Questões de Concurso Sobre cidadania e movimentos sociais em sociologia

Foram encontradas 489 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164580 Sociologia

Observe o gráfico a seguir.


Q58.png (320×180)


Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/06/21/cotistas-sao-47-na-ufjfpercentual-de-negros-triplica-em-dez-anos/



O gráfico apresenta a avaliação da população brasileira sobre o sistema de cotas em 2022. A maioria dos entrevistados (50%) se mostrou a favor, enquanto 34% foram contra. Além disso, 12% não souberam responder e 3% se declararam indiferentes.



Com base na análise do gráfico, é possível afirmar que as políticas das cotas sociorraciais nos ambientes universitários, enquanto políticas afirmativas,

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164570 Sociologia
Leia a seguir a resposta de Debora Diniz à pergunta “O que querem as mulheres que pedem a descriminalização do aborto?”

A descriminalização é a retirada desse dispositivo, dessa coisa do código penal que diz que se uma mulher fizer aborto ela vai presa. É uma a cada 5 mulheres aos 40 anos [que aborta]! Pelo menos meio milhão de mulheres a cada ano. Uma em cada 5 mulheres com até 40 anos que você conhece, eu conheço. Essa é uma mulher comum, ela tem filhos, ela vai à igreja, vai ao templo, trabalha, ela não tem o perfil de uma “mulher fora da lei”. É uma mulher comum que se vê diante de uma necessidade de saúde, uma necessidade de vida, e ela tem que ir à clandestinidade para fazer um aborto, seja para comprar medicamentos, buscar uma clínica ou, se ela tem mais dinheiro, pegar um avião para um país onde o aborto é legalizado. Por que a descriminalização é tão importante? Quando você retira o crime de uma prática você pode falar dela abertamente. As instituições do Estado podem desenhar políticas para prevenir, para proteger e para cuidar. Como se previne o aborto? Há estudos sistemáticos que mostram que uma mulher quando faz o aborto, alguma coisa está errada em sua vida. Seja no uso dos métodos, ou ela teve efeitos colaterais ou ela não soube usar, ou porque ela é muito jovem e sofre violência sexual dentro da própria casa. Então quando o aborto é crime essa mulher entra na situação de saúde e não fala a verdade, ela tem medo de ser denunciada. A descriminalização permite inclusive diminuir a taxa de abortos, que é o que tanto querem aqueles que querem prender as mulheres.

Adaptado de: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/02/politica/1533241424_946696 .html

Com base na leitura, é correto afirmar que preocupação com a busca pelo aborto clandestino destaca, na interpretação da entrevistada,
Alternativas
Q3082578 Sociologia
Leia o texto a seguir:

As mobilizações, quase sempre iniciadas por entidades ambientalistas, de todo e qualquer tipo e tamanho, institucionalizadas ou não, são de modo geral unificadas com outros movimentos que buscam a solução de um problema comum. Esse tipo de ação conjunta é importante porque abre perspectivas maiores para os agentes ambientais no enfrentamento de problemas específicos, pois qualquer tentativa de solução exigirá provavelmente o apoio de outros movimentos.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 31.

O conceito sociológico que deve ser enfatizado no debate apresentado no texto é o(a)
Alternativas
Q3082577 Sociologia

Observe a imagem a seguir:



Imagem associada para resolução da questão


Segundo a abordagem da Sociologia da ação, do sociólogo francês Alain Touraine, o grupo da imagem apresenta uma estrutura organizativa pautada nos princípios de

Alternativas
Q3082566 Sociologia

Observe a charge a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



Na perspectiva sociológica, a imagem se refere ao movimento

Alternativas
Q3082565 Sociologia
O movimento social pode de ser definido como um agrupamento de indivíduos, que se envolve num esforço organizado para promover ou resistir às mudanças. Embora diferentes em seus objetivos, os movimentos apresentam uma etapa caracterizada pela substituição de uma liderança carismática por uma liderança profissional, estabelecendo um quadro burocrático estruturador do movimento e com uma duração indefinida. Esta etapa é classificada de
Alternativas
Q3082564 Sociologia

Observe a imagem a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



O grupo social apresentado pode ser caracterizado por

Alternativas
Q3081553 Sociologia
Da mesma forma que ocorreu em termos mundiais, no Brasil, existiram muitos sociólogos que contribuíram para o avanço da análise da realidade social. Dentre eles, podemos destacar o trabalho de Florestan Fernandes, que abordou temas cruciais como os movimentos sociais, as políticas fundiárias e a estrutura social brasileira. A respeito do trabalho realizado por Florestan Fernandes, é possível afirmar que o sociólogo:
Alternativas
Q3081551 Sociologia
Os movimentos sociais e as políticas fundiárias são temas centrais para sociologia, refletindo questões de justiça social, acesso à terra e direitos humanos. Sobre movimentos sociais e políticas fundiárias, analise as afirmativas a seguir.

I. Os movimentos sociais são essenciais para promover mudanças nas políticas fundiárias, pois mobilizam a sociedade em torno de questões de acesso à terra e justiça agrária.
II. As políticas fundiárias no Brasil sempre foram justas, oscilando entre justiça social e concentração, promovendo uma distribuição da terra entre a população rural.
III. Os movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), são reações às desigualdades geradas pelas políticas fundiárias que historicamente favoreceram a concentração de terras nas mãos de poucos.
IV. As políticas fundiárias devem considerar não apenas a distribuição de terras, mas também as questões ambientais e de sustentabilidade para garantir um desenvolvimento rural equilibrado.
V. Os movimentos sociais urbanos que lutam por moradia são totalmente independentes das políticas fundiárias e não são afetados por elas.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3077773 Sociologia

"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. São eles que garantem as relações civilizadas entre as pessoas e a própria existência da sociedade civil surgida com o desenvolvimento do capitalismo. Sua pedra de toque é a liberdade individual".  


Fonte (adaptada): CARVALHO, José Murilo de.Cidadania no Brasil.O longo Caminho. 3ªed. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2002, p. 9.


Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3075059 Sociologia
A cidadania é um conceito que possui diversos significados, em geral, relacionados com a participação dentro de uma sociedade e a relação com seus direitos e deveres. A opção que melhor expressa a ideia de cidadania é:
Alternativas
Q3072425 Sociologia
A relação entre o exercício da cidadania e o acesso à informação pode ser caracterizada como:
Alternativas
Q3072424 Sociologia
A relação entre cidadania e democracia se caracteriza por:
Alternativas
Q3072423 Sociologia
A cidadania, em sua concepção contemporânea, transcende a mera titularidade de direitos e deveres, implicando:
Alternativas
Q3067257 Sociologia
A política social, enquanto tipo específico de política pública, é constituída por um conjunto de intervenções que visam assegurar a garantia e o exercício dos direitos sociais. Em termos de abrangência, uma política social pode se estruturar a partir de medidas e ações universalistas, focalizadas e meritocráticas. A respeito disso, julgue as assertivas a seguir como falsas (F) ou verdadeiras (V) e indique a que contém a sequência CORRETA.
( ) Por focalização entendemos a eleição de um segmento específico da população como alvo de uma política social, que redistribui bens e serviços, de acordo com a necessidade e a partir de um condicionante prévio.
( ) Contrastando com as políticas focalizadas, temos as políticas universais, que concedem benefícios a todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho.
( ) Uma política social meritocrática relacionada a uma concepção de direitos deve ser garantida igualmente a todos os cidadãos, independentemente de contribuições sociais.
( ) A política social brasileira adotou, de 1988 para cá, somente medidas e ações universalistas.

A sequência CORRETA é, de cima para baixo:
Alternativas
Q3047027 Sociologia
Julgue o item subsequente.

A plena cidadania é um direito universal conferido a todos os indivíduos em todos os países do mundo, sem restrições baseadas em nacionalidade, idade ou status migratório, garantindo igualdade total de direitos e responsabilidades civis e políticas.
Alternativas
Q3047025 Sociologia
Julgue o item subsequente.

Os Estados são as instituições de mais alto poder na sociedade e suas decisões afetam profundamente a vida dos cidadãos. É por isso que, para os Estados, convergem forças que representam interesses diversos e conflitantes da comunidade.
Alternativas
Q3047014 Sociologia
Julgue o item subsequente.

Exercer a cidadania plena é quando o cidadão tem direitos civis, políticos e sociais. Ou seja, é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas e socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.
Alternativas
Q3046817 Sociologia
Julgue o item a seguir.

A plena cidadania é um direito universal conferido a todos os indivíduos em todos os países do mundo, sem restrições baseadas em nacionalidade, idade ou status migratório, garantindo igualdade total de direitos e responsabilidades civis e políticas.
Alternativas
Q3046815 Sociologia
Julgue o item a seguir.

Os Estados são as instituições de mais alto poder na sociedade e suas decisões afetam profundamente a vida dos cidadãos. É por isso que, para os Estados, convergem forças que representam interesses diversos e conflitantes da comunidade.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: A
5: C
6: E
7: D
8: D
9: C
10: B
11: D
12: C
13: A
14: A
15: A
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C