Questões de Concurso Comentadas sobre interacionismo simbólico e antropologia urbana. estigma e desvio. cultura e arte: corpo, roupa, festas rituais, dança, música, gastronomia, literatura. antropologia e cultura no brasil em antropologia

Foram encontradas 160 questões

Q3288164 Antropologia
Uma das danças realizadas na Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, segundo Gushiken (2020) carrega representações de batalhas entre o mundo africano e o mundo ibérico, revelando os elementos da brincadeira e da arte dramática no folguedo. A manifestação da cultura popular supracitada é denominada de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Produtor Cultural |
Q3218660 Antropologia
“Cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjunto de práticas e concepções, como por exemplo se poderia dizer da arte. (..) Entendida dessa forma, cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não se pode dizer que ela exista em alguns contextos e não em outros”. 

FONTE: Disponível em: (Santos, ). L. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006, 

Tendo como referência o excerto acima, julgue os itens seguintes: 

I. Do ponto de vista antropológico, existem basicamente dois tipos de cultura: a erudita e a popular. 
II. Seja entendida como conceito ou como dimensão pratica da vida social, a noção de cultura é historicamente construída. 
III. É possível afirmar que existem culturas mais evoluídas do que outras, já que nem todas as sociedades desenvolvem-se da mesma forma. 
IV. Considerando que as nações são unidades politicas da historia contemporânea, é possível falar na existência de diferentes culturas nacionais. 

As opções CORRETAS são: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217766 Antropologia
A concepção de Referência Cultural surge no Brasil na década de 1970 e se torna base para as políticas patrimoniais subsequentes. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Investe em uma política de reconhecimento baseada no valor inerente aos próprios objetos culturais para a cultura.
II. Inspira o estabelecimento de critérios universais para a identificação e a valorização do patrimônio.
III. Instaura uma concepção de bem cultural ligada aos valores atribuídos pela comunidade e à diversidade de expressões.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217761 Antropologia
Alimentar a ideia de que a diversidade de costumes no tempo e no espaço não é simplesmente uma questão de indumentária ou aparência é também alimentar a ideia de que a humanidade é tão variada em sua essência como em sua expressão. Mas se nós descartamos a noção de que o Homem, com letra maiúscula, deve ser visto “por trás”, “debaixo”, ou “além” dos seus costumes, e se a substituímos pela noção de que o homem, sem maiúscula, deve ser visto “dentro” deles, corre-se o perigo de perder por completo a perspectiva do homem.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

Assinale a opção que reflete corretamente a problemática antropológica exposta no trecho acima.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217752 Antropologia
Os movimentos feministas são frequentemente concebidos em ondas, cada uma marcando um momento distinto das lutas das mulheres, com reivindicações, pautas e estratégias próprias.

Assinale a opção que apresenta a característica distintiva da chamada quarta onda do feminismo.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217748 Antropologia
No trecho a seguir, o pensador quilombola, também conhecido como Nêgo Bispo, apresenta uma estratégia contracolonial para a relação com a língua.

Certa vez, fui questionado por um pesquisador de Cabo Verde: “Como podemos contracolonizar falando a língua do inimigo?”. E respondi: “Vamos pegar as palavras do inimigo que estão potentes e vamos enfraquecê-las. E vamos pegar as nossas palavras que estão enfraquecidas e vamos potencializá-las. Por exemplo, se o inimigo adora dizer desenvolvimento, nós vamos dizer que o desenvolvimento desconecta, que o desenvolvimento é uma variante da cosmofobia. Vamos dizer que a cosmofobia é um vírus pandêmico e botar para ferrar com a palavra desenvolvimento. Porque a palavra boa é envolvimento”.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

Assinale a opção que corresponde à estratégia apresentada. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217744 Antropologia
Em uma entrevista com o crítico Paul Gilroy para sua antologia Small Acts: Thoughts on the Politics of Black Cultures [Pequenos atos: reflexões sobre a política das culturas negras] (1994), a romancista Toni Morrison (1931-2019) argumentou que os sujeitos africanos que vivenciaram a captura, o roubo, o rapto, a mutilação e a escravidão foram os primeiros modernos.

ESHUN, Kodwo. Outras considerações sobre o Afrofuturismo. In: Histórias afroatlânticas: antologia. São Paulo: MASP, 2022.

O trecho acima apresenta uma relação entre a experiência das populações negras escravizadas e a condição do indivíduo na modernidade.

Assinale a opção que apresenta o aspecto que justifica esta afirmação.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217740 Antropologia
Leia o trecho a seguir.

Seres humanos se formam em mundos simbólicos e linguísticos variados. Os diferentes modos de conhecimento e as variadas formas de se relacionar com o mundo e com a Terra não podem ser medidos pelos avanços na ciência e na tecnologia modernas. (...) Precisaremos entender o poder transformativo da heterogeneidade em vez de regredir para um certo Volk [povo] e continuar a depender da empatia e da sensibilidade como formas de resolução de tensões no interior de agrupamentos cada vez mais isolados.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

O trecho acima enfatiza a diversidade de culturas humanas e chama atenção para o fato de que há modos distintos de considerá-la.

Ele aponta para os riscos de tomar a diversidade como
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Antropologia |
Q3217736 Antropologia
Os fluxos culturais, entre as nações, e o consumismo global criam possibilidades de “identidades partilhadas” – como “consumidores” para os mesmos bens, “clientes” para os mesmos serviços, “públicos” para as mesmas mensagens e imagens – entre pessoas que estão bastante distantes umas das outras no espaço e no tempo. À medida que as culturas nacionais tornam-se mais expostas a influências externas, é difícil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas através do bombardeamento e da infiltração cultural.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

O trecho acima apresenta uma leitura sobre os efeitos do processo de globalização sobre a formação de identidades.

Assinale a opção que reflete corretamente o que é exposto no trecho.
Alternativas
Q3177378 Antropologia
Considerando principalmente os textos “A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas”, de 1947, co-escrito com Max Horkheimer, e “Crítica cultural e sociedade”, de 1949, qual é a principal crítica de Theodor W. Adorno no livro “Indústria Cultural e Sociedade” em relação ao impacto da cultura de massa na sociedade?
Alternativas
Q3129706 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



No contexto da construção da identidade nacional brasileira, a natureza tropical teve uma importância primordial, pois ela era um diferencial da arte brasileira e potencializava aquilo que a Europa não tinha a oferecer.

Alternativas
Q3129705 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



No século XIX, a figura do bom selvagem representava o homem branco europeu e sua bondade em explorar o território brasileiro.

Alternativas
Q3129704 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



No século XIX, a vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil contribuiu para a sistematização do ensino de artes.

Alternativas
Q3129703 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



Em julho de 2024, por meio de doação do governo da Dinamarca, o Manto Tupinambá, feito com penas vermelhas de ave guará, retornou ao Brasil, estando agora exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Alternativas
Q3129702 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



Os artistas brasileiros não tiveram acesso ao movimento de arte naïf, que se originou na França e ficou restrito à Europa.

Alternativas
Q3032605 Antropologia
No que se refere às manifestações culturais indígenas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017677 Antropologia
Dentre os muitos artefatos em guarda de museus de variadas configurações estão os instrumentos musicais. Nestes ambientes, artefatos com capacidade sônica são ordenados a partir de classificações desenvolvidas na musicologia moderna da virada dos séculos XIX–XX. Estas levam em consideração as condições de produção do som para tipificar as diferentes famílias de instrumentos. Mais recentemente, com a abertura para o diálogo com outras epistemologias de compreensão e classificação de instrumentos musicais, idiofones como tambores têm passado de objetos a entidades, a depender dos contextos socioculturais em que são encontrados. Diante disto, ao trabalhar com instrumentos musicais, da guarda à exibição, deve-se atentar para as condições de classificação eurocêntricas
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017674 Antropologia
Uma coleção “etnográfica” é definida como sendo a de objetos coletados 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017673 Antropologia
O Decreto nº 3.551/2000 instituiu o “Registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro” e criou o “Programa Nacional do Patrimônio Imaterial”. Entre as normas instituídas por este documento encontram-se
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017672 Antropologia
Diversas formas expressivas populares e étnicas foram preteridas e silenciadas ao longo da história de formação dos símbolos nacionais. Capoeira e samba, nas primeiras décadas do século XX, Funk e Hip hop nas últimas décadas, foram incompreendidas, perseguidas e proibidas. Paulatinamente, no entanto, resultado da articulação entre artistas populares, intelectuais e promotores culturais, gêneros antes perseguidos foram consagrados, por sua força expressiva e popularidade, como ícones de regiões e da Nação. Nesse quadro, museus antropológicos podem participar contribuindo com
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: A
5: C
6: C
7: B
8: A
9: B
10: A
11: C
12: E
13: C
14: C
15: E
16: D
17: B
18: A
19: D
20: C