Questões de Concurso Sobre émile durkheim e os fatos sociais em sociologia

Foram encontradas 350 questões

Q3130352 Sociologia
Em uma atividade para o curso de sociologia, os alunos foram orientados a investigar fenômenos que influenciam o comportamento das pessoas, independentemente da vontade individual dos sujeitos. Os alunos devem observar normas, valores e regras que se impõem aos indivíduos, como o respeito às leis, às convenções sociais e costumes, analisando como essas imposições afetam a vida em sociedade. De acordo com a situação hipotética, identifique o conceito sociológico que melhor descreve o fenômeno estudado pelos alunos.
Alternativas
Q3130327 Sociologia
Em uma aula de sociologia sobre moral e anomia, o professor discute com os alunos sobre como a falta de normas e valores claros pode levar a situações de desordem social, conhecidas como anomia, conforme descrito por Émile Durkheim. Para ilustrar o conceito, ele apresenta o caso de uma cidade que passou por uma crise econômica intensa. Com o aumento do desemprego e a perda de segurança financeira, muitos moradores começaram a enfrentar problemas como o crescimento da criminalidade, o abuso de substâncias e o enfraquecimento dos laços familiares e comunitários. Com base nessa situação, sobre o conceito de moral e anomia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3130326 Sociologia
Em uma aula sobre os principais pensadores da sociologia, o professor deseja que os alunos compreendam as diferenças entre o pensamento de Karl Marx e Max Weber. Para isso, ele apresenta um debate sobre o que impulsiona as transformações sociais para Marx e para Weber e destaca a importância das ideias desses pensadores. O professor propõe uma atividade em que os alunos analisem as seguintes afirmações sobre os pensamentos de Marx e Weber; marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para Marx, a economia é a base da estrutura social; para Weber, a cultura e as ideias, como as crenças religiosas, também têm um papel fundamental na organização e mudança social.
( ) Marx vê o desenvolvimento histórico como um processo dialético impulsionado pela luta de classes; Weber enfatiza a importância dos indivíduos e de suas ações racionais para a formação e mudança das estruturas sociais.
( ) Tanto Marx quanto Weber consideram o capitalismo como um sistema de exploração, mas Weber acredita que a ética protestante foi essencial para o desenvolvimento do capitalismo ocidental; Marx considera o capitalismo uma fase necessária na evolução histórica das forças de produção.
( ) Weber concorda com Marx que as condições econômicas determinam completamente todas as outras esferas da vida social, sendo a economia o fator principal que define a cultura e a política em todas as sociedades.
( ) Marx considera o conflito entre classes como central para a transformação social; Weber analisa diferentes tipos de dominação, incluindo a dominação carismática, racional-legal e tradicional, como formas de organização social que influenciam a mudança.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3130321 Sociologia
Em uma aula sobre as bases da coesão social, o professor de sociologia pretende que os alunos compreendam como a solidariedade se manifesta em diferentes tipos de sociedades, com base no conceito de Émile Durkheim sobre solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. Ele propõe uma atividade em que os alunos devem analisar dois cenários distintos: uma comunidade rural pequena e uma grande metrópole industrializada. A atividade busca fazer com que os alunos apliquem os conceitos de Durkheim para entender como cada sociedade mantém a sua coesão. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunidade rural pequena é um exemplo de solidariedade mecânica, onde a coesão social é mantida pela semelhança entre os indivíduos, que compartilham valores, crenças e tradições comuns.
II. Na grande metrópole industrializada, prevalece a solidariedade orgânica, pois a divisão do trabalho é complexa e os indivíduos se especializam em diferentes funções, tornando-se interdependentes para o funcionamento social.
III. Segundo Durkheim, a solidariedade mecânica é típica de sociedades tradicionais, nas quais a semelhança entre os membros é baixa, e a interdependência entre os membros é reduzida.
IV. A solidariedade orgânica depende de uma diversidade de funções e papéis sociais, o que torna as relações mais individualizadas, mas, ao mesmo tempo, reforça a dependência mútua para que a sociedade funcione de forma integrada.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3130320 Sociologia
Em uma turma de ensino médio, o professor de sociologia deseja mostrar aos alunos como a sociologia pode ser utilizada para analisar criticamente os fenômenos sociais e ajudar na compreensão de problemas do cotidiano. Para isso, ele propõe que os alunos estudem o impacto das redes sociais na formação da opinião pública e no comportamento dos indivíduos, aplicando conceitos e métodos científicos da sociologia. Com base nessa situação, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3082569 Sociologia
Leia o texto a seguir:

[...] se a divisão do trabalho produz a solidariedade, não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas; é porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam mutualmente de maneira duradoura [...].
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 429.


Para Émile Durkheim, as formas de organização e divisão das atividades laborais na sociedade são possíveis, pois o(s)
Alternativas
Q3081546 Sociologia
Em uma cidade fictícia, observa-se que as tradições culturais são rigorosamente seguidas por seus habitantes, e qualquer desvio dessas normas resulta em desaprovação social. As práticas religiosas, os costumes de vestimenta e as celebrações festivas são amplamente aceitos e dificilmente questionados pelos moradores. Um novo residente, ao tentar introduzir práticas diferentes, percebe rapidamente a resistência e a pressão para se conformar às normas locais. Essa situação ilustra bem a concepção de Émile Durkheim de:
Alternativas
Q3081545 Sociologia
As contribuições de Émile Durkheim foram fundamentais para o desenvolvimento da sociologia no século XX. Durkheim introduziu conceitos inovadores que ajudaram a moldar a maneira como entendemos os fenômenos sociais. Considerando as ideias do autor sobre os fatos sociais, assinale a afirmativa que NÃO está de acordo com suas teorias.
Alternativas
Q3067255 Sociologia
Sobre a teoria do suicídio, de Emile Durkheim, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3029022 Sociologia
Na obra As Consequências da Modernidade (1991), Antony Giddens explora as visões de sociólogos clássicos como Durkheim, Marx e Weber sobre a modernidade. Qual das alternativas a seguir NÃO está alinhada com as perspectivas desses autores?
Alternativas
Q3029016 Sociologia
De acordo com pensamento de Durkheim discutido em Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), a predominância de certas normas do Direito é um indicador da presença de um ou de outro tipo de solidariedade, por isso, que:
Alternativas
Q3029014 Sociologia
Considerando as ideias contidas na obra Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), assinale a alternativa CORRETA sobre o pensamento de Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon:
Alternativas
Q3023533 Sociologia

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Émile Durkheim.

2. Karl Marx.

3. Max Weber.

4. Pierre Bourdieu.


Coluna 2


( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.


( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.


( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.


( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3023510 Sociologia

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Karl Marx.

2. Émile Durkheim.

3. Max Weber.


Coluna 2 


( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.


( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.


( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.


( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3023505 Sociologia

Em relação a Émile Durkheim e seu arcabouço teórico, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Define “fato social” como objeto de estudo distintivo da Sociologia em relação a outras ciências.


II. Fatos sociais são reconhecíveis por serem capazes de exercer sobre as consciências particulares uma influência coercitiva.


III. Chamou de “espírito de adesão ao grupo” a disposição individual em aderir a uma sociedade.

Alternativas
Q3023504 Sociologia

Leia o trecho a seguir, de Connell: “Abra qualquer compêndio introdutório de Sociologia e provavelmente você vai achar [...] uma discussão sobre os pais fundadores focada em Marx, Durkheim e Weber. O primeiro capítulo também pode citar Comte, Spencer, Tönnies e Simmel, e talvez alguns poucos outros. Na visão normalmente apresentada a estudantes, esses homens criaram a Sociologia em resposta a mudanças dramáticas na sociedade europeia: a Revolução Industrial, o conflito de classes, a secularização, a alienação e o Estado Moderno. [...] A principal dificuldade com esta visão é que ela não se enquadra com a evidência mais relevante – o que os sociólogos do período estão escrevendo. Os compêndios mais gerais de Sociologia, até a Primeira Guerra Mundial, não se esmeravam na análise da modernização da sociedade na qual os autores viveram. [...] temos fortes razões para duvidar do retrato convencional da criação da Sociologia. Isso não apenas para questionar a influência de certos indivíduos. Nós precisamos examinar a história da Sociologia como um produto coletivo – as preocupações compartilhadas, suposições e práticas que construíram a disciplina em vários períodos e o formato dado que a história, pelas forças sociais transformadoras, construiu a nova ciência” (CONNELL, R. O Império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, v. 2, n. 2, 2012) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


De acordo com a abordagem do trecho, analise as assertivas a seguir:


I. A autora indica ser importante explorar descrições diferentes do retrato convencional da construção da Sociologia.


II. Connell analisa criticamente a formação do cânone clássico da Sociologia e a primazia de seus objetos de estudo à época.


III. A socióloga critica a ausência de Comte, Spencer, Tönnies e Simmel entre os listados como pais fundadores da Sociologia em algumas obras. 


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2602509 Sociologia
Na perspectiva funcionalista durkheiminiana, a análise das sociedades industriais capitalistas aponta um processo de desintegração das normas sociais, que afetaria a estabilidade social, gerando a sensação de despropósito entre os indivíduos. Este processo é denominado como
Alternativas
Q2602502 Sociologia

Leia o texto a seguir.


“O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. [...]. Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual.” 



BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: Como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice; MARTINS, José de Sousa (orgs.). Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006, p. 173.



O trecho citado se assemelha à qual concepção sociológica?


Alternativas
Q2564105 Sociologia
Na concepção de Durkheim, o que é educação?
Alternativas
Q2564101 Sociologia
Quais autores da sociologia clássica trabalham com o princípio da interação na formulação de seus conceitos? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: A
6: C
7: A
8: A
9: A
10: D
11: B
12: A
13: E
14: D
15: A
16: C
17: B
18: B
19: D
20: C