Questões de Concurso
Sobre direitos civis, políticos e sociais em sociologia
Foram encontradas 80 questões
Observe o gráfico a seguir.
Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/06/21/cotistas-sao-47-na-ufjfpercentual-de-negros-triplica-em-dez-anos/
O gráfico apresenta a avaliação da população brasileira sobre o sistema de cotas em 2022. A maioria dos entrevistados (50%) se mostrou a favor, enquanto 34% foram contra. Além disso, 12% não souberam responder e 3% se declararam indiferentes.
Com base na análise do gráfico, é possível afirmar que as políticas das cotas sociorraciais nos ambientes universitários, enquanto políticas afirmativas,
A descriminalização é a retirada desse dispositivo, dessa coisa do código penal que diz que se uma mulher fizer aborto ela vai presa. É uma a cada 5 mulheres aos 40 anos [que aborta]! Pelo menos meio milhão de mulheres a cada ano. Uma em cada 5 mulheres com até 40 anos que você conhece, eu conheço. Essa é uma mulher comum, ela tem filhos, ela vai à igreja, vai ao templo, trabalha, ela não tem o perfil de uma “mulher fora da lei”. É uma mulher comum que se vê diante de uma necessidade de saúde, uma necessidade de vida, e ela tem que ir à clandestinidade para fazer um aborto, seja para comprar medicamentos, buscar uma clínica ou, se ela tem mais dinheiro, pegar um avião para um país onde o aborto é legalizado. Por que a descriminalização é tão importante? Quando você retira o crime de uma prática você pode falar dela abertamente. As instituições do Estado podem desenhar políticas para prevenir, para proteger e para cuidar. Como se previne o aborto? Há estudos sistemáticos que mostram que uma mulher quando faz o aborto, alguma coisa está errada em sua vida. Seja no uso dos métodos, ou ela teve efeitos colaterais ou ela não soube usar, ou porque ela é muito jovem e sofre violência sexual dentro da própria casa. Então quando o aborto é crime essa mulher entra na situação de saúde e não fala a verdade, ela tem medo de ser denunciada. A descriminalização permite inclusive diminuir a taxa de abortos, que é o que tanto querem aqueles que querem prender as mulheres.
Adaptado de: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/02/politica/1533241424_946696 .html
Com base na leitura, é correto afirmar que preocupação com a busca pelo aborto clandestino destaca, na interpretação da entrevistada,
Em relação às noções de cidadania e de relações públicas, julgue o item a seguir.
Cidadania representa a qualidade de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, sem qualquer relação à sujeição de deveres.
"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. São eles que garantem as relações civilizadas entre as pessoas e a própria existência da sociedade civil surgida com o desenvolvimento do capitalismo. Sua pedra de toque é a liberdade individual".
Fonte (adaptada): CARVALHO, José Murilo de.Cidadania no Brasil.O longo Caminho. 3ªed. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2002, p. 9.
Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.
A plena cidadania é um direito universal conferido a todos os indivíduos em todos os países do mundo, sem restrições baseadas em nacionalidade, idade ou status migratório, garantindo igualdade total de direitos e responsabilidades civis e políticas.
Os Estados são as instituições de mais alto poder na sociedade e suas decisões afetam profundamente a vida dos cidadãos. É por isso que, para os Estados, convergem forças que representam interesses diversos e conflitantes da comunidade.
No que diz respeito às noções de cidadania e de relações públicas, julgue o item a seguir.
A cidadania representa a expressão máxima do direito,
pressupondo que os cidadãos são dotados de direitos
civis, políticos e sociais, sem quaisquer deveres que
lhes sejam impostos.
O movimento feminista, o movimento dos sem-terra, o movimento negro e o movimento antiglobalização são movimentos sociais.
Assinale a afirmativa correta a respeito da construção da cidadania indígena no Brasil, a partir do paradigma constitucional de 1988.
A esse respeito, relacione os métodos de investigação listados a seguir com suas respectivas caracterizações.
1. Método experimental. 2. Método estatístico. 3. Método comparativo.
( ) Consiste essencialmente em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigado. ( ) Procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles. ( ) Fundamenta-se na aplicação da teoria da probabilidade e possibilita determinar, em termos numéricos, a margem de erro ou acerto de um valor obtido.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.