Questões de Concurso
Sobre diferentes correntes do ambientalismo em sociologia
Foram encontradas 6 questões
Considerando as construções teóricas afetas às três diretrizes argumentativas referidas na afirmação acima, é correto afirmar que:
O docente apresenta em sala imagens produzidas pelo fotógrafo Antoine Geiger no projeto sur-fake para discutir a nossa relação com as redes sociais no contexto da “sociedade da informação”.
Fonte: https://antoinegeiger.com/sur-fake
A respeito do trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de Sociologia, analise os objetivos pedagógicos a seguir e assinale (1) para o objetivo adequado e (2) para o inadequado.
( ) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias nas dinâmicas das sociedades contemporâneas, uma vez que os indivíduos são “sugados” para o mundo digital.
( ) Elaborar hipóteses e compor argumentos a respeito das formas virtuais de interação social e de seu impacto, já que a proximidade física não garante a formação de vínculos sociais.
( ) Problematizar hábitos e práticas individuais como o fenômeno tematizado nas imagens sobre uma cultura de massa que aliena a relação com o corpo.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Meu maestro soberano / Foi Antonio Brasileiro (...) Viva Erasmo, Ben, Roberto / Gil e Hermeto, palmas para / Todos os instrumentistas / Salve Edu, Bituca, Nara / Gal, Bethania, Rita, Clara / Evoé, jovens a vista.
Chico Buarque, Para todos.
Sobre essa proposta pedagógica, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de cultura é pensado com base no retrato da diversidade que o compositor estabelece a partir da própria ascendência e da homenagem a cantores e instrumentistas de diversos gêneros musicais. II. A ideia inicial da proposta é que os alunos se interroguem a respeito dos fatores sociais, econômicos e históricos que contribuem para a pluralidade étnica e cultural da população brasileira. III. A música faz parte do universo expressivo da juventude, sendo utilizada como ferramenta pedagógica que contribui para uma escuta ativa e para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.
Está correto o que se afirma em:
ACSERALD, H.; MELLO, C.; BEZERRA, G. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
Essa ideia surgiu nos anos 1970/1980,