Questões de Concurso
Sobre relação entre indivíduo e sociedade em sociologia
Foram encontradas 1.384 questões
https://www.ivancabral.com/
A charge, acima, é uma crítica:
I. A ação racional com relação a fins ocorre quando os meios são escolhidos em função de objetivos específicos.
II. A ação racional com relação a valores reflete um compromisso com normas e princípios éticos.
III. A ação tradicional baseia-se na repetição de costumes e práticas consolidadas.
IV. A ação afetiva é guiada pela emoção e pelos estados sentimentais do agente.
Estão corretas as afirmativas:
I. Segundo Durkheim, as maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao indivíduo não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, pois não consistem em representações e em ações.
II. O argumento de que, com exceção dos objetos matemáticos, todo objeto de ciência é “coisa” compõe o quadro teórico encontrado na Sociologia compreensiva.
III. As condutas humanas que Weber classifica como afetiva, tradicional e racional com relação a valores ou fins são tipos ideais de ação social.
1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. Michel Foucault vê o neoliberalismo como uma racionalidade política que reconfigura normativamente práticas e instituições, uma forma de governamentalidade em que os indivíduos internalizam normas de mercado e regulam seu próprio comportamento de acordo.
II. Pierre Bourdieu considera o neoliberalismo uma utopia da teoria econômica convertida em projeto político, que busca destruir estruturas coletivas e submeter a política aos mercados financeiros globais.
III. O marxismo, em termos gerais, entende o neoliberalismo como uma estratégia política que visa reforçar a hegemonia de classe e expandi-la globalmente, surgindo como resposta à crise do capitalismo na década de 1970.
IV. Foucault e Bourdieu concordam que o neoliberalismo é basicamente um projeto de desregulamentação econômica que visa reduzir o papel do Estado ao mínimo.
V. A abordagem marxista e a de Bourdieu discordam na análise do papel do Estado. Os marxistas o definem como um instrumento de hegemonia de classe, já Bourdieu o caracteriza enquanto agente neutro na implementação do neoliberalismo.
Quais estão corretas?
A comparação das características gerais do grupo dos Annales com a concepção histórica do marxismo permite notar sem dificuldade numerosos e importantes pontos comuns.
(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (orgs.).
Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Adaptado)
Entre as características comuns entre o grupo dos Annales e a concepção histórica do marxismo, é possível identificar a
Sobre o papel da ciência conforme Beck, analise as afirmativas a seguir:
I. A crescente cientificização ocasionou indistinções entre ciência e política, as quais perpassam todas as esferas da vida social.
II. As contestações à autoridade científica foram decisivas para a sua obsolescência na “modernidade reflexiva”.
III. A racionalidade científica tornou-se imune a críticas, porquanto seja uma forma socialmente legítima de produzir verdades.
IV. Embora cada vez mais necessária, a ciência se torna cada vez menos suficiente para a definição socialmente vinculante de verdade.
Estão corretas apenas as afirmativas
“A sociologia é um campo muito amplo e diverso, e quaisquer generalizações sobre ela são questionáveis. Mas podemos destacar três concepções amplamente defendidas, derivadas em parte do prolongado impacto da teoria social clássica na sociologia, que inibem uma análise satisfatória das instituições modernas”.
(GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991 - p. 15-16.)
Que concepção NÃO faz parte das destacadas por Anthony Giddens?
Considerando o posicionamento de Bauman, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Embora diagnosticar as “doenças” da sociedade não seja o mesmo que “curá-las”, a falta de diagnósticos favorece tais “doenças”.
( ) O trabalho sociológico deve ter por objetivo reduzir ou mesmo eliminar a miséria humana.
( ) Os sociólogos podem optar por uma forma descomprometida de fazer sociologia.
A sequência correta, de cima para baixo, é