Questões de Concurso Sobre max weber e a ação social em sociologia

Foram encontradas 405 questões

Q3239786 Sociologia
Max Weber, em sua teoria da ação social, buscou compreender os sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas ações. Sobre a tipologia de ações sociais proposta por Weber, analise as afirmativas:

I. A ação racional com relação a fins ocorre quando os meios são escolhidos em função de objetivos específicos.
II. A ação racional com relação a valores reflete um compromisso com normas e princípios éticos.
III. A ação tradicional baseia-se na repetição de costumes e práticas consolidadas.
IV. A ação afetiva é guiada pela emoção e pelos estados sentimentais do agente.

Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q3221446 Sociologia
O principal teórico da Sociologia compreensiva, Max Weber, estudou a temática da dominação, isto é, porque os indivíduos obedecem a uma determinada ordem. O estudo buscava encontrar as motivações de tal obediência a partir do conceito de ação social, considerando suas variações. Os tipos de dominação que abordam as questões relativas à estrutura do Estado, à estrutura patriarcal e ao reconhecimento de figuras como o herói guerreiro correspondem, respectivamente, a quais tipos de dominação definidas por Weber?
Alternativas
Q3221445 Sociologia
Sobre conteúdos relacionados aos autores clássicos da Sociologia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Segundo Durkheim, as maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao indivíduo não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, pois não consistem em representações e em ações.
II. O argumento de que, com exceção dos objetos matemáticos, todo objeto de ciência é “coisa” compõe o quadro teórico encontrado na Sociologia compreensiva.
III. As condutas humanas que Weber classifica como afetiva, tradicional e racional com relação a valores ou fins são tipos ideais de ação social.
Alternativas
Q3221430 Sociologia
Para Weber, denomina-se “constituição da comunidade” uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social – no caso particular, ou na média ou no tipo puro – se funda na solidariedade sentida (afetiva ou tradicional) dos participantes. Os casos em que uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social se baseia no ajustamento de interesses por motivos racionais (de carácter axiológico ou teleológico), ou também em uma união de interesses por motivos idênticos, são definidos pelo autor como:
Alternativas
Q3207074 Sociologia
 Partindo da tipologia da ação social proposta por Max Weber, considere as seguintes situações:

I. Pessoa decide votar em um candidato com o único objetivo de obter um cargo superior de maior prestígio, sem se preocupar com as consequências disso para os demais indivíduos.
II. Sujeito católico caminha 90 km em romaria para demonstrar sua fé e cumprir um voto religioso.
III. Pessoa opta por ingressar no magistério porque toda a sua família é formada por professores e acredita ser essa a expectativa natural para seu futuro.
IV. Sujeito decide largar o trabalho e renunciar ao salário porque não concorda com as atitudes despóticas do seu chefe, mesmo sabendo que isso trará para si dificuldades financeiras.
V. Preocupada com as notícias de criminalidade no bairro, a pessoa desiste de ir à festa por medo de ser assaltada no caminho.

Corresponde à ação racional com relação a valores, na perspectiva de Max Weber, apenas as afirmativas
Alternativas
Q3207073 Sociologia
Max Weber entende a Sociologia como uma ciência que vai além da simples observação dos fenômenos sociais, de modo que seu objetivo é compreender os nexos que dão sentido às motivações humanas e, a partir disso, explicá-las de forma causal, considerando as regularidades que emergem das ações sociais em sociedade.
Sobre o conceito de ação social em Weber, é INCORRETO afirmar que a/o
Alternativas
Q3182791 Sociologia
Relacione as colunas abaixo:

1. Karl Marx (1818-1883)
2. Émile Durkheim (1858-1917)
3. Max Weber (1864-1920)

( ) entende que a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa. 
( ) entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver
( ) Para ele, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva.  
Assinale a sequência CORRETA: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164571 Sociologia
Na falsificação de produtos (bens e serviços), marcas e/ou patentes, esses são copiados, imitados ou reproduzidos por uma organização ou rede, sem qualquer autorização ou remuneração de quem legalmente detém direitos sobre tal patrimônio intangível e tangível, com vistas à obtenção de vantagem financeira via comercialização. A marca que vai ser falsificada é, necessariamente, bem conhecida e sobretudo valorizada por um público que a consome ou gostaria de consumi-la. É uma prática que se reveste de certas propriedades da pirataria do passado, acrescida de traços modernos. Incide uma contrafação, pois essa falsificação é fraudulenta, ao violar o direito de propriedade industrial que legalmente pertence a terceiros. Por sua vez, os compradores podem estar cientes (o que usualmente acontece) ou não da ilegitimidade daquilo que adquirem. Num astuto modo de uso, o consumidor não pretende passar, nos seus círculos, a mercadoria falsa por verdadeira, para eliminar o risco social de ser desmascarada. Em vez disso, cria para si uma narrativa algo favorável e até prestigiosa, mediante: a) a exibição de conhecimentos sobre a marca original; b) comentários sobre viagens ao exterior em que o produto foi adquirido; c) exposição de um perfil de comprador esperto.

Adaptado de: STREHLAU, Suzane; André Torres; Filipe Quevedo-Silva. O valor percebido no luxo falsificado pelo cliente de artigo legítimo: uma investigação qualitativa, Revista de Administração da UNIMEP. v.13, n.3, 2015, pp. 75 – 77.

As afirmativas descrevem corretamente o comportamento social em relação aos produtos falsificado, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164566 Sociologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Ação social afetiva refere-se a condutas impulsionadas por sentimentos e paixões, como aquelas reações espontâneas, não racionalizadas, que ocorrem na impulsividade do instante.
II. Ação social tradicional refere-se a comportamentos moldados por desejos e identidades individuais, com uma percepção consciente de suas motivações.
III. Ação social racional refere-se a comportamentos planejados, que são orientados para obtenção de uma finalidade específica.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3169115 Sociologia
Max Weber classificou a ação social em quatro tipos distintos. Dentre as alternativas a seguir, qual delas não corresponde a uma das categorias de ação social propostas por Weber?
Alternativas
Q3169111 Sociologia

Associe as teorias sociológicas a seus principais teóricos:



1 - Funcionalismo


2 - Teoria do Conflito


3 - Ação social



A) Max Weber


B) Karl Marx


C) Émile Durkheim



A correta associação é:

Alternativas
Q3130353 Sociologia
Em uma aula de sociologia, o professor discute com os alunos como os clássicos da sociologia analisaram o papel do trabalho nas sociedades modernas. Ele explica que cada autor oferece uma perspectiva diferente sobre o trabalho: para um, ele representa um fator de coesão social; para outro, é fonte de exploração e alienação; e, para o terceiro, o trabalho está ligado a valores culturais e éticos que influenciam o comportamento econômico. Considerando o trabalho para os clássicos da sociologia, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3130351 Sociologia
Em uma pesquisa de campo, os alunos de sociologia são incentivados a investigar como as pessoas interpretam e atribuem significados às suas próprias ações em diferentes contextos sociais, como o trabalho, as práticas religiosas e as relações familiares. Cada aluno deverá realizar entrevistas, buscando compreender motivações e intenções que orientam o comportamento dos entrevistados nessas situações, explorando o ponto de vista subjetivo dos participantes. De acordo com a situação hipotética, identifique, a seguir, o método sociológico utilizado pelos alunos.
Alternativas
Q3130342 Sociologia
Mariana é uma jovem que nasceu em uma cidade pequena, mas se mudou para uma grande metrópole para estudar e trabalhar. Ao longo do tempo, ela percebe que algumas de suas opiniões, hábitos e valores mudaram em comparação com aqueles que tinha na adolescência, especialmente por conviver com pessoas de diferentes origens e culturas. Ela começa a se questionar sobre quem realmente é e sobre o que define sua essência e suas crenças, sentindo-se influenciada tanto pelas lembranças da sua cidade natal quanto pelas novas experiências na cidade grande. Com base na situação de Mariana, assinale a afirmativa correta sobre o conceito de identidade.
Alternativas
Q3130329 Sociologia
Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber examina como os valores religiosos, especialmente os da ética protestante, contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo moderno no Ocidente. Com base nas ideias apresentadas por Weber nessa obra, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Weber argumenta que a ética protestante, particularmente o calvinismo, incentivava uma vida ascética, onde o trabalho árduo e a acumulação de riqueza eram vistos como sinais de favor divino, incentivando uma mentalidade favorável ao desenvolvimento capitalista.
( ) A obra de Weber afirma que o capitalismo ocidental surgiu apenas por influência direta da ética protestante, e que sociedades sem essa base religiosa não poderiam desenvolver um sistema capitalista.
( ) Weber identifica o conceito de “vocação” ou “chamado” como fundamental na ética protestante, o que levou muitos protestantes a verem o trabalho como uma missão sagrada e a desempenhá-lo com dedicação e disciplina.
( ) Weber considera o desenvolvimento da racionalidade econômica como um aspecto central do capitalismo moderno, explicando que a busca racional pela maximização de lucros e o reinvestimento sistemático diferenciam esse sistema de formas econômicas tradicionais.
( ) Weber considera a racionalidade econômica e a organização sistemática do trabalho como características do capitalismo moderno, contrastando com formas econômicas anteriores que não tinham uma orientação racional para a acumulação e o reinvestimento do lucro.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3130326 Sociologia
Em uma aula sobre os principais pensadores da sociologia, o professor deseja que os alunos compreendam as diferenças entre o pensamento de Karl Marx e Max Weber. Para isso, ele apresenta um debate sobre o que impulsiona as transformações sociais para Marx e para Weber e destaca a importância das ideias desses pensadores. O professor propõe uma atividade em que os alunos analisem as seguintes afirmações sobre os pensamentos de Marx e Weber; marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para Marx, a economia é a base da estrutura social; para Weber, a cultura e as ideias, como as crenças religiosas, também têm um papel fundamental na organização e mudança social.
( ) Marx vê o desenvolvimento histórico como um processo dialético impulsionado pela luta de classes; Weber enfatiza a importância dos indivíduos e de suas ações racionais para a formação e mudança das estruturas sociais.
( ) Tanto Marx quanto Weber consideram o capitalismo como um sistema de exploração, mas Weber acredita que a ética protestante foi essencial para o desenvolvimento do capitalismo ocidental; Marx considera o capitalismo uma fase necessária na evolução histórica das forças de produção.
( ) Weber concorda com Marx que as condições econômicas determinam completamente todas as outras esferas da vida social, sendo a economia o fator principal que define a cultura e a política em todas as sociedades.
( ) Marx considera o conflito entre classes como central para a transformação social; Weber analisa diferentes tipos de dominação, incluindo a dominação carismática, racional-legal e tradicional, como formas de organização social que influenciam a mudança.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3130322 Sociologia
“Max Weber, em sua obra ‘A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’, investiga a relação entre as crenças religiosas e o desenvolvimento econômico, especialmente nas sociedades ocidentais modernas. Weber argumenta que o capitalismo moderno foi impulsionado por um conjunto de valores éticos associados ao protestantismo, particularmente ao calvinismo. Segundo ele, a ética protestante incentivava ____________, valorizando o trabalho árduo e o ascetismo, e desestimulava ____________, pois o acúmulo de bens materiais deveria servir a um propósito produtivo e não à satisfação de desejos pessoais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q3082571 Sociologia
Leia o texto a seguir:

[...], em Weber, o processo de racionalização não é uma noção que pode ser definida de maneira prévia, como um tipo ideal que precede a análise, pois se trata de um tópico que o pensador desenvolve sempre de forma situada, com um sentido que emerge sempre em ato, quer dizer, embutido no próprio processo de análise.
SELL, Carlos Eduardo. Racionalidade e racionalização em Max Weber. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, p. 156, junho 2012.

No texto, o tema apresentado sugere uma investigação por meio da metodologia de pesquisa conhecida como
Alternativas
Q3082568 Sociologia
A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:
Alternativas
Q3082561 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Jovem de 20 anos ganha 5 mil reais de aniversário, compra 30 cestas básicas e realiza doação
Essa história chegou ao Jornal Meio Dia (JMD) e mostra como no mundo ainda tem gente do bem, de bom coração. O jovem Samuel, completou 20 anos no último mês de dezembro e ganhou R$ 5 mil. Com o dinheiro, ele comprou 30 cestas básicas e saiu na tarde deste sábado, dia 13, para distribuir para famílias que precisam em diversos bairros da cidade de Mococa-SP. Que atitude! Enquanto muitos jovens só pensariam em algo para eles, Samuel pensou no próximo. [...] Parabéns!
Fonte: Jornal Meio Dia. Disponível em: <https://magaiver.tv.br/noticias/ Acesso em: 9 de out. 2024. Adaptado


Conforme a perspectiva weberiana, a ação do jovem pode ser classificada como uma
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: D
6: C
7: B
8: E
9: C
10: D
11: A
12: C
13: C
14: C
15: C
16: A
17: D
18: B
19: A
20: B