Questões de Concurso
Sobre relação entre indivíduo e sociedade em sociologia
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I. Para Émile Durkheim, o trabalho é um fator fundamental na coesão social, e a divisão do trabalho moderno representa uma transição da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, onde a interdependência entre os indivíduos promove a integração da sociedade.
II. Segundo Karl Marx, o trabalho na sociedade capitalista é uma atividade livre e autônoma que permite ao trabalhador expressar plenamente sua criatividade e individualidade.
III. Karl Marx analisa o trabalho como uma fonte de alienação no capitalismo, pois o trabalhador é separado dos frutos de seu próprio trabalho e de sua própria essência, sendo reduzido a uma ferramenta no processo de produção.
IV. Max Weber argumenta que o trabalho, sob o capitalismo, se torna uma “vocação” influenciada pela ética protestante, que valoriza a disciplina e o sucesso econômico como sinais de virtude e salvação.
V. Para Durkheim, o aumento da divisão do trabalho não traz nenhum tipo de problema para a sociedade, pois apenas fortalece a integração social de maneira harmoniosa.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Weber argumenta que a ética protestante, particularmente o calvinismo, incentivava uma vida ascética, onde o trabalho árduo e a acumulação de riqueza eram vistos como sinais de favor divino, incentivando uma mentalidade favorável ao desenvolvimento capitalista.
( ) A obra de Weber afirma que o capitalismo ocidental surgiu apenas por influência direta da ética protestante, e que sociedades sem essa base religiosa não poderiam desenvolver um sistema capitalista.
( ) Weber identifica o conceito de “vocação” ou “chamado” como fundamental na ética protestante, o que levou muitos protestantes a verem o trabalho como uma missão sagrada e a desempenhá-lo com dedicação e disciplina.
( ) Weber considera o desenvolvimento da racionalidade econômica como um aspecto central do capitalismo moderno, explicando que a busca racional pela maximização de lucros e o reinvestimento sistemático diferenciam esse sistema de formas econômicas tradicionais.
( ) Weber considera a racionalidade econômica e a organização sistemática do trabalho como características do capitalismo moderno, contrastando com formas econômicas anteriores que não tinham uma orientação racional para a acumulação e o reinvestimento do lucro.
A sequência está correta em
( ) Para Marx, a economia é a base da estrutura social; para Weber, a cultura e as ideias, como as crenças religiosas, também têm um papel fundamental na organização e mudança social.
( ) Marx vê o desenvolvimento histórico como um processo dialético impulsionado pela luta de classes; Weber enfatiza a importância dos indivíduos e de suas ações racionais para a formação e mudança das estruturas sociais.
( ) Tanto Marx quanto Weber consideram o capitalismo como um sistema de exploração, mas Weber acredita que a ética protestante foi essencial para o desenvolvimento do capitalismo ocidental; Marx considera o capitalismo uma fase necessária na evolução histórica das forças de produção.
( ) Weber concorda com Marx que as condições econômicas determinam completamente todas as outras esferas da vida social, sendo a economia o fator principal que define a cultura e a política em todas as sociedades.
( ) Marx considera o conflito entre classes como central para a transformação social; Weber analisa diferentes tipos de dominação, incluindo a dominação carismática, racional-legal e tradicional, como formas de organização social que influenciam a mudança.
A sequência está correta em
( ) Para Marx, as mudanças históricas ocorrem por meio da luta de classes, um processo dialético em que a contradição entre classes antagônicas impulsiona a transformação social.
( ) O materialismo histórico argumenta que as ideias e valores culturais são os principais determinantes das mudanças econômicas, que, por sua vez, afetam as relações de produção.
( ) Segundo Marx, o modo de produção de uma sociedade (ou seja, a forma como os bens materiais são produzidos) determina tanto sua estrutura social quanto as ideologias predominantes.
( ) O materialismo dialético de Marx estabelece que a história se desenvolve de maneira linear, com uma evolução gradual das condições sociais e econômicas, sem retrocessos ou conflitos entre classes.
( ) De acordo com o materialismo histórico dialético, o sistema capitalista é apenas uma fase no desenvolvimento histórico, que será eventualmente superada por um sistema em que não haverá exploração entre classes.
A sequência está correta em
I. A comunidade rural pequena é um exemplo de solidariedade mecânica, onde a coesão social é mantida pela semelhança entre os indivíduos, que compartilham valores, crenças e tradições comuns.
II. Na grande metrópole industrializada, prevalece a solidariedade orgânica, pois a divisão do trabalho é complexa e os indivíduos se especializam em diferentes funções, tornando-se interdependentes para o funcionamento social.
III. Segundo Durkheim, a solidariedade mecânica é típica de sociedades tradicionais, nas quais a semelhança entre os membros é baixa, e a interdependência entre os membros é reduzida.
IV. A solidariedade orgânica depende de uma diversidade de funções e papéis sociais, o que torna as relações mais individualizadas, mas, ao mesmo tempo, reforça a dependência mútua para que a sociedade funcione de forma integrada.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Auguste Comte, considerado o “pai da sociologia”, defendia que a sociedade deveria ser estudada de forma científica, buscando padrões e leis universais que explicassem o comportamento humano.
II. Em sua obra, Comte propõe a “Lei dos Três Estados”, na qual as sociedades evoluem do estado teológico, passando pelo estado metafísico até chegar ao estado positivo, onde a ciência orienta o desenvolvimento humano.
III. Karl Marx, ao contrário de Comte, via as mudanças sociais como resultado direto das relações de produção e dos conflitos entre classes sociais, sendo essas forças os motores da história.
IV. A sociologia surge como uma resposta ao caos social e ao colapso das instituições tradicionais, propondo-se a entender e, de certa forma, controlar as transformações sociais.
Está correto o que se afirma em
[...], em Weber, o processo de racionalização não é uma noção que pode ser definida de maneira prévia, como um tipo ideal que precede a análise, pois se trata de um tópico que o pensador desenvolve sempre de forma situada, com um sentido que emerge sempre em ato, quer dizer, embutido no próprio processo de análise.
SELL, Carlos Eduardo. Racionalidade e racionalização em Max Weber. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, p. 156, junho 2012.
No texto, o tema apresentado sugere uma investigação por meio da metodologia de pesquisa conhecida como
[...] se a divisão do trabalho produz a solidariedade, não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas; é porque ela cria entre os homens todo um sistema de direitos e deveres que os ligam mutualmente de maneira duradoura [...].
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 429.
Para Émile Durkheim, as formas de organização e divisão das atividades laborais na sociedade são possíveis, pois o(s)
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:
Produzir a vida, tanto a sua própria pelo trabalho quanto a vida de outro pela procriação, parece-nos desde já uma dupla relação: de um lado relação natural, de outro lado, relação social – no sentido em que se entende a ação conjugada de vários indivíduos, pouco importando em quais condições, de qual maneira e com qual finalidade.
ARON, R. O Marxismo de Marx. 2. ed. Trad. Jorge Bastos. São Paulo: ARX, 2005, p. 214.
Segundo as ideias apresentadas, em qualquer sociedade ou modo de produção, as relações entre os sujeitos estão constantemente conectadas ao processo de