordo com o CTO 07– TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO LIMITADA REFERENTE ÀS INFORMAÇÕES NÃO FINANCEIRAS CONTIDAS NO RELATO INTEGRADO, o auditor deve assegurar as informações não financeiras relacionadas com meio ambiente, social e de governança, por meio da aplicação mínima de alguns procedimentos.
Estão relacionados à execução e finalização o que se apresenta nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CFC Prova: FGV - 2024 - CFC - Banco Central do Brasil (BCB) |
Q3183607 Auditoria
O Comunicado Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas CTA 21 R1, aprovado pelo CFC, oferece orientações detalhadas para a emissão de relatórios de auditoria relacionados ao Relatório do Conglomerado Prudencial e às Demonstrações Contábeis Consolidadas de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Sobre o Relatório do Conglomerado Prudencial e a emissão do relatório do auditor independente, de acordo com o CTA 21, é correto afirmar que
Alternativas
Q3150326 Auditoria
De acordo com os procedimentos de Auditoria sob a perspectiva do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3015698 Auditoria
O CPC 00 - Estrutura Conceitual para Relatórios Financeiro, é uma norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) no Brasil. Esta norma estabelece os conceitos fundamentais que norteiam a elaboração e apresentação dos relatórios financeiros das entidades. De acordo com este documento, são características qualitativas fundamentas da informação financeira útil: 
Alternativas
Q2649934 Auditoria
No Brasil, as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança. Todavia, a auditoria em conformidade com as normas de auditoria é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria. Assinale a alternativa correta, de acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna (CFC): 
Alternativas
Q2565100 Auditoria
Segundo o CPC 26 (R1), o ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios, exceto:
Alternativas
Q2565099 Auditoria
De acordo com o CPC 26 (R1) “Apresentação das Demonstrações Contábeis”, a entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis utilizando-se do regime de competência, exceto para a:
Alternativas
Q2493075 Auditoria
De acordo com a Resolução CFC 1.222/09 – NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria: “Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.” (CFC, 2009) O método de ___________________________ que utiliza da seleção com base em valores, na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores. O tipo de amostragem que completa corretamente a afirmativa é
Alternativas
Q2473296 Auditoria
Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada ou tecnicamente equivocada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante e, para minimizá-los, a análise de riscos deve ser feita na fase do seu planejamento dos trabalhos.

(CFC, NBC TI 01 – Da Auditoria Interna.)


Para minimizar os riscos dessa ordem, devem ser considerados, principalmente, alguns aspectos relativos a eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de Auditoria Interna a serem aplicados, considerando o volume e a complexidade das transações e das operações; assinale o correto. 
Alternativas
Q2449432 Auditoria
Entre os aspectos que o relatório de auditoria interna deve necessariamente abordar, segundo as normas técnicas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade, NÃO se inclui:
Alternativas
Q2361431 Auditoria
Com relação à responsabilidade do auditor em comunicar apropriadamente, aos responsáveis pela governança e à administração, as deficiências de controle interno que foram identificadas na auditoria das demonstrações contábeis, tomando como base os preceitos da NBC TA 265, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Ao determinar se foram identificadas uma ou mais deficiências de controle interno, o auditor deve comunicar os fatos relevantes das suas observações ao nível adequado da administração, mas não pode discutir as circunstâncias porque deve se manter imparcial.
(   ) O nível da administração com o qual é apropriado discutir as observações é aquele que está familiarizado com a área de controle interno relacionada e que tem autoridade para tomar as medidas corretivas para quaisquer deficiências de controle interno identificadas.
(   ) A importância de uma deficiência ou de uma combinação de deficiências de controle interno não depende apenas do fato de a distorção ter realmente ocorrido, mas, também, da probabilidade de que a distorção poderia ocorrer e a possível magnitude da distorção.
(   ) Ao avaliar os riscos de distorção relevante, o auditor considera o sistema de controle interno para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados às circunstâncias, bem como para fins de embasar e expressar uma opinião sobre a eficácia desse sistema.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2360197 Auditoria
De acordo com a NBC PA 400– Independência para Trabalho de Auditoria e Revisão, a firma que realiza trabalho de auditoria deve ser independente, sendo a independência mantida durante o período de contratação e o período coberto pelas demonstrações contábeis.

Quando o trabalho é de natureza recorrente, o período de contratação termina  
Alternativas
Q2273081 Auditoria
De acordo com a Norma de Auditoria Interna (NBC TI) do Conselho Federal de Contabilidade, sobre fraude e erro na auditoria interna, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2255097 Auditoria
Ao analisar a continuidade da empresa, o auditor se deparou com três eventos:
I. A empresa não está conseguindo renegociar e alongar o perfil de suas dívidas, estando com os empréstimos de curto prazo vencidos.
II. A empresa é de capital aberto, mas não tem apresentado à CVM suas demonstrações contábeis e os relatórios obrigatórios.
III. O engenheiro responsável pelas fórmulas dos produtos pediu demissão, tendo a empresa procurado por substituto a mais de oito meses.
Pode-se afirmar que respectivamente as situações acima representam, segundo as normas do CFC, indicadores: 
Alternativas
Q1982728 Auditoria
O planejamento do trabalho da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. Dessa forma, de acordo com a Resolução CFC n° 986/2003, deve considerar como fatores relevantes na execução dos trabalhos:  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CFO Prova: Quadrix - 2022 - CFO - Contador |
Q1968078 Auditoria

Quanto à auditoria, julgue o item.


Transações de investimento e financiamento que não envolvem caixa ou seus equivalentes só devem ser divulgadas em notas explicativas, pois afetam a estrutura de capital e os ativos da entidade. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: C
5: E
6: B
7: A
8: C
9: B
10: D
11: C
12: A
13: A
14: C
15: D
16: C
17: D
18: A
19: D
20: C