Questões de Sociologia - Relação entre Indivíduo e Sociedade para Concurso
Foram encontradas 1.345 questões
1. Um indivíduo, ao fazer uma escolha, avalia a eficiência relativa de cada meio e as consequências da sua utilização em relação à prossecução de outros propósitos que possa ter também.
2. Um funcionário público que entra todos os dias na sua repartição à mesma hora não se comporta apenas movido pelo hábito, o seu comportamento é determinado pela validade de uma regra administrativa.
3. Um agente social consegue impor a sua vontade, em uma dada situação, mesmo que para tal tenha que entrar em oposição a outros com os quais mantém uma relação social.
4. As atividades de uma equipe de funcionários desenvolvem-se numa base regular, constituindo deveres oficiais e bem definidos, pois o funcionário não é o dono do lugar, e a sua carreira é regida por uma concepção abstrata do dever.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA com os respectivos conceitos, considerando as afirmativas de cima para baixo.
I- A história é um processo de criação, satisfação e recriação das necessidades humanas. O progresso da alienação e da propriedade privada é uma implicação da expansão da divisão do trabalho. Por isso, o mundo real não pode ser inferido do estudo do mundo ideal; é o mundo ideal que tem que ser interpretado como uma resultante histórica do mundo real.
II- A constituição de uma economia de troca é resultante de um processo histórico. e o capitalismo, embora seja um modo de produção específico, tem condições de produção que podem ser consideradas universais e características de todas as formas de economia.
III- A participação geral da vida política é o ideal a que se propõem todos os Estados, porém, na prática, o Estado é uma forma alienada de atividade política, na qual o que se verifica é uma luta de interesses de setores. A verdadeira democracia exige que a alienação entre o indivíduo e a comunidade política seja ultrapassada através da resolução da dicotomia entre os interesses individuais e o caráter social da vida política.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I- A fenomenologia é a base filosófica do individualismo metodológico e, nessa perspectiva, os fenômenos são considerados como consequência da natureza egoísta e individualista dos atores sociais.
II- Do ponto de vista epistemológico, o individualismo metodológico realiza microanálises, a partir de microfundamentos, buscando alcançar a regularidade e os padrões estáveis nos eventos, para a formulação de leis gerais.
III- Para descrever as ações dos atores sociais, o individualismo metodológico não toma como unidade básica de análise conceitos coletivos como grupo, estado, economia etc., já que não é a partir deles que a compreensão da sociedade se estabelece.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)