Questões de Concurso Comentadas sobre o nascimento da sociologia em sociologia

Foram encontradas 566 questões

Q3029005 Sociologia

“Há cerca de um século, os dois termos ‘reformas’ e ‘revolução’, com frequência unidos no enunciado interrogativo ‘reformas ou revolução’, indicam as duas estratégias alternativas que foram sucessivamente adotadas no âmbito do movimento operário para transformação da sociedade no sentido socialista ou, para usar uma expressão corrente (ainda que tudo, menos clara), durante o estado de transição.”


BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. Campus, 2000. P. 577



Sobre o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3023520 Sociologia
Segundo Michael Löwy (2000), existem nas Ciências Sociais poucos conceitos tão enigmáticos e polissêmicos como este. Desde o seu surgimento, é objeto de ambiguidades, paradoxos, arbitrariedades e contrassensos. De modo genérico e sintético, já foi definido tanto como expressão de falsa consciência, correspondendo a interesses determinados, quanto como um conjunto de valores morais ou concepções de mundo. A qual conceito o autor se refere?
Alternativas
Q3023514 Sociologia

Em relação ao referencial teórico do sociólogo Florestan Fernandes, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O autor empreendeu uma análise extensa da cultura Tupinambá, que alguns classificam como a fase “funcionalista” do autor, e outros, como sua “antropologia esquecida”.


( ) Definiu o capitalismo dependente brasileiro como resultado de um processo atípico de revolução burguesa, sem um episódio histórico específico fundacional, gerando uma relação imbricada entre arcaísmo e modernidade.


( ) Para Florestan, o engajamento social dos sociólogos desvirtuaria os propósitos da disciplina e sua objetividade científica, tornando-a uma ideologia militante.


( ) Seus estudos demonstraram os elementos positivos da miscigenação para a cultura nacional e o racismo como fator residual na sociedade de classes brasileira.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3023509 Sociologia
Pierre Bourdieu et al. (2015) consideram que a familiaridade com o universo social constitui o obstáculo epistemológico por excelência para o sociólogo. Para eles, endossando a elaboração teórica de Gaston Bachelard, esse dilema deve ser enfrentado por meio de uma determinada postura orientadora da atividade dos cientistas. Qual conceito bachelardiano os autores mobilizam para essa argumentação?
Alternativas
Q3023507 Sociologia

De acordo com Daflon e Sorj, “Qualquer pessoa familiarizada com os manuais e os cursos acadêmicos de sociologia clássica é capaz de recitar de cor os pensadores canônicos. Os mesmos autores são apontados como os pais fundadores das ciências sociais quase sem variações. Apesar das inúmeras diferenças que os separam, os autores que compõem esse cânone possuem uma característica comum: todos são homens. Em defesa dessa escolha, costuma-se dizer que a subordinação e a opressão das mulheres ao longo do período crítico para o desenvolvimento das ciências sociais foram tão profundas que isso impediu que elas se apoderassem dos meios necessários para produzir e difundir pensamento. [...] a despeito de imensas dificuldades, houve efetivamente uma produção intelectual significativa e impactante feita por mulheres no século XIX. Muitas delas se esgueiraram pela margem de sociedades patriarcais para escrever e se fazer ler; foram ‘marginais’ ou mesmo ‘malditas’ em seu tempo. Outras foram intelectuais influentes, amplamente lidas, difundidas e atuantes dentro dos mesmos círculos frequentados pelos autores tradicionais” (DAFLON, V. T.; SORJ, B. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021).


Em relação à perspectiva apresentada no trecho acima, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As autoras buscam recuperar elos e genealogias do pensamento de mulheres invisibilizadas no campo da Sociologia.


( ) O argumento principal é de que acadêmicos de Sociologia não saberiam recitar de cor os pensadores canônicos, caso se tratassem de mulheres.


( ) O texto sugere que as intelectuais do período foram marginalizadas por não abordarem temas de interesse social à época.


( ) Questiona-se que a ausência de mulheres no cânone sociológico se explique exclusivamente pela subordinação feminina socialmente mais profunda no período de surgimento da disciplina.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2949071 Sociologia

O conceito de ação social como ação provida de sentido pelo sujeito foi criado por

Alternativas
Q2934140 Sociologia
“É pela lente da família e das redes de parentesco que a domesticidade e a sexualidade são representadas socialmente, espelhando as preocupações de toda a sociedade” (Scott, 2004). Sobre família, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) No período colonial, no Brasil, havia um único tipo de família, a extensa, composta por pai, mãe e muitos filhos.

( ) Família é um grupo de pessoas cujos membros têm, entre si, laços de parentesco – consanguíneos ou por afinidade –, habitando ou não o mesmo domicílio.

( ) Família monoparental é aquela em que somente um dos pais vive com seus filhos e é responsável por eles.

( ) Família recomposta é aquela em que, em virtude da migração para outras cidades, seus membros haviam se separado de seus familiares e depois se reencontraram e passaram a viver juntos novamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2934124 Sociologia
A sociologia clássica compreende três perspectivas de análise da sociedade, cada qual com uma abordagem teóricometodológica distinta. Tendo em vista o contexto histórico das primeiras análises sociológicas, as teorias e os conceitos então produzidos, considere as seguintes afirmativas:

1. A sociologia de Durkheim buscava conhecer os fenômenos que explicariam a integração social e tinha, entre seus principais conceitos, os de coesão social, solidariedade mecânica e orgânica, instituições sociais e consciência coletiva.

2. Uma das principais contribuições de Karl Marx para a Sociologia foi a análise da mudança social, em especial o conhecimento da dinâmica da sociedade capitalista. Entre os conceitos que fazem parte de sua teoria, tem-se conflito de classe, modo de produção, contradição social, trabalho e mais-valia.

3. Tendo por objetivo conhecer e transformar a sociedade de seu tempo, Marx analisou-a segundo a dialética materialista (ou método dialético).

4. Visando estabelecer uma metodologia própria para a Sociologia, Weber escreveu “As regras do método sociológico”, obra na qual sistematizou seu percurso analítico.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2934123 Sociologia
Levando em conta seus conhecimentos sobre Durkheim, Marx e Weber, e a relação entre indivíduo e sociedade, considere as seguintes afirmativas: 1. Max Weber propôs interpretar o sentido da ação social. Assim, a partir do indivíduo, seria possível compreender os fenômenos sociais. 2. O indivíduo criativo e empreendedor, independentemente de sua posição na estrutura social, teria poder revolucionário, segundo Marx. 3. As análises de Durkheim sobre a relação entre indivíduo e sociedade mostraram que o indivíduo tem poder e autonomia frente à sociedade e a modifica, independentemente das instituições sociais e da tradição. 4. Para Durkheim, a sociedade é totalmente determinada pelo ambiente físico. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2931330 Sociologia

Em relação ao sistema de segurança pública brasileiro em vigor, desenvolvido a partir da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu um compromisso legal com a segurança individual e coletiva no país, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2931312 Sociologia

A abordagem sociológica do crime tem produzido uma visão deste fenômeno por vezes bastante distinta da que é projetada pela sociedade em geral, que tende a perceber a criminalidade como uma das ameaças mais prementes ao que se considera ser o normal e esperado funcionamento da sociedade.


Da perspectiva sociológica de Émile Durkheim, o crime pode ser encarado das seguintes maneiras, EXCETO como

Alternativas
Q2931297 Sociologia

Em relação ao pensamento sociológico de Max Weber, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Q2931281 Sociologia

O contraste entre a sociologia positivista, na França, e o idealismo, na Alemanha, se expressa nas diferentes maneiras como cada uma dessas correntes da sociologia clássica percebe a história da humanidade.


Em relação ao idealismo, representado por Max Weber, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2931274 Sociologia

Em relação ao pensamento social de Karl Marx, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2931271 Sociologia

Na sociologia clássica, existem algumas definições para o conceito de classe social.


Para o filósofo alemão Karl Marx, classe social

Alternativas
Q2931264 Sociologia

Em relação ao pensamento sociológico de Émile Durkheim, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Q2931260 Sociologia

Em relação ao pensamento sociológico de Émile Durkheim, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2929887 Sociologia

A Sociologia Compreensiva volta-se para o estudo de elementos importantes da escola como o exame, a especialização e o diploma. As instituições educacionais, especialmente as de instrução superior — as universidades, bem como as academias técnicas, escolas de comércio, ginásios e outras escolas de ensino médio —, são dominadas e influenciadas pela necessidade do tipo de educação que produz um sistema de exames especiais e a especialização que é, cada vez mais, indispensável à burocracia moderna. Essas são ideias de

Alternativas
Q2929884 Sociologia

O coronel, antes de ser um líder político, é um líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder [...] Ocorre que o coronel não manda porque tem riqueza, mas manda porque se lhe reconhece esse poder, em um pacto não escrito.

Raimundo Faoro. Os donos do poder. Porto Alegre: Editora Globo, 1973, v. 2. p. 622 (com adaptações).

É correto afirmar que o autor do texto acima toma como base o conceito de

Alternativas
Q2929879 Sociologia

Texto XI, para responder às questões 46 e 47.

Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma... Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio... Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemén, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca.

João Guimarães Rosa. Grande sertão: veredas. 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p.15.


Texto XII, para responder às questões 46 e 47.

Um aspecto conceitual importante a ser destacado da teoria marxiana é sobre a ideia de “trabalho” e “alienação”. Segundo Marx, o primeiro pressuposto histórico é o de que os homens vivem a fim de “fazer a História”. Ora, para conseguir sobreviver, é necessário trabalhar. Para Marx, o trabalho é a principal atividade humana, aquela por meio da qual o homem humaniza a natureza, humaniza a si mesmo e estabelece relações sociais.

Relacionando as ideias dos textos XI e XII, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: A
6: C
7: A
8: D
9: A
10: B
11: B
12: B
13: D
14: C
15: C
16: A
17: B
18: C
19: C
20: A