Questões de Concurso Sobre processo de urbanização em sociologia

Foram encontradas 56 questões

Q3207099 Sociologia
A partir de meados da década de 1980, começa a surgir uma nova configuração do espaço rural no Brasil, similar ao que já era observado há algum tempo em nações desenvolvidas.
Essa nova configuração foi descrita por Graziano da Silva (2002) como “Novo Rural”. Ela pode ser sintetizada na seguinte característica
Alternativas
Q3207098 Sociologia
No artigo “A vocação atual da Sociologia Rural”, Marcel Jollivet (1998) discute a posição da Sociologia Rural em relação às demais ciências sociais que abordam o rural e à Sociologia em geral. Além disso, ele apresenta os principais desafios e questões que a Sociologia Rural enfrenta, sobretudo no contexto das transformações agrícolas e das mudanças sociais no campo.
Com base nos argumentos do autor, qual seria, precisamente, a perspectiva atual da Sociologia Rural a respeito do mundo rural, da agricultura e dos agricultores?
Alternativas
Q3207090 Sociologia
Caio Prado Júnior analisou a formação do Brasil focalizando o movimento de expansão marítima de Portugal e os primeiros séculos de ocupação do território brasileiro.
Tendo como referência as análises de Caio Prado Júnior, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) O excedente populacional concentrado em Portugal no final do século XV implicou a procura por novas terras para o estabelecimento de colônias de povoamento.
( ) A economia colonial brasileira dividiu-se em dois setores, estando o principal deles voltado para a produção e exportação de gêneros agrícolas, com vistas ao mercado europeu.
( ) A colonização portuguesa na América apenas é compreensível enquanto parte de um processo mais abrangente de expansão e consolidação do capitalismo.
( ) A colonização portuguesa na América, pautada pelo aventureirismo, configura um fato isolado em perspectiva da expansão marítima da Europa.

A sequência correta, de cima para baixo, é 
Alternativas
Q3081544 Sociologia
A sociologia urbana contribuiu significativamente para a compreensão das transformações das cidades na era pós-moderna. Considerando as teorias sobre a cidade e a vida urbana, analise o caso hipotético a seguir.

Uma grande metrópole latino-americana está passando por um processo acelerado de gentrificação em um dos seus bairros históricos. Tradicionalmente, esSe bairro era habitado por comunidades de baixa renda, mas, recentemente, atraiu a atenção de investidores imobiliários que começaram a adquirir propriedades e construir edifícios modernos de alto padrão. Como resultado, muitos moradores originais foram deslocados devido ao aumento do custo de vida e dos aluguéis.

Sobre o processo de gentrificação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A gentrificação é uma manifestação do conflito de classes urbano onde os interesses capitalistas de acumulação de capital se sobrepõem às necessidades habitacionais das classes trabalhadoras, resultando na expulsão dos moradores originais. ( ) O processo de gentrificação reflete a transformação das práticas espaciais urbanas em um espaço de consumo, onde o valor de uso do espaço urbano é substituído pelo valor de troca, alterando as relações sociais e culturais do bairro. ( ) A gentrificação representa uma fase natural de evolução das cidades modernas, onde o desenvolvimento econômico sempre leva à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida, independentemente dos deslocamentos populacionais. ( ) A gentrificação é um processo inevitável na era pós-moderna, onde a fragmentação e o pluralismo cultural tornam-se características predominantes das cidades, sem relação direta com as dinâmicas econômicas e sociais. ( ) A gentrificação pode ser vista como um exemplo de planejamento urbano eficiente, onde a revitalização dos espaços antigos é realizada de maneira justa, beneficiando tanto os moradores originais quanto os novos investidores.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2665291 Sociologia
TEXTO I

    Em sua definição primeira, o termo refere‑se a processos de mudança das paisagens urbanas, aos usos e significados de zonas antigas e(ou) populares das cidades que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de rendas mais elevadas. Essas pessoas mudam‑se gradualmente para tais locais, cativados por algumas de suas características – arquitetura das construções, diversidade dos modos de vida, infraestrutura, oferta de equipamentos culturais e históricos, localização central ou privilegiada, baixo custo em relação a outros bairros –, passando a demandar e consumir outros tipos de estabelecimentos e serviços inéditos.

Internet: <www.ea.fflch.usp.br> (com adaptações).

TEXTO II

    A segunda maior cidade do País, o Rio de Janeiro, também sofre com tal problema, e não é de hoje. A reforma higienista realizada há mais de um século formatou a capital fluminense a partir de uma tendência que ainda se repete. Para ampliar as vias e implementar praças no Rio, houve um custo humano. Os cortiços foram fechados, e a população foi despejada para o que viria a se consolidar como as favelas atuais.

Internet: <www.summitmobilidade.estadao.com.br> (com adaptações).

Os textos I e II referem‑se à questão social intitulada
Alternativas
Q2524647 Sociologia
Um documentário da TV pública estadunidense PBS descreveu como “a luta urbana do século” (do século XX), em Nova York, a batalha contra a construção da via expressa de Lower Manhattan, que cortaria o bairro de Soho e praticamente destruiria o parque de Washington Square. Essa luta opôs, em meados da década de 1950, de um lado, os planos de inspiração rodoviarista e a visão top-down do planejamento urbano então dominante e, de outro, articulações de vizinhanças em reação a esses planos.

Polarizaram esse embate:
Alternativas
Q2334932 Sociologia
Como falar em instinto materno, quando sabemos que o infanticídio é um fato muito comum entre diversos grupos humanos? Tomemos o exemplo das mulheres Tapirapé, tribo Tupi do Norte do Mato Grosso, que desconheciam quaisquer técnicas anticoncepcionais ou abortivas e eram obrigadas, por crenças religiosas, a matar todos os filhos após o terceiro. Tal atitude era considerada normal e não criava nenhum sentimento de culpa entre as praticantes do infanticídio.
Laraia, R.B. Cultura, um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: 2009.

No trecho acima, o autor faz uma crítica ao:
Alternativas
Q2083314 Sociologia
O processo de urbanizacão intensificou-se, no mundo todo, depois do ano de 1800, a maior parte das famílias se estabeleceu em centros urbanos por conta das maiores oportunidades e melhores condições de vida. Porém o esse processo possui alguns pontos negativos, como: 
Alternativas
Q2275962 Sociologia
João decidiu estudar as causas do crescimento da violência no ambiente urbano brasileiro. Ao fim de suas reflexões, observou que não é sustentável a tese de que os dogmas e os desdobramentos do capitalismo poderiam de algum modo ter contribuído para o crescimento da violência e da exclusão social.
Maria, ao analisar a afirmação de João, observou corretamente que 
Alternativas
Q1116688 Sociologia
A diferença entre controle social e sociedade controlada é a seguinte:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Sociólogo |
Q1640597 Sociologia
“Convém estudar com maior profundidade os fatores de atração do meio urbano sobre os migrantes. O estereótipo de que os migrantes vêm à cidade grande iludidos, com esperanças falsas de prontamente se integrar à sociedade de consumo, está a merecer uma crítica bem fundamentada. Uma hipótese que valeria a pena ser verificada é que os principais fatores de atração da cidade são constituídos pelos laços sociais, decorrentes de uma situação de classe comum, entre migrantes antigos e novos” (Paul Singer, A economia política da urbanização. São Paulo, Contexto, 2002. p. 62)
Com base neste texto de Paul Singer sobre as migrações internas em países latino-americanos, analise as proposições. I. Os principais fatores de atração para as cidades não são somente os de ordem econômica. II. As migrações estão relacionadas à existência de redes migratórias. III. As redes migratórias envolvem laços sociais entre pessoas de uma mesma classe. IV. A atração exercida pela sociedade de consumo sobre os migrantes não deve ser considerada um fator de atração do meio urbano.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2011367 Sociologia

A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.


Transição demográfica, fator evocado pelos defensores da reforma da previdência, significa crescimento exponencial da população de um país.

Alternativas
Q2011348 Sociologia

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.


O aumento desenfreado do número de carros nos centros urbanos é uma questão de saúde pública, pois o trânsito é uma das principais causas da poluição, de mortes violentas e de doenças respiratórias.

Alternativas
Q2011345 Sociologia

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.


O aumento excessivo de carros nas cidades é um indicador da ascensão de parcela significativa da população a novas faixas de consumo.

Alternativas
Q2006768 Sociologia
Flávio Villaça em sua obra: Espaço intra-urbano no Brasil, segue uma linha lógica de raciocínio envolvendo o processo de mudanças que estavam ocorrendo em algumas cidades. Sobre a ótica do autor citado no processo de urbanização podemos AFIRMAR corretamente que:
Alternativas
Q940769 Sociologia

Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:


Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanizaçãoe de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapaseconômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse período.

(BAENINGER, Rosana. “Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil”. Revista Interdisciplinar daMobilidade Humana. Brasília, ano XX, n.39, p. 77-100, jul./dez., 2012)


I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção depopulação, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.

II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de1960 e 1970.

III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas.

IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias decaracterísticas diversas.

V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q940766 Sociologia
A escola sociológica de Chicago produziu diversas reflexões teóricas e metodológicas acerca do desenvolvimento das cidades norte-americanas e dos agrupamentos humanos a elas correspondentes. Os estudos iniciais de ecologia humana, em particular, propuseram inovadoras explicações da estrutura urbana, que ficaram conhecidas por
Alternativas
Q777310 Sociologia

Julgue o item seguinte, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI.

O processo de urbanização conhecido como gentrificação tem sido um dos responsáveis pelo déficit habitacional no Brasil.

Alternativas
Q777307 Sociologia

No que se refere à formulação de conceitos na sociologia, julgue o próximo item.

Georg Simmel considera que a existência peculiar nas grandes cidades apresenta obstáculos ao exercício da autonomia do indivíduo.

Alternativas
Q816117 Sociologia

Leia o texto abaixo.

    Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco - negociante ou missionário - você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico.

MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 19. 


Para elaborar um estudo etnográfico, as Ciências Sociais lançam mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa. O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação participante”, denomina-se


Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: E
6: D
7: C
8: C
9: D
10: C
11: D
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: D
18: C
19: E
20: E