Questões de Concurso
Sobre cultura e identidade nacional em sociologia
Foram encontradas 280 questões
Em relação aos conhecimentos tradicionais dos povos do semiárido e suas aplicações para o desenvolvimento regional, julgue o item a seguir.
Sinais provenientes do comportamento da fauna da caatinga podem ser indicativos de mudanças climáticas.
Em relação aos conhecimentos tradicionais dos povos do semiárido e suas aplicações para o desenvolvimento regional, julgue o item a seguir.
A previsão de chuvas baseada na observação do comportamento de animais, como o canto da seriema (Cariama cristata) e a agitação de sapos da caatinga (Pleurodema diplolistris), é um conhecimento tradicional que deixou de ser usado pelas comunidades no semiárido e de ter utilidade nos estudos sobre meteorologia, por causa do avanço das tecnologias digitais sobre a previsão do tempo.
Em relação aos conhecimentos tradicionais dos povos do semiárido e suas aplicações para o desenvolvimento regional, julgue o item a seguir.
A vida no semiárido, incluindo as atividades produtivas tradicionais e as formas de viver das comunidades, deram ensejo a um conhecimento consolidado que se expressa, por exemplo, em rico artesanato de cosméticos e produtos farmacêuticos na forma de sabonetes, perfumes, xampus, xaropes, entre outros.
Tinha estreado em livro com Raízes do Brasil, em 1936. Tinha publicado Cobra de Vidro em 1944 e Monções em 1945. Nos anos 1950 lançou Caminhos e Fronteiras e Visão do Paraíso. Empenhava-se em reconstruir a vida dos colonos, aventureiros anônimos, o sistema do poder político em que viviam, o intercâmbio cultural que mantinham com os índios, no século que se seguiu à chegada de Cabral. Debruçava-se tanto sobre as condições materiais, objetivas, como sobre as aspirações, os mitos, as representações subjetivas que inspiravam os homens em suas ações quotidianas.
(Leandro Konder. História dos intelectuais nos anos 50.
Em: Marcos Cezar de Freitas (org.).
Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)
O excerto traz referência de
Em razão desse traço, segundo Holanda, a identidade nacional brasileira assenta-se na/no
“O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre os extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação.”
(FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo, SP: Global, 2006, p. 33.)
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A miscigenação atuou como um fator importante na sociedade colonial brasileira ao atenuar o impacto da dominação aristocrática imposta pela monocultura latifundiária e pela escravidão.
PORQUE
II. A interação constante entre senhores e escravos nas esferas domésticas da família patriarcal brasileira contribuiu para que elementos culturais e subjetivos dos escravizados influenciassem a classe senhorial, suavizando as hierarquias sociais estabelecidas e impossibilitando a formação de grupos étnicos estanques.
Após análise feita, é correto afirmar que
“Parece não haver dúvidas de que a ideologia de um Brasil-cadinho começa a se forjar no final do século XIX. Procuramos mostrar como a categoria de mestiço é, para autores como Sílvio Romero, Euclides da Cunha e Nina Rodrigues, uma linguagem que exprime a realidade social deste momento histórico, e que ela corresponde, no nível simbólico, a uma busca da identidade”.
(ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2011 - p. 37.)
A “ideologia de um Brasil-cadinho”, acrescida da abolição da escravidão no final do século XIX, teve como consequência para a cultura brasileira o/a
(RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. Global Editora, 1995, p. 19.)
Considerando a obra de Darcy Ribeiro sobre a formação do povo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Há um entendimento de que as culturas brasileiras emergem de processos sincréticos, resultando em criações originais e em constante adaptação.
( ) O povo brasileiro se define por uma cultura sincrética, que preservou em solo nacional a cultura de origem dos povos que formaram a nação.
( ) A Nação brasileira é formada por culturas heterogêneas, resultantes de relações simétricas entre diferentes matrizes culturais, como a indígena, a africana e a europeia.
( ) As diferentes matrizes étnico-raciais que compõem a cultura tendem a preservar uma identidade cultural originária, opondo-se às influências externas.
( ) A criatividade do povo brasileiro está em integrar, num mesmo sistema, elementos emprestados de outras culturas, mesmo que profundamente assimétricos e pouco compatíveis entre si.
A sequência correta, de cima para baixo, é
“O sentimento de uma injustiça coletivamente sofrida provoca nos membros do grupo vítima de uma discriminação um forte sentimento de vinculação à coletividade. Quanto maior for a necessidade da solidariedade de todos na luta pelo reconhecimento, maior será a identificação com a coletividade. O risco é, no entanto, de sair de uma identidade negada ou desacreditada para cair, por sua vez, em uma identidade que seria exclusiva, análoga à identidade dos que pertencem ao grupo dominante, e na qual todo indivíduo considerado como membro do grupo minoritário deveria se reconhecer, sob pena de ser tratado como traidor.”
(CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 1999, p. 191).
Tendo como referência o texto sobre a formação da identidade cultural coletiva, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A identidade, nesse caso, opera como um sistema de classificação dinâmico e aberto que possibilita o reconhecimento da alteridade.
( ) A identidade pode acentuar os processos de etnização dos grupos subalternos, fazendo com que suas características culturais sejam essencializadas.
( ) A injustiça coletiva tende a enfraquecer os laços de solidariedade dentro de um grupo discriminado.
( ) A identidade pode resultar em um fechamento que reproduz a exclusão anteriormente sofrida, criando uma nova forma de imposição cultural.
( ) A identidade é usada como instrumento de poder e de luta por reconhecimento tanto por parte de grupos subalternizados quanto por parte de grupos hegemônicos.
( ) O pertencimento a uma identidade originária e exclusiva possibilita que as sociedades estabeleçam trocas interculturais baseadas no reconhecimento das diferenças.
A sequência correta, de cima para baixo, é
A partir das reflexões de Hall, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) As identidades nacionais se formam e modificam-se a partir de representações de culturas nacionais.
( ) A existência de uma nação é ontológica, o que torna a identidade nacional um fenômeno estável.
( ) As identidades nacionais são definidas tanto biológica quanto historicamente, com eventuais interpelações por sistemas culturais.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
O espaço também é tratado como um fato da natureza, “naturalizado” através da atribuição de sentidos cotidianos comuns. Sob certos aspectos, mais complexo do que o tempo – tem direção, área, forma, padrão e volumo como principais atributos, bem como distância – o espaço é tratado tipicamente como um atributo objetivo das coisas que pode ser medido e, portanto, apreendido. Reconhecemos que a nossa experiência subjetiva pode nos levar a domínios de percepção, de imaginação, de ficção e de fantasia que produzem espaços e mapas mentais como miragens da coisa supostamente “real”. Sob a superfície de ideias do senso comum e aparentemente “naturais” acerca do tempo e do espaço, ocultam-se territórios de ambiguidade, de contradição e de luta. Os conflitos surgem não apenas de apreciações subjetivas admitidamente diversas, mas porque diferentes qualidades materiais objetivas do tempo e do espaço são consideradas relevantes para a vida social em diferentes situações. Importantes batalhas também ocorrem nos domínios da teoria, bem como da prática, científica, social e estética. O modo como representamos o espaço e o tempo na teoria importa, visto afetar a maneira como nós e os outros interpretamos e depois agimos com relação ao mundo.
Adaptado de: HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992, pp. 188 – 190.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o autor
O Grupo Semente do Jogo de Angola se dedica a disseminar a capoeira de angola pelo Brasil e pelo mundo
Ao som do berimbau, de pandeiros e atabaques, os dois capoeiristas se cumprimentam, ao som de cantorias e palmas. Da bênção à meia-lua de frente, com gingados mais lentos e movimentos furtivos e mais dançados assim começa mais uma roda de capoeira de Angola.
https://www.brasildefato.com.br/2022/07/23/a-capoeira-vai-alemdo-corpo-e-da-musica-ela-faz-parte-da-identidade-negra-dizcontramestre
O prática de matriz africana descrita na reportagem representa:
Com o título, a capoeira se tornou a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco. O samba de roda do Recôncavo Baiano; o Kusiwa, arte e pintura corporal própria dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá; o frevo; e a peregrinação religiosa do Círio de Nazaré já foram incluídos na lista do patrimônio cultural da ONU.
https://www.camara.leg.br/radio/programas/446238-capoeira-ereconhecida-como-patrimonio-cultural-imaterial-da-humanidade/
A Capoeira é um patrimônio cultural que apresenta uma: