Questões de Concurso
Sobre processo de urbanização em sociologia
Foram encontradas 52 questões
Uma grande metrópole latino-americana está passando por um processo acelerado de gentrificação em um dos seus bairros históricos. Tradicionalmente, esSe bairro era habitado por comunidades de baixa renda, mas, recentemente, atraiu a atenção de investidores imobiliários que começaram a adquirir propriedades e construir edifícios modernos de alto padrão. Como resultado, muitos moradores originais foram deslocados devido ao aumento do custo de vida e dos aluguéis.
Sobre o processo de gentrificação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A gentrificação é uma manifestação do conflito de classes urbano onde os interesses capitalistas de acumulação de capital se sobrepõem às necessidades habitacionais das classes trabalhadoras, resultando na expulsão dos moradores originais. ( ) O processo de gentrificação reflete a transformação das práticas espaciais urbanas em um espaço de consumo, onde o valor de uso do espaço urbano é substituído pelo valor de troca, alterando as relações sociais e culturais do bairro. ( ) A gentrificação representa uma fase natural de evolução das cidades modernas, onde o desenvolvimento econômico sempre leva à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida, independentemente dos deslocamentos populacionais. ( ) A gentrificação é um processo inevitável na era pós-moderna, onde a fragmentação e o pluralismo cultural tornam-se características predominantes das cidades, sem relação direta com as dinâmicas econômicas e sociais. ( ) A gentrificação pode ser vista como um exemplo de planejamento urbano eficiente, onde a revitalização dos espaços antigos é realizada de maneira justa, beneficiando tanto os moradores originais quanto os novos investidores.
A sequência está correta em
Em sua definição primeira, o termo refere‑se a processos de mudança das paisagens urbanas, aos usos e significados de zonas antigas e(ou) populares das cidades que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de rendas mais elevadas. Essas pessoas mudam‑se gradualmente para tais locais, cativados por algumas de suas características – arquitetura das construções, diversidade dos modos de vida, infraestrutura, oferta de equipamentos culturais e históricos, localização central ou privilegiada, baixo custo em relação a outros bairros –, passando a demandar e consumir outros tipos de estabelecimentos e serviços inéditos.
Internet: <www.ea.fflch.usp.br> (com adaptações).
TEXTO II
A segunda maior cidade do País, o Rio de Janeiro, também sofre com tal problema, e não é de hoje. A reforma higienista realizada há mais de um século formatou a capital fluminense a partir de uma tendência que ainda se repete. Para ampliar as vias e implementar praças no Rio, houve um custo humano. Os cortiços foram fechados, e a população foi despejada para o que viria a se consolidar como as favelas atuais.
Internet: <www.summitmobilidade.estadao.com.br> (com adaptações).
Os textos I e II referem‑se à questão social intitulada
Polarizaram esse embate:
Laraia, R.B. Cultura, um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: 2009.
No trecho acima, o autor faz uma crítica ao:
Maria, ao analisar a afirmação de João, observou corretamente que
Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.
Os processos de urbanização no Brasil não estão
relacionados a mudanças econômicas.
Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.
O Brasil assistiu a um processo de rápida urbanização a
partir dos anos 60 do século XX.
Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.
Estudos acerca da urbanização independem da análise das
cidades.
Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.
A difusão da influência dos centros urbanos para a zona
interior rural pode denotar urbanização.
Quanto à urbanização, julgue o item subseqüente.
Esse processo pode ser constatado pelo aparecimento de
características ou traços urbanos em uma população.
No Brasil, a imigração não interferiu no mercado de trabalho.
Muitas inovações tecnológicas ajudaram a produzir mudanças sociais amplas na sociedade.
A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.
Transição demográfica, fator evocado pelos defensores
da reforma da previdência, significa crescimento exponencial
da população de um país.
Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.
O aumento desenfreado do número de carros nos centros
urbanos é uma questão de saúde pública, pois o trânsito é uma
das principais causas da poluição, de mortes violentas e de
doenças respiratórias.
Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.
O aumento excessivo de carros nas cidades é um indicador
da ascensão de parcela significativa da população a novas
faixas de consumo.
Com base neste texto de Paul Singer sobre as migrações internas em países latino-americanos, analise as proposições. I. Os principais fatores de atração para as cidades não são somente os de ordem econômica. II. As migrações estão relacionadas à existência de redes migratórias. III. As redes migratórias envolvem laços sociais entre pessoas de uma mesma classe. IV. A atração exercida pela sociedade de consumo sobre os migrantes não deve ser considerada um fator de atração do meio urbano.
Assinale a alternativa correta.
Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:
Os movimentos migratórios internos no Brasil, dos últimos 60 anos, estão fortemente relacionados aos processos de urbanizaçãoe de redistribuição espacial da população, marcados pela intensa mobilidade populacional, e inseridos nas distintas etapaseconômicas, sociais e políticas experimentadas pelo país ao longo desse período.
(BAENINGER, Rosana. “Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil”. Revista Interdisciplinar daMobilidade Humana. Brasília, ano XX, n.39, p. 77-100, jul./dez., 2012)
I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção depopulação, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.
II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de1960 e 1970.
III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas.
IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias decaracterísticas diversas.
V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.
Está correto o que se afirma em