Questões de Concurso Sobre psicanálise e antropologia. totem e tabu. simbologia cultural. durkheim, mauss e malinowski - funcionalismo social em antropologia

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Q2937607 Antropologia
Na contemporaneidade, o patrimônio cultural preservado em museus é difundido em redes comunicativas que abrangem sociedades nacionais e indígenas. Os Ticuna, povo estudado por Priscila Faulhaber, realizava atividades no Museu Maguita, em Benjamin Constant (AM), que podem ser caracterizadas como cerimoniais interétnicos, dos quais participam antropólogos, linguistas, agentes indigenistas, entre outros atores. Segundo a antropóloga, uma vez que entre os Ticuna não se observa continuidade entre vivos e mortos, os artefatos e indumentárias existentes nos museus são associados a seres invisíveis que mediam as relações entre o povo e o meio ambiente. Com essa forma particular de se relacionar com tais materiais, os representantes daquele povo:
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Q2937602 Antropologia
No texto “O senso comum como sistema cultural”, Clifford Geertz considera o trabalho de Evans Pritchard sobre feitiçaria entre os “Azande”. E afirma: “se o conteúdo das crenças azande sobre feitiçaria é ou não místico (...), elas são utilizadas pelos Azande de uma forma nada mística – e sim como uma elaboração e uma defesa das afirmações reais da razão coloquial” (119). Geertz realiza tal afirmação sobre o trabalho de Evans Pritchard porque entende que as crenças Azande:
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Q2937597 Antropologia
Fredrik Barth critica a afirmação “praticamente todo raciocínio antropológico baseia-se na premissa de que a variação cultural é descontínua: supõe-se que há agregados humanos que compartilham essencialmente uma mesma cultura e que há diferenças interligadas que distinguem cada uma dessas culturas de todas as outras. Uma vez que cultura nada mais é que uma maneira de descrever o comportamento humano, segue-se disso que há grupos delimitados de pessoas, ou seja, unidades étnicas que correspondem a cada cultura” (2000:25). O autor, em discussão com esta perspectiva, propõe:
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Q2937588 Antropologia
Na “Floresta dos símbolos”, Victor Turner descreve e interpreta rituais da vida dos Ndembu da Zâmbia.Oautor, “por 'ritual', entende o comportamento formal prescrito para ocasiões não devotadas à rotina tecnológica, tendo como referência a crença em seres ou poderes místicos” (2005:49). O “símbolo”, por sua parte, é entendido por Turner como a menor unidade do ritual que expressa as propriedades específicas do comportamento ritual. Nesta proposta, Turner entende que a importância do estudo do ritual entre os Ndembu se deve ao fato de:
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Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905399 Antropologia

As economias e direitos de sociedades tribais ou arcaicas constituem objeto de estudo de Marcel Mauss no “Ensaio sobre a Dádiva. Forma e Razão da Troca nas Sociedades Arcaicas”. Comparando com as economias e direitos modernos podemos concluir que, no primeiro caso,

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Q2494459 Antropologia
No texto “Itinerários terapêuticos e os nexus de significados da doença”, o sociólogo da Universidade Federal da Bahia Paulo César Alves escreveu:

“Itinerário terapêutico é um dos conceitos centrais nos estudos socioantropológicos da saúde. Trata-se de um termo utilizado para designar as atividades desenvolvidas pelos indivíduos na busca de tratamento para a doença ou aflição.”

Uma das principais teses da literatura sobre itinerários terapêuticos é a de que:
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Q2311168 Antropologia
“Jamais parece ter havido, nem até uma época bastante próxima de nós, nem nas sociedades muito erradamente confundidas sob o nome de primitivas ou inferiores, algo que se assemelhasse ao que chamam a Economia natural. (...) Nas economias e nos direitos que precederam os nossos, nunca se constatam, por assim dizer, simples trocas de bens, de riquezas e de produtos num mercado estabelecido entre os indivíduos. Em primeiro lugar, não são indivíduos, são coletividades que se obrigam mutuamente, trocam e contratam; as pessoas presentes ao contrato são pessoas morais: clãs, tribos, famílias, que se enfrentam e se opõem seja em grupos frente a frente num terreno, seja por intermédio de seus chefes, seja ainda dessas duas maneiras ao mesmo tempo”.
 (MAUSS, Marcel. “Ensaio sobre a Dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas” In: M. Mauss. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 189-190.)
Este trecho de abertura do famoso ensaio do antropólogo francês Marcel Mauss encaminha a reflexão sobre o sentido das trocas materiais entre os povos da Polinésia, da Melanésia e do Noroeste Norte-Americano, como sendo
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Q2311162 Antropologia
O estudo de Émile Durkheim sobre a religião dos povos aborígenes da Austrália (“As Formas Elementares da Vida Religiosa”, de 1912) é um dos precursores da formação e do enquadramento do pensamento antropológico no campo das ciências humanas. A sua análise da concepção australiana sobre os seres sagrados, enquanto seres morais que refletem a própria sociedade, diz muito sobre a mentalidade científica europeia do início do século XX, que 
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Q2245639 Antropologia
“Contra seu jovem adversário, ele sustentou veementemente que o social não era um domínio especial da realidade, e sim um princípio de conexões; que não havia motivo para separar o social de outras associações (...)”. (Latour, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator rede. Salvador: EDUFBA, 2012, p.33)
No livro “Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator rede”, Bruno Latour estabelece uma distinção entre a sociologia do social e a sociologia das associações. Para elaborar sua proposta teórico-metodológica, Bruno Latour critica um autor clássico e dialoga com outro.
Esses autores são, respectivamente, 
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Q2245631 Antropologia
O 'Ensaio sobre o dom' é consagrado essencialmente à análise do potlach, isso é, à análise das formas agonísticas do dom. Mas muitas vezes se esquece que, (...), o potlach não é mais que uma 'forma evoluída' de prestação total, forma em que 'domina o princípio da rivalidade e do antagonismo”. (GODELIER, Maurice. O enigma do dom. Editora Record, 2001, p. 60).
No livro “O enigma do dom”, Maurice Godelier dialoga com o seguinte autor clássico da antropologia:
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Q2197351 Antropologia
        “Para a Antropologia funcionalista, a definição de cultura pode ser resumida como um todo integrado, uma síntese de instituições (jurídicas, econômicas, religiosas, et. Responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.” (SILVA, 2001)

Sobre o conceito de cultura na perspectiva da Antropologia Funcionalista é CORRETO afirmar:
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Q2093685 Antropologia
Ponto importante do constructo teórico deixado por Émile Durkheim está na conceituação e na função da divisão do trabalho. Sobre as suas formulações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No caso da divisão do trabalho, os serviços econômicos que ela proporciona são de menor monta ao lado do efeito moral que produz.
( ) A história da sociedade conjugal oferece um exemplo impressionante do efeito gerado pela divisão do trabalho na produção de solidariedade.
( ) O efeito mais notável da divisão do trabalho é que ela aumenta o rendimento das funções divididas, tornando-as concorrentes.
( ) O papel da divisão, em todos os casos, não é simplesmente ornamentar ou melhorar as sociedades existentes, mas tornar possível as sociedades.
A sequência está correta em
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Q2093683 Antropologia
Durkheim ocupou a primeira cadeira universitária de Sociologia em Bordeaux, no ano de 1887. Sua principal preocupação era definir um objeto próprio para a sociologia. Considerando as definições de Durkheim sobre o fato social, analise as afirmativas a seguir.
I. Os fatos sociais existem fora das consciências individuais, sendo exteriores e antecedendo-as.
II. Uma ordem de fatos que não podem ser confundidos com fenômenos orgânicos, uma vez que consistem em representações e ações.
III. As correntes sociais constituem em uma ordem de fatos sociais que advém do exterior a cada um dos indivíduos sendo capaz de arrebatá-los.
IV. O fato social pode ser constatado seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela aceitação que o fato impõe.
Está correto o que se afirma em
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Q2009424 Antropologia
As reflexões sobre o homem ocupam o centro das expressões culturais, com um forte anseio de compreender a questão que as orienta: “O que é o homem?”. A Antropologia é a ciência que pretende apresentar respostas a essa pergunta. Num primeiro momento, ainda no século XIX, essa ciência passou a ser estruturada sob dois enfoques: da Antropologia Física ou Biológica e da Antropologia Cultural. Posteriormente, no século XX, surgem novas abordagens para o estudo antropológico. Sobre os parâmetros dessas novas abordagens da antropologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Parâmetros do Evolucionismo 2. Parâmetros do Culturalismo 3. Parâmetros do Funcionalismo 4. Parâmetros do Estruturalismo
COLUNA II
( ) Os trabalhos de Bronislaw Malinowski representam essa teoria antropológica, com nova proposta de abordagem das culturas, sendo relevante estudá-las isoladamente, sem tomar nenhuma como parâmetro comparativo. Assim, o pesquisador deve mergulhar intensamente no convívio, nos hábitos e costumes do povo que está sendo estudado. Deve aprender sua língua, sua evocação religiosa, seus códigos específicos de trocas e o trato com a sexualidade, enfim, deve colher o maior número de informações, em vez de enquadrá-las em uma teoria alheia à experiência factual. O seu método característico é o da ‘observação participante’.
( ) O pesquisador mais importante dessa teoria foi Claude Lévi-Strauss e um dos focos mais relevantes de sua investigação consiste na utilização da noção de estrutura, que subjaz toda relação entre os indivíduos e as instituições sociais.
( ) Essa teoria foi norteada pelo paradigma metodológico das Ciências Naturais, sobretudo da Física e da Biologia. Nessa visão teórica os organismos, através do mecanismo de adaptação implementam formas mais complexas e evoluídas, selecionando aqueles mais aptos às experiências do ambiente.
( ) Tem como principais expoentes os antropólogos Franz Boas e Ruth Benedict, e defende que as culturas humanas são caracterizadas por processos e constituintes históricos precisos, para cuja compreensão concorrem as condições ambientais, os fatores psicológicos e os efeitos das relações históricas sobre cada comunidade. O seu fundamento metodológico consiste em observar detalhadamente as mudanças ocorridas no tempo presente em suas relações dinâmicas e como os grupos reagem de modo singular na solução de problemas. Busca-se encontrar o desenvolvimento de novos hábito e costumes na origem das transformações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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Q1909326 Antropologia
Até o início do século XX, a antropologia ainda tinha uma maioria de pesquisadores conhecidos como "etnólogos de gabinete". Estes realizavam pesquisas a partir de relatos, diários e escritos de viajantes e pesquisadores que visitaram determinados continentes e povos tidos como "primitivos". Até então, o antropólogo ainda não saía do seu gabinete. A partir da publicação da obra clássica ''Argonautas do Pacífico Ocidental'' , Bronislaw Malinowski criou:
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Q1909324 Antropologia
 A antropologia urbana e a sociologia urbana surgiram nas primeiras décadas do século XX, na famosa Escola de Chicago. Até então, a antropologia dedicava-se, em quase sua totalidade, a estudar grupos sociais no campo ou povos tidos como "primitivos" ou tradicionais. Essa virada na antropologia deu início aos estudos urbanos, industrializados e complexos. No Brasil, a antropologia urbana teve início na segunda metade do século XX, tendo como o seu precursor:
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Q1909322 Antropologia
A antropóloga norte-americana Margaret Mead foi uma das primeiras mulheres a conquistar um lugar de destaque na antropologia. Mead, ainda na primeira metade do século XX, fez importantes pesquisas na Oceania e no Sudeste asiático, trabalhando com temas como sexualidade, adolescência, educação, influências culturais, socialização de crianças, entre outros . Sua obra '' Sexo e temperamento em três sociedades primitivas'' tem como grande legado:
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Q1909317 Antropologia
Em meados do século XX, no Reino Unido surgiu uma importante escola antropológica que deixou um grande legado ainda celebrado até hoje. Os antropólogos da Universidade de Manchester contribuíram com importantes avanços metodológicos para a antropologia moderna. Dos itens abaixo, uma característica da escola de Manchester é:
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Q1909314 Antropologia
Ao longo dos anos, foram nascendo, na antropologia, diversas escolas com teorias distintas. Algumas já não têm mais representantes na atualidade. As escolas antropológicas estão cronologicamente apresentadas em: 
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Q1761473 Antropologia
Qual a principal abordagem teórica das teorias funcionalistas que eclodiram na metade do século XX, tanto na antropologia quanto na sociologia?
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Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: A
6: E
7: A
8: B
9: D
10: E
11: A
12: A
13: D
14: D
15: C
16: C
17: D
18: D
19: D
20: C