Questões de Concurso Sobre ciência política

Foram encontradas 628 questões

Q3084178 Ciência Política
Concentração e autonomia expõem rusgas do presidencialismo de coalizão

A concentração de poder e as autonomias dos poderes constituídos, paradoxalmente, expuseram as fissuras do chamado presidencialismo de coalizão. Essa conclusão foi obtida na mesa “O que Fica do Presidencialismo de Coalizão?”, que aconteceu nesta durante o XII Fórum de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da Fundação Getulio Vargas (FGV Justiça).
(Disponível em: https://www.conjur.com.br/. Acesso em: outubro de 2024.)

O termo “Presidencialismo de Coalizão” é utilizado para definir:
Alternativas
Q3078855 Ciência Política
No livro Gestão Social, de 2018, a autora Maria Ligia Fonseca Affonso faz uma reflexão sobre Estado e sociedade, onde ambos estão intimamente ligados à natureza humana.
De acordo com a autora, Nação pode ser definido como:
O conjunto de características ............ (1) ........... , históricas, ideológicas que formam uma .......... (2) ......... com a qual os indivíduos se identificam e se sentem pertencentes.
A nação é formada por um grupo de pessoas que compartilham origem, interesses, ideias, valores, princípios, história, língua e cultura. A nação é constituída por uma sociedade politicamente .......... (3) ........... , com governos e leis próprios, cujo papel do Estado é elaborar e assegurar o cumprimento das leis.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Alternativas
Q3076013 Ciência Política
A democracia participativa na gestão pública implica:
Alternativas
Q3076010 Ciência Política
A poliarquia, conforme definido por Robert Dahl, é: 
Alternativas
Q3072799 Ciência Política
A obra "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel, é considerada um clássico da filosofia política. Nela, o autor:
Alternativas
Q3029009 Ciência Política
Considerando os debates realizados na obra Teoria Geral da Política (2000), de Norberto Bobbio, assinale a alternativa que apresenta o fundamento da democracia moderna: 
Alternativas
Q3029004 Ciência Política

Em Democracia: a concepção de Schumpeter (1998), Antônio Kurtz Amantino procura demonstrar a concepção de Joseph Schumpeter sobre a democracia, cujos escritos significaram uma profunda revolução na teoria política. Não só por ter praticamente invertido alguns postulados da teoria clássica, como, por exemplo, o da soberania popular, mas, também, por ter estabelecido certos pressupostos básicos que, se não são aceitos pelos estudiosos em alguns de seus aspectos, servem, ainda hoje, de base para novas análises e abordagens sobre a democracia.


O autor esquematiza estes pressupostos em vários tópicos. Analise as alternativas abaixo para assinar aquela que CONTRADIZ aos pressupostos do autor no estudo sobre Democracia:

Alternativas
Q3029003 Ciência Política
Giovanni Sartori, em Teoria da Democracia revisitada (1987), discute alguns problemas de natureza tanto teórica quanto empírica no que tange ao regime democrático e ao seu exercício. Nessa abordagem, delineia diversos problemas, aponta tipologias e organiza análises profundas acerca do conceito de democracia e apresenta algumas de suas características até chegar à Teoria da Democracia.
Analise as proposições abaixo, considerando que todas nos ajudam a compreender as bases da uma teoria da democracia, exemplos, características, entre outros, para assinalar a que NÃO dialoga com tais pressupostos:
Alternativas
Q3029002 Ciência Política
Giovanni Sartori, em Teoria da Democracia revisitada: o debate contemporâneo (1987), discute a simplificação pela qual vêm passando os termos democracia e revolução. Postula que quando as democracias liberais se estabeleceram, com base no sufrágio universal ou quase universal, disseminou-se a crença geral de que as revoluções haviam perdido sua razão de ser. Desde então, a profecia “fim das revoluções” foi decepcionante; no entanto, o argumento subjacente tem uma força lógica mais difícil de invalidar. Os sistemas não democráticos são sistemas rígidos.
Todas as reflexões abaixo dialogam com a discussão de Sartori citada acima, EXCETO:
Alternativas
Q3026887 Ciência Política
Sobre a instituição do Plano Real e os desdobramentos políticoeconômicos dos governos FHC (1995-2002), julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F), conforme a análise de Marly Motta:
Texto de apoio: MOTTA, Marly. A estabilização e a estabilidade: do Plano Real aos governos FHC (1993-2002). In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O tempo da Nova República: da transição democrática à crise política de 2010: Quinta República (1985-2016). 1.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. (O Brasil republicano; volume 5).

( ) A rigidez das diretrizes liberais, tais como corte nos gastos públicos, redução das alíquotas de importação e política de câmbio flutuante, foi fundamental para o sucesso do Plano Real. Devido ao apoio de importantes caciques do PSDB, como FHC (Fernando Henrique Cardoso), Mário Covas e José Serra, às ações propostas pela equipe montada para colocar essas medidas em efetividade, o então presidente, Itamar Franco, não teve condições de opor resistência.
( ) O processo de privatização tinha uma função financeira – sustentar uma economia carente de investimentos e com graves problemas fiscais, via ingresso de capitais externos investidos na compra de empresas estatais – e uma ideológica – relacionada às mudanças ocorridas no cenário internacional a partir dos anos 1980, com o fim da Guerra Fria e a crise do modelo desenvolvimentista com base em um Estado intervencionista.
( ) A aprovação, pelo Congresso Nacional, de reformas de caráter liberal, tais como a da administração federal e a da previdência, possibilitou o sucesso do governo no trato com os parlamentares da base aliada, a qual acabou ampliada a seguir, com a entrada de políticos do PPB e do PMDB e com uma ampla reforma ministerial, por meio da criação de diversos ministérios, para acomodá-los.
( ) As perspectivas em relação a um segundo mandato de FHC eram robustas, o que favorecia um debate sobre o caráter dessa nova etapa de governo. Havia um grupo do PSDB que era mais ligado à tradição desenvolvimentista, pois defendia a desvalorização cambial e políticas mais intervencionistas como base de sustentação para o crescimento econômico, enquanto a equipe econômica resistia à adoção de tais medidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q2563745 Ciência Política
Julgue o item que se segue, relativo ao Brasil e à questão cultural.

São exemplos de mecanismos oficiais de apoio à cultura, particularmente no que se refere ao financiamento, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei Rouanet.
Alternativas
Q2563735 Ciência Política
Julgue o próximo item, relativo à gestão por resultados, à intermediação de interesses, ao papel das instituições e aos indicadores de políticas públicas.

No Brasil, as instituições participativas são atuantes na etapa de execução das políticas públicas, mantendo-se apartadas dos processos de concepção e controle dessas políticas.
Alternativas
Q2563734 Ciência Política
Julgue o próximo item, relativo à gestão por resultados, à intermediação de interesses, ao papel das instituições e aos indicadores de políticas públicas.

O clientelismo, marcado pela apropriação privada de recursos públicos, vem sendo reduzido na execução das políticas públicas em decorrência da publicização dos arranjos políticos e dos mecanismos de accountability
Alternativas
Q2563733 Ciência Política
Julgue o próximo item, relativo à gestão por resultados, à intermediação de interesses, ao papel das instituições e aos indicadores de políticas públicas.

O uso de indicadores de impacto das políticas públicas tem por finalidade expressar os benefícios diretos que o público-alvo de determinada política obteve em decorrência das ações empreendidas, assim como medir os efeitos de curto prazo das estratégias governamentais.  
Alternativas
Q2563728 Ciência Política
Acerca do ciclo das políticas públicas, dos processos participativos e do ciclo de planejamento, julgue o item seguinte.

É recomendável que a atuação do poder público no ciclo de uma política pública se inicie após a formulação da política. 
Alternativas
Q2563726 Ciência Política
Acerca do ciclo das políticas públicas, dos processos participativos e do ciclo de planejamento, julgue o item seguinte.

Oportunidades e ameaças consistem em variáveis externas ao ambiente organizacional que, apesar de não controláveis, são responsáveis pela criação de condições favoráveis e desfavoráveis ao desempenho planejado, respectivamente. 
Alternativas
Q2563711 Ciência Política
Julgue o item a seguir, relativo às diferentes abordagens metodológicas e teorias das ciências sociais. 

Segundo Marx, apesar de o sistema jurídico absorver demandas e pressões das diferentes classes sociais, as relações jurídicas devem ser compreendidas a partir de seu funcionamento específico, isto é, compreendidas por si mesmas.
Alternativas
Q2544317 Ciência Política
Como é chamado o regime político em que os cidadãos, no aspecto dos direitos políticos, participam igualmente, diretamente ou através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal? 
Alternativas
Q2522363 Ciência Política
O Estado representa um elemento fundamental na estruturação política e normativa de uma sociedade, transcendendo sua mera função administrativa. É responsável por assegurar a ordem, a segurança e o bem-estar dos cidadãos, estabelecendo-se como o pilar central de sua organização coletiva. Neste quesito, indique qual dos seguintes elementos é dissociável do conceito de Estado: 
Alternativas
Q2518687 Ciência Política
Julgue o item subsequente. 
Podemos afirmar que no Estado de Direito, as regras jurídicas se subordinam ao estado. Nele, há respeito aos limites de sua atuação e também à esfera da liberdade dos indivíduos, não mais tratados como súditos. No Estado de Direito, algumas características são facilmente percebidas, há a supremacia da Constituição, a separação de poderes, a superioridade da lei e, finalmente, a garantia dos direitos individuais. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: D
5: C
6: D
7: A
8: A
9: E
10: C
11: C
12: E
13: C
14: E
15: E
16: C
17: E
18: B
19: D
20: E