Questões de Concurso
Sobre estrutura conceitual básica em contabilidade geral
Foram encontradas 1.153 questões
I. Um ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
II. Recurso econômico na definição de ativo é definido como uma contrapartida de obrigação financeira futura da entidade.
III. Um ativo deve obrigatoriamente produzir benefícios econômicos com certeza para ser reconhecido, desconsiderando para seu reconhecimento o potencial de produção de benefícios econômicos.
IV. Um ativo não pode ser reconhecido se foi adquirido sem custo, como no caso de doações ou concessões governamentais caracterizadas como direitos que o governo outorgou à entidade gratuitamente.
Dadas as finalidades distintas e necessidades diversas de governos, órgãos reguladores e autoridades tributárias, devem ser apresentadas tantas demonstrações financeiras de propósitos gerais quantas sejam necessárias para atender a cada um desses usuários.
A materialidade é um aspecto da relevância da informação contábil específico da entidade que o reporta.
A relação custo-benefício influencia a tomada de decisão acerca da geração e da divulgação de uma informação contábil.
Em relação a ele, analise as afirmações a seguir:
I. A receita de vendas é contabilizada por ocasião da transferência do controle do produto.
II. A despesa de pessoal é reconhecida no mês em que se recebeu tal prestação de serviços.
III. A despesa do imposto de renda é registrada no exercício seguinte ao da apuração dos lucros, quando é formalmente declarada.
Está correto o que se afirma em
De acordo com a norma, a seleção do conceito apropriado de capital pela entidade deve ser baseada
Passivo é a obrigação _____ da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos _____.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Nesse caso, o investidor não poderá verificar a seguinte característica qualitativa:
Considerado um fato relevante divulgado por uma empresa de capital aberto, a perspectiva de alto potencial de entrada de benefícios econômicos futuros na aquisição de um novo ativo operacional resultou em um aumento (de R$ 4,50 para R$ 60,50 no valor nominal) de suas ações negociadas em Bolsa de Valores no país e no exterior.
Dois meses depois, verificou-se que tal fato relevante era falso e que o acionista majoritário tinha conhecimento disso, o que resultou em prejuízo de bilhões de reais para entidade e foi tratado como crime contra o mercado financeiro.
Na divulgação inicial do fato relevante, a característica qualitativa fundamental que deixou de ser observada pela entidade foi a
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade, mesmo que seu custo ou valor não possa ser mensurado com confiabilidade.
II. Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como receita na demonstração do resultado.
III. A despesa deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando o gasto não produzir benefícios econômicos futuros ou quando, e na extensão em que, os benefícios econômicos futuros não se qualificarem, ou deixarem de se qualificar, para reconhecimento no balanço patrimonial como ativo.
É CORRETO o que se afirma em