Questões de Antropologia - Psicanálise e antropologia. Totem e tabu. Simbologia cultural. Durkheim, Mauss e Malinowski - Funcionalismo Social para Concurso

Foram encontradas 45 questões

Q2937607 Antropologia
Na contemporaneidade, o patrimônio cultural preservado em museus é difundido em redes comunicativas que abrangem sociedades nacionais e indígenas. Os Ticuna, povo estudado por Priscila Faulhaber, realizava atividades no Museu Maguita, em Benjamin Constant (AM), que podem ser caracterizadas como cerimoniais interétnicos, dos quais participam antropólogos, linguistas, agentes indigenistas, entre outros atores. Segundo a antropóloga, uma vez que entre os Ticuna não se observa continuidade entre vivos e mortos, os artefatos e indumentárias existentes nos museus são associados a seres invisíveis que mediam as relações entre o povo e o meio ambiente. Com essa forma particular de se relacionar com tais materiais, os representantes daquele povo:
Alternativas
Q2937602 Antropologia
No texto “O senso comum como sistema cultural”, Clifford Geertz considera o trabalho de Evans Pritchard sobre feitiçaria entre os “Azande”. E afirma: “se o conteúdo das crenças azande sobre feitiçaria é ou não místico (...), elas são utilizadas pelos Azande de uma forma nada mística – e sim como uma elaboração e uma defesa das afirmações reais da razão coloquial” (119). Geertz realiza tal afirmação sobre o trabalho de Evans Pritchard porque entende que as crenças Azande:
Alternativas
Q2937597 Antropologia
Fredrik Barth critica a afirmação “praticamente todo raciocínio antropológico baseia-se na premissa de que a variação cultural é descontínua: supõe-se que há agregados humanos que compartilham essencialmente uma mesma cultura e que há diferenças interligadas que distinguem cada uma dessas culturas de todas as outras. Uma vez que cultura nada mais é que uma maneira de descrever o comportamento humano, segue-se disso que há grupos delimitados de pessoas, ou seja, unidades étnicas que correspondem a cada cultura” (2000:25). O autor, em discussão com esta perspectiva, propõe:
Alternativas
Q2937588 Antropologia
Na “Floresta dos símbolos”, Victor Turner descreve e interpreta rituais da vida dos Ndembu da Zâmbia.Oautor, “por 'ritual', entende o comportamento formal prescrito para ocasiões não devotadas à rotina tecnológica, tendo como referência a crença em seres ou poderes místicos” (2005:49). O “símbolo”, por sua parte, é entendido por Turner como a menor unidade do ritual que expressa as propriedades específicas do comportamento ritual. Nesta proposta, Turner entende que a importância do estudo do ritual entre os Ndembu se deve ao fato de:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905399 Antropologia

As economias e direitos de sociedades tribais ou arcaicas constituem objeto de estudo de Marcel Mauss no “Ensaio sobre a Dádiva. Forma e Razão da Troca nas Sociedades Arcaicas”. Comparando com as economias e direitos modernos podemos concluir que, no primeiro caso,

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: A